Pandora é uma joalheria famosa que produz e vende joias requintadas com designs originais, incluindo colares, anéis, brincos e pulseiras. Foi fundada em 1982 e está localizada em Copenhagen (Dinamarca). Seus criadores são os cônjuges Per e Vinnie Enivoldsen, que primeiro abriram uma pequena loja familiar e depois a transformaram em um império de sofisticação única.
Significado e história
O logotipo da empresa é muito reconhecível. É uma combinação harmoniosa de gráficos e texto. Consiste na palavra clássica “Pandora” (letras sans serif, maiúsculas, com espaçamento interno médio) e na imagem do anel corporificado em “O” com uma coroa em miniatura no topo.
O atributo de poder monárquico enfatiza a ideia de que a marca oferece joias valiosas, dignas da realeza e capazes de distinguir efetivamente seus proprietários daqueles ao seu redor. Por várias décadas de trabalho da empresa, seu logotipo lendário sofreu apenas uma transformação. Atualmente, existe em duas formas: original e revisada.
1982 – 2019
A versão de estreia apareceu quase imediatamente com a abertura da loja e foi uma placa por cima da entrada. Mas com a expansão das atividades, passou a fazer parte da insígnia individual, uma vez que o nome, escrito de forma original, já tinha certo reconhecimento entre os compradores. O resultado é uma variação interessante: letras + sinal. Além disso, o rótulo original é introduzido harmoniosamente na própria palavra e não viola sua estrutura e legibilidade.
Os símbolos são espaçados no espaçamento ideal e não se fundem uns com os outros. Eles são pintados de preto e parecem únicos devido à combinação de linhas largas e finas. A palavra é escrita em uma fonte sans serif elegante e é adornada com uma pequena coroa que tem três partes. A base é uma linha arqueada, o meio é redondo com pontos-ervilhas, o topo é pontiagudo e triângulos alongados. O atributo de realeza é centralizado acima do “O”.
2019 – presente
O logotipo atual passou por uma pequena edição: os desenvolvedores mudaram a fonte. Agora, essas são letras pretas com uma leve flor cinza, feitas com linhas da mesma largura. Os designers removeram a base da coroa, deixando apenas três bolas e três vigas triangulares. Portanto, agora esse elemento é percebido não apenas como uma coroa, mas também como um anel com pedras preciosas brilhantes.
Fonte e cores do logotipo
A palavra “Pandora” é tirada da mitologia grega antiga e é bastante popular, pois designa não apenas uma empresa de joalheria dinamarquesa, mas também outros serviços bem conhecidos. Por exemplo, streaming de rádio. O nome da marca se traduz como “dotado para todos” e representa a primeira mulher na terra, criada a mando de Zeus.
Ela era simples na origem, mas igual em beleza às deusas onipotentes. Os donos da marca procuraram enfatizar isso oferecendo produtos que tornassem qualquer senhora divina. As raízes mitológicas do logotipo mantêm o alto status da marca, permitindo que você entre no mundo da beleza por meio de joias requintadas com a etiqueta Pandora.
O nome da empresa está claramente escrito em letras suaves sem serifa. Além disso, o emblema atualizado atende à tendência moderna de proporções geométricas estritas. Uma paleta simples de preto e branco aumenta a sofisticação e a elegância dos produtos exclusivos.
Curiosamente, a fonte Pandora existe, mas não foi usada pela empresa de mesmo nome. Na primeira versão do logotipo, os personagens são escritos em uma fonte que lembra Optima Demi Bold, que foi desenhada por Herman Zapf. E na segunda, o nome é dado por Cabin Bold Font.