Reebok é uma marca internacional de produtos esportivos, que desde 2006 pertence à corporação alemã Adidas. Ele apareceu em 1895. Ele era conhecido sob vários nomes: J. W. Foster & Co, J. W. Foster & Sons, Mercury Sports Footwear. Desde 1958, leva o nome Reebok.
Significado e História
O logotipo da marca mudou várias vezes, refletindo mudanças nas atividades.
1958 – 1977
Após o lançamento do novo modelo de calçados Mercury em 1958, foi decidido mudar o nome da marca – como o nome da empresa mudou para “Mercury Sports Footwear”. Infelizmente, isso não trouxe os resultados desejados, portanto, apenas 2 anos depois, em 1960, os filhos de Foster renomearam a empresa “Reebok”. Não foi tomada por acaso – a palavra “rhebok”, que denota um antílope africano, um símbolo de velocidade de movimento. Em africano, o nome estava escrito “reebok”. Este nome criou raízes e ainda é preservado.
1977 – 1993
Em meados dos anos 70, a empresa decidiu conquistar o mercado americano. Para reconhecimento da marca, o logotipo da empresa está mudando. O emblema consiste na inscrição Reebok, para criar a qual os designers usaram a fonte Motter Tektura, a fim de enfatizar a singularidade da marca. Além disso, uma bandeira da Grã-Bretanha apareceu ao lado da inscrição, que indicava o país onde a marca foi criada.
1993 – 1997
Em 1993, o emblema ficou com três listras e com a inscrição “Reebok.
1997 – 2000
A versão do emblema de 1997 retornou, só que desta vez a inscrição está sob o símbolo gráfico e aplicada em diferentes variações de cores.
2000 – 2005
O emblema retangular é dividido em duas partes. À esquerda – três linhas azuis, à direita – inscrição em itálico “reebok”, feita em letras minúsculas.
2005 – 2008
Os designers fizeram a abreviação vermelha “RBK” e o sinal azul em uma moldura quadrada. RBK é uma versão resumida do nome completo Reebok.
2008 – 2014
Três listras removidas. Eles deixaram apenas uma inscrição Reebok. Letras de fontes tornadas mais rígidas.
2014 – 2019
Em 2014, um novo sinal em forma de delta foi colocado ao lado da palavra “Reebok”.
2019 – Presente
Retorno do logotipo antigo. A empresa devolveu o logotipo, criado pela primeira vez em 1993. Ao longo de sua história, a empresa absorveu empresas menores, e a Reebok sempre manteve o foco na tecnologia. A direção do desenvolvimento que deve ser associada a um logotipo reconhecível.
Fonte e cores do logotipo
A empresa usou três personagens que eram populares em anos diferentes. A primeira é a bandeira nacional da Grã-Bretanha, porque a Reebok apareceu neste país. O segundo são três bandas afiladas equivalentes aos emblemas Adidas e Nike. O terceiro é o Delta. Apareceu em 2014 quando a marca decidiu mudar seu foco no movimento CrossFit.
O triângulo Delta consiste em três trapézios vermelhos. Eles refletem uma transformação social, mental e física. O símbolo corporativo é complementado pela palavra negra “Reebok”, derivada do nome do antílope africano no africâner: “rhebok”.
A versão atual do logotipo usa a fonte Motter Tektura, que apareceu em 1977. Todos os símbolos são agachados, largos, com linhas abertas em “R”, “e” e “b”. O primeiro caractere é maiúsculo, o resto é minúsculo. As pernas “k” e “b” correspondem em altura a uma letra maiúscula. A paleta de assinatura da marca inclui o azul em variações do azul claro ao escuro, assim como cinza, preto e vermelho. Juntos, eles representam a cor da bandeira do Reino Unido, de onde a empresa vem.