O New York Yankees é a franquia de maior sucesso nos EUA que ganhou o maior número de troféus na história da Major League Baseball e provavelmente o time de beisebol mais célebre fora do país. Além disso, é uma marca global. Em 2017, a revista Forbes classificou o clube como o mais valioso da MLB (US $ 3,7 bilhões), a segunda franquia esportiva mais valiosa dos EUA e do mundo, depois dos Dallas Cowboys, que competem na National Football Conference, enquanto todo o mundo europeu o set-jet foi deixado para trás. Os Yankees venceram 27 campeonatos da World Series e 40 galhardetes da Liga Americana, que são recordes da MLB.
O New York Yankees está sediado no bairro do Bronx em Nova York. A equipe compete na divisão Leste da Liga Americana da MLB.
A história da franquia abrange cerca de 120 anos. Os Yankees começaram sua carreira na Liga Americana em 1901 como o Baltimore Orioles. Em 1903, o clube passou a se chamar New York Highlanders. Jornalistas esportivos cunharam o apelido Yankees para o clube já em 1904, já que era mais fácil se encaixar nas manchetes. Em 1913, após a mudança de propriedade da equipe e a mudança para Nova York, o clube ganhou oficialmente seu nome atual – o New York Yankees.
No início da década de 1970, os Yankees eram uma equipe intermediária; no entanto, 1973 foi marcado por grandes mudanças para a equipe. Foi comprado pelo famoso construtor de navios americano George Steinbrenner, dono da franquia até a morte em 2010. Sua propriedade de 37 anos foi a mais longa, mais produtiva e lucrativa da história do clube. De fato, durante esse período, os Yankees venceram as sete World Series. Hoje, a equipe é de propriedade da Yankee Global Enterprises, LLC, gerenciada pela família do falecido George Steinbrenner.
A equipe jogou seus jogos anfitriões em seu estádio de 1923 a 1973 e de 1976 a 2008. Em 2009, a equipe mudou-se para um novo estádio chamado Yankee Stadium. A antiga instalação foi fechada e depois demolida. O custo da construção foi de US $ 2,3 bilhões, com US $ 1,2 bilhão em subsídios dos contribuintes.
O Yankee Stadium domina a lista dos estádios mais caros e recuperados de todos os tempos. Os Yankees são um dos maiores times da história do esporte, cujos jogos em casa e fora são visitados por zilhões de espectadores.
Significado e História
O que é o New York Yankees?
O New York Yankees é a equipe profissional de maior sucesso nos Estados Unidos em termos de recordes e vitórias. Ao mesmo tempo, ocupa o segundo lugar entre as franquias esportivas dos Estados Unidos em termos de valor avaliado (o preço é de US $ 5 bilhões). O clube existe desde 1901, mas está baseado em Nova York apenas desde 1903. Seu atual proprietário é uma empresa privada, Yankee Global Enterprises, LLC.
O logotipo do New York Yankees é um dos logotipos mais reconhecidos no esporte, familiar a todos os nova-iorquinos. O logotipo é mais antigo que o próprio time de beisebol. Existe uma versão oficial da origem do logotipo; no entanto, parece um pouco controverso. Segundo a franquia, a história do logotipo é a seguinte. Pela primeira vez, as famosas letras entrelaçadas N e Y apareceram na manga esquerda das camisas e dos bonés em 1909. O logotipo foi inspirado na Medal of Valor em forma de escudo de prata, projetada por Louis B. Tiffany em 1877 e apresentada a John McDowell, o primeiro policial de Nova York baleado no cumprimento do dever. Bill Devery, sócio da equipe, desapropriou essencialmente o logotipo para simbolizar a unidade e o espírito esportivo.
Até 1904, os predecessores dos Yankees – o New York Highlanders usavam camisetas com as letras N e Y sentadas separadamente em cada seção do peito do uniforme. Em 1905, o clube adotou uma nova versão interligada, mas não era o logotipo que costumávamos ver hoje em dia. Esse logotipo não durou muito e, três temporadas depois, o New York Highlanders lançou um novo logotipo e voltou ao antigo.
Em 1909, o co-proprietário do New York Highlanders, Bill Devery, decidiu trazer o logotipo N e Y de volta. No início, foi colocado na manga esquerda da camisa e na tampa. O logotipo ficou lá por cinco anos. Em 1917, foi removido da camisa em favor das riscas. O logotipo dos Yankees permaneceu na tampa até 1936.
O boné dos Yankees é uma das peças de moda mais vogues da cultura pop moderna. Justin Bieber, LeBron James, Nelson Mandela, Tom Brady, Jay Z e outras celebridades são apaixonados pelos Yankees. Quem já ouviu o hit Empire State of Mind de Jay-Z conhece a linha original: “Tornei o chapéu ianque mais famoso do que um ianque”.
No período de 1901 a 1947, as letras predominaram nos logotipos desta equipe. Eles eram muito diversos: simples, duplos, separados, com monograma, oblíquos e retos. Em geral, a administração do clube de beisebol voluntariamente fazia experiências quando o nome da franquia mudava. Mas, apesar da mudança de marca, os símbolos sempre permaneceram os mesmos – uma combinação de “N” e “Y”, retirados da palavra “New York”. No entanto, com o advento da era dos logotipos gráficos, tudo mudou drasticamente e a inscrição “Yankees” tornou-se a chave.
1901
Nas duas primeiras temporadas, o time foi chamado de Baltimore Orioles, de modo que o logotipo original do logotipo de 1901 parecia uma letra impressa em laranja “O”, pintada de preto por dentro. “O” estava fora de dúvida para “Orioles”.
