Oakland Athletics é um time de beisebol profissional e membro da MLB. Faz parte de 8 franquias charter da AL e é membro da divisão ocidental. A equipe foi criada em 1901. Oakland Athletics está localizado em Oakland, Califórnia.
Começou sua carreira esportiva como Philadelphia Athletics, na Filadélfia, onde permaneceria até 1954. Depois disso, a equipe foi renomeada para Kansas City Athletics ao se mudar para Kansas City. Lá, o clube tocava desde 1955.
Em 18 de outubro de 1967, os gerentes da AL permitiram a mudança para Oakland por uma temporada. Mas Stuart Symington, senador pelo Missouri, afirmou que era a cidade mais feliz do mundo e, em 1973, um novo estádio seria construído lá. Portanto, a franquia foi deixada em Oakland.
Ben Shibe foi o fundador do clube. Ele o gerenciou de 1901 a 1922. Então Connie Mack se tornou seu gerente. Ele administrava o Oakland Athletics há 32 anos. Depois disso, ele o vendeu para Arnold Johnson, e o último para Charlie Finley. Isso aconteceu em 1981. A franquia foi gerenciada por Walter Haas (até 1995), Steve Schott e Ken Hofmann (até 2005).
Em 30 de março de 2005, a equipe foi comprada por um grupo gerenciado pelo desenvolvedor Lewis Wolff. Mas, na verdade, era de propriedade de John J. Fisher, filho do fundador da The Gap, Inc. Como Wolff administrava uma empresa imobiliária, ele ajudou o clube a encontrar um local adequado para o estádio.
O nome da equipe foi baseado no Athletic Club, que existia nos anos 60 do século XIX. A propósito, o nome nunca foi alterado quando a equipe se mudou – apenas o nome do local foi adicionado.
Em 2002, o time venceu 20 jogos consecutivos, quebrando o recorde da Liga Americana. Isso se refletiu em livros e filmes. Oakland venceu a World Series 9 vezes e venceu a Liga Americana 15 vezes.
Desde 1993, o clube utiliza uma versão modernizada dos logotipos anteriores. O logotipo do Oakland Athletics é um círculo branco com as letras “A” no meio. As letras são circuladas com “OAKLAND ATLETISMO” em um amplo campo. A primeira parte do nome está acima, a segunda – abaixo, que equilibra visualmente a imagem. Os elementos têm um contorno dourado.
Significado e História
O que é Oakland Athletics?
Oakland Athletics – franquia da Major League Baseball, nove vezes vencedor da World Series. Ela trabalhou anteriormente na Filadélfia e em Kansas City. A mudança para Oakland ocorreu em 1968 e, um ano depois, a equipe se juntou à recém-formada American League West. Agora seu estádio é o RingCentral Coliseum.
Normalmente, a letra “A” era alternada com a imagem de um elefante branco. A primeira variante do logotipo do Oakland Athletics é um nome graficamente estilizado, e o segundo é resultado da divisão entre Connie Mack, proprietária do Oakland Athletics, e John McGraw, gerente do New York Giants. Em 1902, este último chamou desdenhosamente o time de “elefantes brancos”, alegando que eles não estavam jogando, mas jogando dinheiro fora. Então Connie Mack aceitou o desafio e transformou um elefante branco no logotipo de seu clube.
Quatorze logotipos, um elefante e a letra “A” são todos atributos da equipe Oakland Athletics. Desde 1901, mudou muitos emblemas. Tais mudanças estão associadas principalmente à realocação da franquia: no início, a localização era a cidade de Filadélfia, depois – o estado de Kansas, no final – Califórnia Oakland. O simbolismo ficou dividido em duas grandes categorias: com um elefante e com uma única letra. Se na primeira metade da carreira desportiva o clube não os complementou com nada, surgiram elementos acompanhantes, revelando mais precisamente a imagem.
1901
O primeiro logotipo do clube, chamado Philadelphia Athletics, era uma letra azul clássica impressa “A” para “Atletismo”.
1902 – 1919
O segundo logotipo do clube permaneceu por 17 anos. Era a letra “A”, mas azul-escura e impressa em fonte em inglês antigo.
1920
Connie Mack decidiu usar a imagem de um elefante azul escuro como um logotipo de 1920.
1921 – 1923
O novo artista que desenhou o próximo logotipo com um elefante tornou-o mais peculiar ao desenhar o animal em pé nas patas traseiras. Além disso, foi usado azul claro e detalhes em branco foram adicionados.
1924 – 1927
Dessa vez, o elefante ficou mais abstrato e preto e branco. O elefante ainda estava de pé nas patas traseiras.
1928 – 1929
O atletismo começou a usar o inglês antigo azul “A” novamente, adicionando um fino contorno branco e azul.
1930 – 1938
O sétimo logotipo do clube tinha um novo design: o elefante era branco com um contorno azul e de quatro.
1939 – 1953
O logotipo de 1939 tem uma imagem diferenciada de um elefante branco com um fino contorno preto. O animal estava se movendo e segurava uma bola de beisebol branca em seu tronco. Há um tecido vermelho com as iniciais “A’s” nas costas.
