A Prada é, de fato, três em um – uma empresa, uma casa de moda e uma marca que se dedica ao desenvolvimento, produção e vendas mundiais de acessórios de moda, sapatos, roupas. Eles apareceram no ano de 1913 e foram fundados por Mario Prada. A sede está localizada em Milão (Itália).
Significado e História
A visualização do logotipo começou em 1919, quando a empresa foi nomeada fornecedora oficial de roupas para monarcas italianos. Graças ao serviço da família real, a marca foi autorizada a incluir elementos de heráldica pertencentes à House of Savoy no logotipo da empresa. A marca registrada escolheu dois detalhes: uma corda e um brasão de armas. Além deles, o costureiro também incluía seu próprio sinal distintivo.
Assim, o patrocínio de figuras altas, refletido nos símbolos oficiais da Fashion House, ajudou a empresa a sobreviver e resistir à forte concorrência com outros representantes da indústria da moda. Ninguém mais poderia se orgulhar de tal honra. Por isso, a inclusão de símbolos monárquicos no emblema se tornou uma decisão muito sábia e permitiu o reconhecimento.
Mas com o tempo, a marca removeu imagens emprestadas de pessoas reais do logotipo da empresa, deixando apenas a popularidade alcançada. Como resultado, o brasão, a corda e até a forma do rótulo desapareceram do rótulo – apenas a palavra “Prada” permaneceu.
Fonte e cores do logotipo
A versão de estréia contou com detalhes representando a família real. Era um sinal com a marca, ano e cidade de sua fundação. Eles estavam localizados no centro da elipse. O oval era formado por uma corda com quatro nós náuticos e uma heráldica real na parte superior.
Na versão moderna, a ênfase está na parte verbal, a fonte, que combina dois tipos de escrita: linhas finas e grossas nos caracteres. Além disso, “R” possui um entusiasmo característico – um recurso especial pelo qual é bem reconhecível. As letras “A” receberam uma perna alongada com uma serifa original no topo.
No entanto, o emblema oficial não é estático: varia de acordo com a coleção e a variedade de itens que o acompanham. Por exemplo, em muitas sacolas, o logotipo é apresentado na forma de uma placa de remendo na forma de um triângulo, que mostra um brasão em miniatura e uma fita figurada. No rótulo de alguns itens de marca está marcado “Prada Milano”, outros – simplesmente “Prada”.
O simbolismo do emblema é simples: com a ajuda do laconicismo, mostre a grande importância da Fashion House. Ou seja, essa é uma “ausência perceptível” do logotipo. Prada não reconhece os detalhes ornamentados e pomposos no sinal oficial, proclamando “anti-status” em oposição ao esnobismo. Portanto, o nome aparece apenas em pequenos parafusos, fivelas, etiquetas e rótulos.
Desde o momento de sua formação até os dias atuais, o estilo da parte do texto do logotipo não mudou. O nome da marca tem a mesma fonte personalizada de antes. A palavra está escrita em letras maiúsculas, adotada em 1919.
A paleta de cores da Italian Fashion House também enfatiza a idéia de sofisticação no minimalismo. Portanto, qualquer que seja a forma que seu emblema tome, ele é sempre representado no espectro monocromático e representa uma inscrição escura sobre um fundo claro. No entanto, em casos excepcionais, a palavra “Prada” é branca ou dourada.