O Pittsburgh Pirates é um time americano de beisebol de nível profissional que surgiu em 1882. Desde 2000, o clube joga como parte da MLB e representa a Divisão Central da NL. A equipe até 1886 era membro da Associação Americana. Localização do clube em Pittsburgh, PA.
A fundação do clube foi lançada um ano antes do registro oficial – 15 de outubro de 1881, com o advento da franquia Allegheny. Naquela época, a cidade de Allegheny era um assentamento separado, então, a princípio, o grupo de jogadores de beisebol recebeu o nome dele – como o centro dos jogos. Depois de ingressar na Liga Nacional, a equipe recebeu o nome de Pittsburgh Alleghenys. Isso aconteceu em 1887, durante o último mandato de Denny McKnight.
O nome de hoje apareceu um pouco mais tarde e está associado ao colapso da Liga dos Jogadores na década de 1890. Naquele ano, a liderança de Pittsburgh assinou um contrato com Lou Bierbauer, membro de outro clube. Segundo um dos observadores do esporte, a franquia o capturou de maneira pirata. Então o apelido de “piratas” grudou nela. Com o tempo, o apelido se transformou em um nome de marca – piratas. Isso aconteceu com William A. Nimick, dono do grupo esportivo até 1891.
Então dois proprietários apareceram ao mesmo tempo – William Kerr e Phil Auten. Em 1900 eles foram substituídos por Barney Dreyfuss. Após 32 anos, o clube passou para William Benswanger e depois (em 1946) para John W. Galbraith. No final, ele teve dificuldades financeiras e, em 1985, a equipe começou a pertencer a uma organização local – Pittsburgh Associates. Para Robert Nutting, o atual proprietário, ela recebeu no ano 2007 de Kevin McClatchy.
Por quase 140 anos de história, o clube usou 18 logotipos de vários formatos. A mudança contínua de ênfase em direção a “P” acabou sendo vantajosa. Hoje, esse símbolo não é apenas bem reconhecido, mas também patenteado pela equipe. O boom de vários tipos de ortografia da carta caiu no período de 1900 a 1935. Durante esse período, a franquia conseguiu alterar oito modificações no logotipo.
Significado e História
O que é o Pittsburgh Pirates?
O Pittsburgh Pirates é um clube de beisebol anteriormente chamado de Allegheny e Pittsburgh Alleghenys. Começou como uma franquia da American Association em 1881, mas mudou-se para a National League seis anos depois. Agora a equipe joga na NL Central e é considerada uma das melhores pelo grande número de vitórias. O PNC Park tornou-se o estádio dos Pirates em 2001.
A dedicação dos Pittsburgh Pirates às letras é impressionante: em mais de um século, metade dos emblemas do clube foram baseados em um único símbolo ‘P’. É usado de várias maneiras, do inglês clássico ao antigo. Também existe uma versão com algumas letras maiúsculas. O mesmo acontece com a imagem do pirata – ele é retratado em vários estilos.
1900 – 1907
O primeiro logotipo dos Piratas apareceu em 1900. Esta é a letra azul do inglês antigo “P”, que designa simultaneamente Pittsburgh, e o nome da equipe é “Pirates”.
1908 – 1909
Em 1908, o clube usou pela primeira vez um logotipo de três letras. No topo da letra impressa em vermelho, “B” são as letras azuis “P” e “C.” O monograma “PBC” significa “Pittsburgh Baseball Club”.
1910 – 1914
O quarto logotipo do clube é quase um retorno à versão original, onde o logotipo é uma letra “P” que representa as palavras “Pittsburgh” e “Pirates”.
1915 – 1919
Os piratas novamente mudam a cor principal do time de azul para vermelho. A letra “P” agora tem uma forma mais simplificada.
1920 – 1921
Um retorno à clássica letra impressa em vermelho “P”, que também denota o nome da equipe, ocorre em 1920.
1922
Em 1922, os piratas mudaram completamente o estilo da letra “P.” É feito em escrita em inglês antigo, decorado com detalhes e ganchos.
1923 – 1933
No novo design do clube da letra “P”, que significa a cidade de Pittsburgh. A carta tem um estilo aerodinâmico em vermelho e a adição de um contorno sutil em azul escuro.
1934 – 1947
Pela primeira vez na história do clube, um logotipo aparece sem uma letra. Ele descreve um retrato de pirata no estilo cartoon, usando um chapéu preto com tacos de beisebol brancos cruzados. O pescoço do pirata é decorado com um curativo vermelho, bem como à frente, e um brinco de ouro é visível no ouvido. Além disso, o herói do logotipo dos Piratas está vestindo uma camisa azul.
