NatWest (National Westminster Bank) é um dos maiores bancos do Reino Unido, parte dos chamados “Big Four”. Surgiu através da fusão do Westminster Bank, do District Bank e do National Provincial Bank. Este evento ocorreu em 1968. Hoje faz parte da NatWest Holdings e foi premiada com um alto prêmio pela melhor aplicação bancária (em 2017, de acordo com o British Bank Awards). Em 2020, contava com 960 agências em sua estrutura, que atendiam 7,5 milhões de clientes. O banco também possui 3.400 caixas eletrônicos no país. Na Irlanda, opera por meio de sua subsidiária Ulster Bank. E sua sede está localizada em Londres.
Significado e história
O que é NatWest?
NatWest é o nome abreviado de National Westminster Bank. É uma grande instituição financeira do Reino Unido. Sua empresa-mãe é a NatWest Holdings, que por sua vez faz parte do NatWest Group plc.
O surgimento do NatWest está relacionado com uma história lendária que remonta a 1658, quando o Smith’s Bank foi fundado em Nottingham. Este é o seu primeiro antepassado, porque antes de se tornar uma estrutura moderna, percorreu um longo caminho de fusões e aquisições. Em sua carreira, ele tem experiência profissional em um grande número de instituições bancárias – National Provincial Bank, National Provincial e Union Bank, Westminster Bank e muitos outros.
Uma série de transformações durou até que o National Westminster Bank fosse oficialmente estabelecido com seu próprio estatuto e identidade pessoal. O distintivo com três setas largas foi adotado como emblema quase no ano de fundação do organismo financeiro – em 1968, embora tenha começado a funcionar ativamente apenas em 1970.
Durante sua existência, uma grande estrutura bancária experimentou não apenas altos associados a lucros, expansões, aquisições, mas também graves colapsos com a reestruturação de capital. Em 2017, o banco foi implicado no escândalo de lavagem de dinheiro da KGB russa. Devido a inúmeras recessões e picos, ele mudou repetidamente a identidade. Agora, existem quatro emblemas em sua história.
1968 – 2003
Após a conclusão do acordo legal das questões de fusão dos três bancos em uma nova organização, ela ganhou seu próprio ícone. Os desenvolvedores se concentraram na fusão e criaram uma variante com três setas largas que seguem umas às outras em um círculo. Acredita-se que eles representem o Westminster Bank, o District Bank e o National Provincial Bank que formaram o NatWest. Ao mesmo tempo, o signo tem outro conceito: é um símbolo da circulação infinita da oferta de moeda no setor financeiro.
As linhas triangulares são conectadas de tal forma que no centro formam um espaço negativo com um spinner branco ou uma roda como moinhos de água. Três lâminas parecem arrecadar dinheiro, passando-as umas às outras em um círculo. No lado direito está o nome expandido do banco, escrito em três linhas – “National Westminster Bank”.
2003 – 2014
Os designers reorganizaram os elementos principais e adicionaram cor a eles. As setas são vermelhas de um lado e rosa do outro. As letras agora são brancas e o fundo é roxo escuro. Observe que os autores utilizaram uma versão abreviada do nome – “NatWest”, com letras alongadas.
2014 – 2016
Em 2014, o banco aprovou um novo logotipo composto por três setas vermelhas largas e uma inscrição roxa. Para fazer isso, os desenvolvedores simplesmente transferiram a cor de fundo para as letras e tornaram a base branca.
2016 – presente
Para modernizar o logotipo e dar-lhe um sentido amplo, a direção fez um redesenho. Como resultado, as setas acabaram sendo cubos volumétricos. O formato 3D mudou o conceito do sinal. Agora ele personifica uma rica gama de serviços complexos, a versatilidade de cada estrutura bancária. Ao mesmo tempo, as formas geométricas demonstram a unidade das instituições financeiras que formaram o NatWest. Para destacar os lados, os designers usaram uma cor rosa com gradiente. Eles deixaram a inscrição como estava e a colocaram sob o ícone grande.
Fonte e cores do logotipo
A evolução do logotipo é uma série de expansão da filosofia do banco. Se a princípio as setas largas simbolizavam a união de três instituições e a circulação do dinheiro, agora elas se tornaram parte dos cubos. E as caixas, por sua vez, transmitem uma variedade de serviços bancários “em um único pacote” e um aumento em larga escala na estrutura. O esquema de cores também variava – de monocromático a multi-partes.
Ao contrário da parte gráfica, o texto do logotipo não mudou. Os designers sempre usaram uma fonte que lembra a Overpass Bold – é gratuita, elegante, sem serifa, com um topo chanfrado com as letras “t”. Seu criador é Red Hat, Inc.
Mas a paleta era colorida. O emblema de estreia é a preto e branco. Os subsequentes contêm uma variedade de cores e seus espectros: vermelho em quatro variações (# de3c55, # d00028, # d30311 e # fb001f), roxo em três tons (# 231744, # 390752 e # 4a0461). A escala rosa é apresentada em transições gradientes.
O que significa o logotipo NatWest?
Os três cubos que formam uma forma volumétrica simbolizam a estreita união de District Bank, Westminster Bank e National Provincial Bank. Esses são os principais antecessores do NatWest. Acredita-se também que o logotipo representa a movimentação de dinheiro no sistema bancário.
Qual é o slogan do NatWest?
Os slogans publicitários mais famosos do National Westminster Bank são Para economizar e investir, fale com o Natwest, Banco útil” e “Outra forma.
Quem é o dono do NatWest Group?
Um pouco mais da metade das ações do NatWest Group são propriedade do UK Government Investments. As ações de propriedade não governamental são detidas por investidores institucionais e pelo Tesouro HM.
O que é o banco de varejo NatWest?
Trata-se de serviços bancários destinados a pessoas físicas, não a empresas ou empresas.