A marca de roupas esportivas da Patagônia é única em seu gênero, pois é o iniciador da chamada economia circular. A história da empresa, bem como seu logotipo, é muito interessante e instrutiva e é um exemplo clássico de como um hobby de uma pessoa pode criar uma nova direção de importância mundial.
Significado e História
O que é a Patagônia?
Patagonia é uma marca americana de roupa exterior e roupa desportiva que fabrica, vende e distribui a si própria. Surgiu em 1973 e está sediada em Ventura, Califórnia. O fundador da marca é o empresário Yvon Chouinard.
A data oficial de criação da empresa Patagonia é 1973. Seu fundador é o alpinista Yvon Shuinar, dos EUA. Inicialmente, ele se dedicou à produção de equipamentos de escalada, mas em 1970, de uma viagem à Áustria, trouxe para casa vários kits esportivos que seus amigos e colegas realmente gostavam. E então Yvonne decidiu mudar para a produção de roupas caras e de alta qualidade, feitas com materiais naturais destinados ao turismo e montanhismo. O fundador escolheu o nome de sua empresa ecológica em homenagem às suas montanhas favoritas na América do Sul.
Hoje, a marca é a maior gigante do setor, a empresa foi uma das primeiras a dominar a produção de roupas íntimas térmicas e também passou a usar novos materiais e cores vivas em roupas esportivas. A Patagônia possui uma filosofia própria, expressa em todos os detalhes de produtos e tipos de serviço exclusivos.
O logotipo da Patagônia é totalmente consistente com o nome – mostra um perfil das montanhas Cerro Fitz Roy (maciço de Fitzroy), localizadas acima da cidade de El Schalten. A marca registrada sofreu pequenas alterações ao longo dos anos de existência da empresa, mas a ideia permaneceu original e reconhecível.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo foi criado em colaboração com o próprio Yvon Shuinar e o designer e artista Jocelyn Slack. Yvonne teve a ideia e o artista a incorporou em uma imagem visual. A garota admitiu que nunca esteve na Patagônia, mas as histórias coloridas de Yvon a fizeram querer visitar esta terra maravilhosa. Ela tentou incorporar todas essas emoções no próprio emblema. Pela primeira vez, o emblema apareceu no rótulo dos produtos da marca na coleção da primavera de 1976.
O primeiro emblema foi colorido e memorável. Era uma placa retangular com o perfil da matriz de Fitz Roy em preto com uma borda branca. Acima, o céu pintado com listras azuis, violetas e laranja. Sobre um fundo preto, está o nome da marca “ratagonia”; abaixo, à direita, está a frase “Lá está todo o caminho”.
Esta versão permanece relevante até hoje. Em 2011, à medida que novos tipos de produtos foram adicionados, dois logotipos adicionais foram desenvolvidos:
1. Um em preto e branco (o perfil da montanha é preto, o céu é branco); em um fundo preto, há uma inscrição branca “ratagonia” em uma fonte comum, embaixo dela em letras maiúsculas – a palavra PROVISÕES.
2. Segundo é feito em branco e azul (o fundo é branco, o perfil das montanhas e a inscrição é azul). Sob a palavra “Patagonia”, a frase “On Thames Street” (o nome da cadeia de hotéis onde os escaladores ficam).
Para escrever o nome da marca, foi usada a fonte Belwe Bold – algo entre as letras maiúsculas e maiúsculas, usando serifas. Autor da fonte Georg Belve.
O esquema de cores permanece inalterado: tons de branco, preto, azul, laranja suave e roxo. Cores saturadas brilhantes simbolizam a cor do céu da Patagônia ao pôr do sol.
O que significa o logotipo da Patagônia?
O logotipo da Patagônia denota o nome das montanhas da América do Sul: este é o cume do Cerro Fitz Roy como parte do maciço de Fitzroy, perto da cidade de El Schalten. Foi em sua homenagem que foi batizada a marca registrada de roupas esportivas feitas com materiais sustentáveis. Portanto, essa palavra também representa o nome da empresa.
Qual é a fonte do logotipo da Patagonia?
As letras do logotipo da Patagonia estão em Belwe Bold, desenhadas pelo designer tipográfico Georg Belve. Todas as letras são minúsculas e decoradas com serifas inclinadas na parte superior. Abaixo eles são planos e largos.