A Oregon State University já foi uma escola particular, a Corvallis Academy, que os maçons locais ajudaram a abrir em 1856. Através de uma remodelação dos campi, a adição de novos currículos e 11 renomeações, a instituição entrou na era moderna da exploração global. A OSU estuda questões ambientais, silvicultura, engenharia nuclear, medicina veterinária, medicina e uma dúzia de outras áreas. Além disso, ele ajudou a conseguir uma profissão para milhões de pessoas. Seus ex-alunos incluem vencedores do Prêmio Nobel, astronautas, atletas, cientistas proeminentes, políticos, empresários e artistas.
Significado e história
A Oregon State University é uma das poucas universidades dos EUA que participam simultaneamente dos programas Land Grant, Sun Grant Association, National Space Grant e National Sea Grant. Isso significa que ele está envolvido na agricultura, realiza pesquisas oceânicas, estuda fontes alternativas de energia e desenvolve a indústria aeroespacial. Essa versatilidade se reflete no logotipo criado em 2017 pela Pentagram. Os designers olharam para a história da instituição e emprestaram elementos do selo para que a OSU pudesse ser facilmente identificada.
1868 – 2017
O antigo logotipo da Oregon State University apareceu em 2003. Continha apenas inscrições, porque se destinava principalmente à mídia em papel. Todo o espaço foi dividido visualmente em duas partes. Na metade esquerda estava o nome completo da universidade: a frase “OREGON STATE” no topo e a palavra “UNIVERSITY” logo abaixo. Os designers tomaram como base o preto sem serifa e combinaram letras de tamanhos diferentes para destacar a primeira linha. E a área à direita foi reservada para a abreviatura laranja “OSU”.
Esse símbolo gráfico foi usado por muito tempo, mas não refletia a singularidade da instituição de ensino. Por exemplo, o nome abreviado OSU pertencia simultaneamente a mais duas universidades: Oklahoma State University e Ohio State University. Portanto, as iniciais não permitiam a identificação inequívoca da Oregon State University.
2017 – presente
Em homenagem ao 150º aniversário, a instituição de ensino atualizou sua identidade, para a qual seus proprietários recorreram à ajuda da Pentagram. Os designers vincularam o logotipo da universidade a um antigo selo presidencial e ao emblema das equipes esportivas do Oregon State Beavers, criado em 2013. Assim, o castor sentado no escudo se tornou o principal símbolo da universidade. Mas de onde veio esse animal? Acontece que o castor é apresentado em um lado da bandeira do Oregon. É considerado o símbolo nacional do estado.
Os funcionários da Pentagram decidiram combinar elementos da bandeira e do brasão. Eles criaram uma combinação incomum, embora tivessem que remover muitos elementos “extras”, como uma carroça coberta, navios e uma águia careca. O novo escudo heráldico contém os objetos mais importantes, segundo os designers: um abeto Pseudotsuga menziesii, picos de montanhas com três estrelas, o sol poente, ondas do mar e um livro aberto.
A segunda parte do logotipo da OSU é a inscrição “Oregon State University”, dividida em duas linhas. Fonte geométrica em negrito e uma combinação de cores contrastantes (preto e laranja) fazem com que a marca da palavra pareça com o símbolo gráfico anterior. O texto pode estar à direita ou abaixo do brasão, mas é proibido separá-los.
Foca
O selo presidencial é afixado nos diplomas dos graduados, é encontrado nos documentos oficiais da universidade, é usado no Gabinete do Reitor e no Gabinete do Presidente. Este símbolo é exatamente o mesmo que o brasão do estado de Oregon, adotado em 1857. A OSU o aprovou como selo em 1859, quando Oregon se tornou oficialmente o 33º estado da união.
Há muitas imagens alegóricas no signo visual. Em primeiro lugar, parece um escudo heráldico – um sinal de que seu antecessor era um brasão. Em segundo lugar, o selo contém muitas metáforas históricas. Acima está uma águia, a ave nacional da América. No centro do escudo está uma carroça fechada com dois bois arreados. Estes são os pioneiros que vieram para as terras vazias do Oregon. O lugar da direita é ocupado por toda uma composição artística: uma paisagem de três árvores e um alce solitário tendo como pano de fundo as montanhas. Os abetos perenes Pseudotsuga menziesii crescem em uma “floresta” improvisada. Eles representam a natureza pitoresca de Cascadia. Em algum lugar atrás da montanha, o sol está se pondo, o que sugere o lado oeste do horizonte.
O oceano ocupa quase um terço do escudo. Dois navios de guerra estão navegando na água: inglês e americano. Os artistas tentaram transmitir a excelência técnica do navio americano e o apresentaram como um perseguidor. O elemento mais importante para OSU está na parte inferior. É um palheiro com arado, que no emblema estadual representa sua ligação com o patrimônio agrícola, e no selo da universidade simboliza o foco agrícola da instituição.
Oregon State Beavers Logo
As equipes esportivas da OSU existem desde a fundação da universidade. Seu primeiro mascote, Jimmie, o coiote, apareceu em 1893. E o nome Beavers e o símbolo correspondente começaram a ser usados já no século 20: de acordo com várias fontes, em 1910 ou em 1916. Mais tarde, Benny Beaver se tornou o mascote. É o seu retrato que é retratado na maioria dos emblemas.
1951 – 1998
Arthur Evans projetou um logotipo de cabeça de castor de desenho animado com “OSU” em um chapéu armado para equipes esportivas. Até onde sabemos, isso aconteceu em 1951. Um artista da Angeles Pacific ofereceu o mesmo crachá para várias escolas, então a Cal Tech tinha um emblema semelhante, mas com uma legenda diferente. Na Oregon State University, essa fera antropomórfica foi chamada de Benny Beaver.
1998 – 2013
No novo milênio, o tipo de castor sorridente foi substituído por Angry Benny. Ele não tinha a tampa usual com uma abreviação. Os designers decidiram substituí-lo por uma letra branca “Beavers” com um contorno duplo preto e laranja. A cabeça do animal apareceu de cima.
2013 – presente
Em 2012, soube-se que a Nike estava trabalhando em um logotipo modernizado do Oregon State Beavers. A versão final foi apresentada em 2013 no Alumni Center. Os designers tentaram tornar o crachá mais profissional para atrair atletas experientes para as equipes. Ao mesmo tempo, o novo castor tornou-se uma continuação da evolução: o elemento central, como antes, é sua cabeça, apenas sem inscrições. O estilo de desenho é conciso e sofisticado.
Fonte e cores do logotipo
O escudo no logotipo reflete a participação da universidade em quatro bolsas. O cosmos é representado por três estrelas, que ao mesmo tempo simbolizam os campi da OSU. O sol representa o desenvolvimento de fontes alternativas de energia. As ondas mostram um link para o National Sea Grant e a árvore para o Land Grant. Os picos das montanhas são inspirados nos picos das Três Irmãs. No escudo em forma de coração está um castor, o mascote das equipes esportivas do Oregon State Beavers e o animal nacional do estado.
Os designers da Pentagram desenvolveram uma nova tipografia para o logotipo da OSU. É baseado no tipo romano Newzald, criado pela Fundição Klim Type. Além disso, a universidade adquiriu um esquema de cores alterado durante o processo de rebranding. Consiste em Beaver Orange (#D73F09), Bucktooth White (#FFFFFF) e Paddletail Black (#000000).