1948 – 1957
1958 – 1966
E, novamente, no logotipo dos Piratas, há um pirata animado com cerdas, um chapéu preto de pirata e um tapa-olho. O personagem tem dois brincos de ouro em ambas as orelhas e um curativo vermelho é visível sob o chapéu. Sob a cabeça do pirata, há dois bits amarelos cruzados, bem como a palavra “piratas” em preto. O artista Jack Berger Sr, da Pittsburgh Press, desenhou esse logotipo.
1967 – 1986
Esta ilustração foi criada por Bob Gessner, que também foi o criador do emblema de uma das equipes da NHL em Pittsburgh. O novo pirata é retratado em um fundo de papiro amarelo. Ele parece mais amigável, com um chapéu de pirata preto ainda na cabeça. Abaixo está a inscrição “Piratas” em preto.
1987 – 1996
A marca Pirates foi renovada novamente em 1987. Baseia-se em um losango amarelo, dentro do qual há um retrato de desenho animado de um pirata de chapéu preto e camisola preta. O nome da equipe é feito em amarelo com a adição de um contorno preto.
1997 – 2013
O penúltimo logotipo do clube era uma grande inscrição amarela “Piratas”, sob a qual a cabeça do pirata foi colocada. A cabeça do personagem é decorada com uma bandana vermelha e preta; no olho direito, há um curativo preto, no ouvido esquerdo, um brinco. Atrás dele estão dois tacos cruzados.
2014 – presente
A administração decidiu mudar para o emblema aprovado no início da carreira dos jogadores de beisebol – o single “P”. Para isso, os desenvolvedores utilizaram o antigo alfabeto inglês, tornando o símbolo o mais moderno possível. A letra amarela tem quatro cristas semelhantes a espinhos no topo, uma haste alongada, uma lacuna retangular, linhas paralelas e serifas.
Este logotipo apareceu pela primeira vez em 1900 e foi devolvido em 2014, permanecendo um sinal estiloso de identidade visual. Refere-se imediatamente a duas palavras do nome da franquia – a “Pittsburgh” (local) e a “Piratas” (apelido de jogadores de beisebol).
Fonte e cores do logotipo
Os símbolos pessoais do clube são divididos em duas grandes categorias: com uma letra e com um pirata. Inicialmente, foi usada a primeira variante, na qual o sinal era reproduzido em vários estilos. Isso continuou até 1934 – até o período em que a imagem de um pirata apareceu no logotipo.
Ele também foi alterado e redesenhado várias vezes. Era contornado, monocromático, realista, desenho animado, engraçado e sério. Além disso, a imagem do corsário foi complementada com texto em todos os lugares. De 1934 a 1997, o pirata foi pintado com um chapéu armado e, posteriormente, com uma bandana. Algumas variantes também continham tacos de beisebol cruzados.
Para o Pittsburgh Pirates, a fonte foi construída do zero. Era chamado de Piratas da MLB. Para as letras completas, os desenvolvedores sugeriram glifos grandes com contorno em preto e branco. O emblema moderno usa apenas duas das três cores oficiais: ouro (letra) e branco (fundo). O preto está presente no nome expandido do clube, que às vezes vem acompanhado de uma placa.
Qual é o logotipo do Pittsburgh Pirates?
O grande P laranja foi adotado como logotipo do Pittsburgh Pirates em 2015. Ele representa o apelido oficial do clube e a cidade onde ele está localizado. O P arredondado é decorado com quatro pontas, o que o faz parecer espanador, e a parte superior e inferior são decoradas com serifas triangulares. Este projeto demonstra a disposição do time de beisebol em lutar ferozmente contra os oponentes.
O que o C representa nos chapéus do Pittsburgh Pirates?
Nos esportes, a letra C é geralmente representada no cocar do capitão para que ele possa ser facilmente distinguido dos outros jogadores em campo. E por falar no logotipo que foi retratado nas tampas dos Pittsburgh Pirates no final de 1800, o C representava a palavra Clube.
Por que os Pittsburgh Pirates são chamados de Pirates?
O time Pittsburgh Alleghenys começou a atrair jogadores estrangeiros e a assinar contratos com eles. Representantes da American Association condenaram suas ações, comparando os funcionários do clube a piratas. Esse apelido pegou e, em 1891, foi adotado como o nome oficial do Pittsburgh Pirates.
Qual time da NFL tem um logotipo pirata?
Nenhuma das equipes existentes da NFL atualmente tem um logotipo clássico de pirata. O emblema do Las Vegas Raiders apresenta um invasor estilizado usando um capacete de futebol americano e um tapa-olho. E os corsários de Tampa Bay usam uma bandeira pirata com uma caveira, sabres e uma bola.