O Grupo Santander é um grande grupo bancário da província da Cantábria. Foi criado em 1857 por ordem da rainha espanhola Isabel II para financiar operações comerciais entre a América Latina e a Espanha. A principal estrutura da instituição financeira e de crédito é o Banco Santander. Surgiu em 1919 e inicialmente estava envolvido no apoio a empresas industriais.
Significado e história
O que é o Santander?
Existem pelo menos duas empresas com este nome: o grupo de instituições financeiras e de crédito Grupo Santander e a estrutura do Banco Santander. A principal organização está sediada na Espanha, mas está representada muito além das fronteiras deste país: principalmente nos EUA, América Latina e Reino Unido. Sua história remonta a 1857.
Por trás da aparência moderna do grupo bancário está uma infinidade de rebranding. Mudou vários nomes e logotipos antes de se tornar o Santander, que agora é conhecido como o maior banco da Espanha.
O primeiro emblema (1857-1949) consistia na inscrição semicircular “Banco de Santander”, no segundo (1949-1971) aparecia um monograma com as letras “BS” e no terceiro (1971-1986) foi substituído pela abreviatura “BS” ao quadrado.
Em seguida, a empresa de finanças e crédito passou a se chamar Banco Santander. Isso se refletiu em sua marca registrada: a versão 1986-1989. continha a frase “Banco Santander” (à direita) e um oval plano com uma chama azul estilizada (à esquerda). Em 1989-1999. os gráficos eram vermelhos.
Uma vez que o Grupo Santander inclui o terceiro maior banco espanhol, Banco Central Hispano, seus logotipos também são considerados parte da história do Santander. Quando se chamou Banco Central, havia pelo menos cinco deles. O Banco Hispano Americano tem três.
E após a sua unificação, o próprio Banco Central Hispano passa a ter apenas um emblema com a inscrição “Central Hispano”, um quadrado azul e uma figura amarela em forma de espiral. Foi usado de 1991 a 1999. O banco então se fundiu com o Banco Santander e fundou o Banco Santander Central Hispano.
O grupo recém-formado tinha dois logotipos, e o segundo (2001-2007) tornou-se a base de uma marca moderna. Continha uma inscrição branca “Santander Central Hispano” e um círculo com um redemoinho de fogo dentro de um retângulo vermelho.
Imediatamente após a mudança de nome em 2007, o Santander retirou as palavras “Central Hispano” do emblema, deixando todo o resto inalterado. A próxima reformulação ocorreu em 2018: a organização trocou a fonte, deixou o fundo branco e apresentou os principais elementos em vermelho.
1857 – 1949
A história dos emblemas desta instituição financeira é a evolução do texto, pois nele há poucos elementos gráficos. A versão de estreia utiliza a inscrição “Banco de Santander”, feita em letras do inglês antigo, onde cada símbolo é como uma obra de arte caligráfica. Eles têm cachos, pernas bifurcadas, curvas encaracoladas, pontos grandes e pequenos em seu desenho. A inscrição está localizada em forma de arco.
1949 – 1971
Depois de muitos anos usando o primeiro logotipo, o banco ganhou uma nova marca. Consiste em um monograma que inclui a abreviatura entrelaçada “BS”. As letras são brancas e têm um contorno preto fino. O antigo estilo inglês foi preservado neles, o que não pode ser dito sobre a inscrição completa abaixo. Nesta variação, a frase “Banco de Santander” está em letras altas e finas com serifas delicadas.
1971 – 1986
Gráficos e cores foram adicionados ao logotipo. As letras “BS” estão em uma moldura quadrada. O nome completo do banco está localizado abaixo e está escrito em letras maiúsculas, onde linhas grossas se combinam harmoniosamente com linhas finas. As serifas são preservadas. Todos os elementos estão em um retângulo verde brilhante. Esta cor contrasta perfeitamente com o branco e simboliza o dinheiro.
