A Puma é um dos maiores fabricantes de artigos esportivos que competem com a Adidas. Apareceu em 1948, quando Rudolf Dassler fundou sua própria fábrica de calçados. Ele ficou famoso não apenas por produtos inovadores, mas também pelo logotipo memorável com a imagem de um puma.
Significado e História
O que é Puma?
A Puma é uma corporação internacional de acessórios esportivos, calçados e roupas, que ocupa a segunda posição no mundo. Foi fundada pelo empresário Rudolf Dassler em 1948 com base na Gebrüder Dassler Schuhfabrik, que foi dividida em duas empresas independentes após uma briga entre os proprietários. Um é Puma e o outro é Adidas. A sede está localizada em Herzogenaurach (Baviera).
A empresa tinha vários nomes. Primeiro, RUDA (uma combinação das duas primeiras letras do nome e sobrenome do criador) e, em seguida, PUMA AG Rudolf Dassler Sport. Agora, a empresa se chama simplesmente Puma, cujo nome e emblema icônico coincidem.
1948 – 1951
No logotipo de estréia, um gato predador pula sobre a letra “D”. Esta é uma referência direta ao nome Dassler.
1951 – 1958
Em 1951, os designers colocaram o desenho dentro do hexágono. Na versão inicial, foi utilizada uma figura geométrica preta simples. Em 1957, um duplo contorno em preto e branco foi adicionado a ela, e a palavra “Puma” apareceu sob um gato predador. Em 1958, o fundo ficou branco. Uma moldura larga foi decorada com a inscrição “Rudolf Dassler Schuhfabrik”.
1958 – 1968
Em 1958, o fabricante se afastou do conceito clássico. Nos dez anos seguintes, seu emblema foi uma chuteira de futebol, complementada pela frase “tira de forma Puma”. A fonte espessa e sem serifa foi escolhida para a primeira palavra e os elegantes itálicos para a segunda. Assim, a empresa observou a criação de um elemento de suporte lateral (tira de forma) na forma de três listras nos calçados esportivos.
1968 – 1970
Rudolf Dassler sentiu que as botas não revelavam completamente o caráter de Puma. Afinal, um gato predador é a personificação de destreza, resistência, flexibilidade, velocidade e força. Ele queria mudar o logotipo existente e encomendou o cartunista Lutz Backes, com quem seu filho Gerd Dassler estudou.
O artista desenhou primeiro o corpo de uma pantera negra e depois adicionou as pernas e a cabeça de um puma, para que a imagem, tanto quanto possível, atendesse aos requisitos do cliente. O proprietário da fábrica ofereceu pagar uma taxa de comissão: 1 centavo por cada produto vendido com o logotipo da Puma. Mas Lutz recusou e pediu um pagamento único de 600 marcos. Juntamente com o dinheiro, ele recebeu um presente: uma bolsa esportiva e um par de sapatos.
1970 – 1974
Em 1970, a silhueta do puma mudou um pouco. Agora é branco com um contorno preto. A figura se tornou mais dinâmica, porque o animal é retratado em um salto.
1974 – 1976
No emblema de 1974, a inscrição “Puma” apareceu novamente. A fonte se assemelha à versão de 1958: letras quadrangulares em negrito com bordas arredondadas. O gato predador é repintado de preto e está localizado à direita. Esta marca registrada teve várias modificações, com uma moldura retangular e sem ela.
1976 – 1978
Em 1976, as experiências com os personagens continuaram. Os desenvolvedores se livraram do puma, deixando apenas o nome da empresa. Além disso, a fonte foi completamente alterada: agora as letras são oblíquas, “p” parece estar em minúsculas devido ao longo curso vertical. Abaixo está uma faixa de tira de forma.
1978 – 1980
Dois anos após a alteração malsucedida da imagem, a empresa voltou ao design clássico do logotipo. Agora o puma paira sobre a inscrição, como se estivesse tentando pular sobre ela.
1980 – 1988
Em 1980, a tira de formulário foi novamente adicionada à palavra – desta vez translúcida.
1988 – presente
Os desenvolvedores devolveram o emblema de 1978 sem uma faixa curva. A paleta principal inclui preto e branco. Mas há um adicional – com um tom brilhante de vermelho.
Fonte e cores do logotipo
É bastante lógico que o emblema Puma seja a silhueta dessa fera predadora. O animal é mostrado saltando, o que indica o principal objetivo da fabricante de roupas e calçados esportivos: promover um estilo de vida ativo. A marca aplicada às etiquetas e produtos capta perfeitamente essa ideia, pois o puma é incrivelmente rápido: pode atingir velocidade recorde enquanto corre. Os artistas prestaram atenção aos detalhes, desenhando as orelhas, cauda, patas e contornos suaves do corpo.
O tipo de letra moderno que é apresentado no logotipo da Puma data de 1974. Os designers desenvolveram-no especificamente para esta empresa, usando um grotesco ousado estrito como exemplo. Essa fonte foi posteriormente usada como base para a família de fontes My Puma free sans-serif de Samuel Park.
O minimalismo do logotipo é reforçado pela paleta monocromática. O esquema de cores padrão contém apenas preto e branco, mas existem versões com um tom de vermelho brilhante, o que faz com que a imagem e as letras se destaquem efetivamente.
O que significa o símbolo do puma?
O símbolo da Puma significa o desenvolvimento confiante e a conquista de novos territórios de vendas, bem como a confiabilidade da marca e de seus produtos no mercado internacional. São essas qualidades que refletem o puma - um felino flexível, gracioso, mas formidável, usado no logotipo da marca.
Por que a Puma escolheu seu logotipo?
Rudolf Dassler escolheu este nome para sua empresa porque o verdadeiro puma (felino selvagem) incorpora todas as principais qualidades que os atletas precisam: agilidade, flexibilidade, velocidade, resistência e força.
Por que o logotipo da Puma é preto?
A cor preta no logotipo da Puma foi mantida desde a versão de estreia, quando ainda era preto e branco. Graças ao monocromático (escuro na luz), a silhueta de um gato selvagem saltando sobre a carta destacou-se claramente. Além disso, é um claro paralelo entre dois membros da família dos felinos - o puma e a pantera, que geralmente são pintados de preto.