1954
O último logotipo do Philadelphia Athletics representava uma imagem de um elefante branco com um contorno azul que se equilibra em uma bola de beisebol vermelha e azul. Ele segurava uma manta no porta-malas e tinha um pedaço de tecido vermelho com as letras “A” iguais às de antes. O contorno preto do estado da Pensilvânia está em uma bola de beisebol.
1955 – 1967
O clube mudou-se para Kansas e foi renomeado para Kansas City Athletics. O logotipo do Kansas City Athletics permaneceu quase o mesmo: um elefante com letras “A” nas costas segurando uma bateria e equilibrando-se em uma bola de beisebol.
1968 – 1970
Uma grande bola de beisebol branca com dois pontos verde-amarelados e contorno verde era o logotipo do Oakland Athletics na época. Letras verdes “A” para “Atletismo” foram desenhadas nele.
1971 – 1981
O próximo logotipo do Oakland Athletics era semelhante ao anterior. Também é baseado em uma bola de beisebol, mas agora ficou amarela. As letras “A’s” foram deixadas no meio, mas agora um par de tênis brancos apareceu no logotipo, e The Swingin ‘foi impresso acima das letras.
1982 – 1992
O treze logotipo do Oakland Athletics representava um círculo branco simples com um contorno grosso verde escuro. As letras amarelas “A” foram impressas no meio e o Oakland Athletics foi impresso em um semicírculo acima e abaixo.
1993 – presente
Agora, a variante com uma grande letra no meio de um círculo branco está em uso. Mas além do “A”, também tem uma miniatura “s” escrita com um apóstrofo. Todos os elementos centrais são contornados com uma faixa amarela. Em seguida, vem uma ampla faixa verde escura com inscrições. Na parte superior está a palavra “Oakland”, na parte inferior – “Atletismo”. Eles não são separados por nada e têm uma forma arqueada. A borda externa também é circundada por uma linha amarela.
Na verdade, a versão atual é uma repetição da anterior com alguns retoques e ajustes finais. O meio tornou-se estreito e o campo verde, pelo contrário, tornou-se largo. A paleta de bordas mudou: na versão anterior era verde e na versão atual era amarela.
Fonte e cores do logotipo
No início da carreira esportiva, os jogadores de beisebol escolheram o símbolo “A” para o logo, que, como hoje, transmite parte do nome – “Atletismo”. Então, em 1920, a imagem de um elefante apareceu – um contorno simples, como se desenhado por uma criança. Gradualmente, seus contornos mudaram, melhoraram e adquiriram características realistas. Como resultado, em 1954, o animal começou a se equilibrar na bola e a segurar um taco de beisebol em seu tronco. Esta imagem destacou a alta habilidade da equipe.
A imagem do elefante foi usada até 1967, sendo então substituída pela variação com a letra “A”. Os designers o combinaram com uma bola e o adicionaram através do apóstrofo “s”. A transformação da cor e dos detalhes continuou até 1993, quando o círculo se tornou um círculo clássico.
As letras no emblema do Oakland Athletics são tão semelhantes quanto possível à fonte Gill Sans Bold Condensed. São letras sem serifa, lisas e alongadas. O centro “A” está em uma fonte personalizada projetada especificamente para o clube. É feito no estilo inglês antigo e tem curvas.
O emblema contém todas as cores corporativas propostas em 1963 pelo dono da franquia Charlie Finley: Kelly branco, amarelo e verde.
Por que o logotipo do Oakland A é um elefante?
Em 1902, quando a equipe era conhecida como Philadelphia Athletics, John McGraw comparou-o ao lendário elefante branco - um animal caro e inútil. Em resposta, o clube da Filadélfia fez do elefante seu mascote não oficial. Com o tempo, esse animal foi integrado à marca Oakland Athletics e apareceu em seu logotipo.
O que significa o logotipo do Oakland Athletics?
O logotipo atual do Oakland Athletics não inclui o elefante, que pode ser visto como um símbolo de orgulho histórico. A equipe agora usa o logotipo redondo padrão. No centro está a inscrição A's - letras verdes estilizadas com contorno amarelo. É circundado por um anel verde com o nome completo da franquia. Este logotipo representa simplesmente o Oakland Athletics.
O que é o mascote do Oakland Athletics?
O mascote do time de beisebol desde 1997 é o personagem Stomper, um elefante cinza antropomórfico. Ele está vestido com um uniforme do Oakland Athletics: bermuda branca, camisa verde e boné. Stomper tem seu número 00 em seu peito.
Por que Stomper é o mascote do A?
Isso decorre de um conflito de longa data entre o proprietário do Oakland Athletics (na época, o Philadelphia Athletics) e o gerente do New York Giants. Este último comparou a equipa de competidores com um elefante branco, que é uma pena expulsar, apesar de não dar lucro e exigir elevados custos de manutenção. O chefe do Philadelphia Athletics abordou com humor a acusação e fez do elefante o mascote do clube.