1986 – 1989
Em 1986, os elementos foram reorganizados. Os desenvolvedores removeram a parte “de” do nome e organizaram as palavras em duas linhas: na parte superior está escrito “Banco” em letras pequenas, na parte inferior está marcado “Santander” em uma fonte grande. Os caracteres são convertidos para minúsculas, exceto para as primeiras letras. O nome do banco está sublinhado com uma linha vermelha em negrito. Uma figura gráfica apareceu à esquerda, consistindo em um oval verde com listras curvas ascendendo. Tem a forma de uma gota pontiaguda.
1989 – 1999
As mudanças nesses anos afetaram apenas a cor. Tudo o que era verde, os designers repintaram de vermelho.
1999 – 2001
A reformulação da marca e a experimentação com a identidade levaram ao surgimento de um retângulo vertical com um novo nome, desagrupado em quatro linhas. A palavra de cima é “Banco” em letras pequenas, as outras três linhas são “Santander”, “Central” e “Hispano” em letras minúsculas (exceto a primeira). Há um sublinhado vermelho abaixo deles. À esquerda está um retângulo vermelho e azul com a abreviatura “BSCH”, que tem o mesmo tipo de letra do resto do texto.
2001 – 2007
A direção da instituição financeira decidiu voltar ao antigo ícone em forma de gota no oval. A palavra “Santander” está escrita ao lado da marca, abaixo – “Central Hispano”. Todos os elementos são feitos em branco e colocados em um retângulo vermelho, que agora está na posição horizontal. A fonte é fina, com serifas.
2007 – 2018
Em 2007, os designers propuseram uma versão mais leve do antigo emblema. Eles mantiveram o retângulo vermelho, mas o estreitaram removendo a parte inferior do nome. Isso deixa o logotipo com uma impressão fina “Santander” e um emblema corporativo à esquerda dele.
2018 – presente
Os desenvolvedores fizeram o logotipo no negativo, como um filme fotográfico. Ou seja, eles mudavam as cores em alguns lugares: tudo que era vermelho virou branco e vice-versa. Portanto, o fundo e o oval são agora brancos e a inscrição é carmesim. Eles também trabalharam na fonte: removeram as serifas, adicionaram largura, uniformidade e suavidade às letras. Em “t” a metade da barra transversal foi cortada (no lado esquerdo), em “a” a cauda e parte superior foram encurtadas.
Fonte e cores do logotipo
Desde 2007, o logotipo do grupo financeiro e de crédito tem sido uma combinação de seu nome e um redemoinho de fogo estilizado. A parte gráfica é oval com linhas onduladas estendendo-se além dela. No início, um retângulo vermelho servia de fundo, mas em 2018 os designers retiraram a forma geométrica, por considerá-la desnecessária.
O emblema reflete os valores fundamentais do Santander: força, liderança, internacionalidade. A chama é usada como sinal de dinamismo e triunfo. Além disso, em seu formato, lembra um “S” – a letra inicial do nome de uma organização bancária.
A fonte apresentada no logotipo 2007-2018 tem muito em comum com a Berstrom DT Bold. Desde 2018, uma fonte arredondada negrito sans serif tem sido usada – exatamente o oposto da versão anterior.
O esquema de cores inclui vermelho e branco, com o vermelho dominando claramente. Simboliza determinação, energia e força.
O que significa o logotipo do Santander?
O elemento mais emblemático do logotipo do Santander é a forma oval geométrica com linhas onduladas que emanam dele. É oficialmente chamado de Santander Flame. Esta é uma imagem abstrata da evolução - tanto da humanidade como um todo, quanto de um grupo financeiro e de crédito considerado separadamente. Isso lembra as origens da organização.
Qual é a fonte do logotipo do Santander?
Para a marca nominativa Santander, utiliza-se a fonte com o mesmo nome, desenvolvida por especialistas da Monotype. Essa é a base do estilo tipográfico de todo o grupo bancário. Distingue-se por linhas suaves, curvas e minimalismo. É mais flexível para se adaptar facilmente a dispositivos digitais.