1902
No ano seguinte, o logotipo foi alterado para uma letra azul “B”, que significava a cidade de Baltimore.
1903
Dois anos depois, a franquia foi renomeada para New York Highlanders. No New York Yankees, o logotipo mostrava “NY” preto em letras inglesas antigas, usadas como abreviação para a cidade de Nova York.
1904
Em 1904, o New York Highlanders empregou o logotipo de 1903 com pequenas alterações: a cor preta foi alterada para azul.
1905
As novas letras entrelaçadas de “NY” apareceram no quinto logotipo da equipe, mas não da maneira usada hoje. A letra Y estava sobreposta à letra N. Além disso, a cor das letras foi alterada para azul escuro.
1906
A nova fonte no logotipo diferia na distância entre as letras N e Y azuis. Eles ainda representavam a cidade de Nova York.
1907
As letras N e Y continuavam à deriva na mesma posição do logotipo anterior; no entanto, sua cor foi novamente alterada para azul escuro.
1908
O novo estilo de fonte parecia mais volumoso, pois as letras pareciam feitas com os ossos de alguém. A cor e a posição das letras permaneceram as mesmas.
1909 – 1912
Em 1909, o logotipo duradouro como o conhecemos apareceu. Foi o primeiro logotipo com NY estilizado e entrelaçado. De acordo com a versão dos proprietários das franquias, Louis Tiffany criou o design do emblema mais reconhecível no esporte.
1913 – 1914
Doze anos depois, a franquia ganhou o nome familiar de “New York Yankees”. A fonte do logotipo tornou-se mais direta e a cor azul foi alterada para marrom.
1915 – 1946
Muito poucos logotipos esportivos são considerados “icônicos”. O logotipo dos Yankees é uma dessas identidades visuais. O décimo primeiro logotipo durou 30 anos. A fonte permaneceu a mesma, mas a cor principal estava azul escuro novamente.
1947 – 1967
Em 1947, o artista esportivo americano Henry Alonzo Keller criou o conceito de cartola para o New York Yankees. A franquia utiliza essa marca desde então. O logotipo do New York Yankees exibia uma bola de beisebol branca com costuras e pontos vermelhos e a marca com a inscrição vermelha “Yankees”. O morcego vermelho formou a linha vertical do “K.” O logotipo também incluía uma cartola do tio Sam, que é uma personificação nacional comum dos EUA.
1968 – presente
A versão moderna foi aprovada em 1968. Acabou sendo tão bem-sucedido e informativo que ainda hoje é usado. Tem um conteúdo rico: nome do clube, esporte, país, valores morais e propósito. Eles são representados em letras, bola, taco, chapéu-coco de cavalheiro e suas cores.
Na versão atual, há um pouco diagonalmente no centro, cuja extremidade se estende para além do emblema. Acima dele está um chapéu de aba pintado com a cor da bandeira nacional dos Estados Unidos. A palavra “Yankees” serve de pano de fundo. As letras “Y” e “s” formam longas linhas que formam a borda de uma grande bola de beisebol. É ele quem faz a forma básica do logotipo.
Fonte e cores do logotipo
Todas as variações do logotipo oficial são divididas em dois tipos: alfabético e alfa-gráfico. Além disso, a divisão é simples e complexa, livre e redonda. Gratuito sem nenhuma construção: são letras simples escritas em uma fonte específica e associadas ao nome do comando then. Os redondos têm uma “moldura” e são formados por vários elementos.
O principal atributo entre eles é uma grande bola de beisebol com duas linhas de um padrão característico de espinha de peixe. Contém o resto dos detalhes: um morcego, um cocar na cor da bandeira americana e o nome do clube. Os primeiros emblemas passaram sem ele. Eles foram acompanhados por uma ou duas letras: primeiro “O” (de “Orioles”), depois “B” (de “Baltimore”), depois “NY” (de “New York”).
As versões de estreia do logotipo usavam uma fonte simples – cortada, impressa. Várias temporadas depois, as letras curvas apareceram no estilo do inglês antigo. Os monogramas são feitos em uma fonte individual – linhas semicurvas com extensões nas extremidades. Na versão atual, a inscrição está em itálico, inclinada para a direita. A paleta de cores consiste em azul escuro, branco e vermelho.
O que significa o símbolo do New York Yankees?
Todos os elementos do logotipo do New York Yankees são cheios de significado. As letras representam o nome do time, o baseball e taco representam o esporte, e a cartola, pintada com as cores da bandeira americana, tem como modelo o boné do Tio Sam. Este personagem de desenho animado é conhecido por personificar os Estados Unidos.
Por que os Yankees têm dois logotipos de NY?
A noção de que o New York Yankees tem duas versões do logotipo de NY é errônea: na verdade, há pelo menos três delas. Uma variação é usada no capacete do batedor, a outra é usada no boné e a terceira é usada na camisa da casa. Eles diferem na forma das letras. Por que isso é assim é desconhecido. Talvez os membros da equipe simplesmente não se importem com essas pequenas coisas.
Os Yankees mudaram seu logotipo?
O logotipo dos Yankees mudou muitas vezes até que a versão final com uma bola de beisebol, taco e boné apareceu. Isso aconteceu em 1968. Desde então, a equipe tem usado apenas esta opção e não planeja nenhuma outra reformulação - pelo menos não em um futuro próximo.
Qual é a origem do logotipo do New York Yankees?
Este clube de beisebol começou em 1901 como Baltimore Orioles e usava um logotipo com um grande O laranja antes de ser renomeado New York Highlanders. A carta significava nada mais do que a palavra Orioles. O New York Yankees recebeu seu nome atual em 1913, e com ele um símbolo gráfico na forma do monograma cinza escuro NY.