Monzo não é apenas um banco. Esta é uma startup incomum que permite dar uma olhada nos serviços bancários usuais e utilizá-los diretamente do seu smartphone, sem visitar uma agência física. Sua principal tarefa é proporcionar aos clientes facilidade e conforto na realização de transações financeiras, tornando-se uma espécie de “centro intelectual”.
Significado e história
Monzo foi fundada por várias pessoas que trabalharam juntas no Starling Bank. Quando um deles foi demitido, eles decidiram criar seu próprio projeto que fosse moderno, simples e compreensível para a geração mais jovem. Os aspirantes a empreendedores se livraram de tudo o que, em sua opinião, os impedia de usar os serviços bancários, inclusive talões de cheques. Eles transformaram o trabalho da instituição em um novo formato, com foco na versão para internet.
É verdade que os empresários não tinham capital inicial, então o dinheiro teve que ser levantado em uma plataforma de crowdfunding. Eles conseguiram obter a quantidade necessária em 96 segundos. Todos esses eventos aconteceram em 2015-2016. E apenas um ano depois, Monzo foi reconhecido no nível legislativo como uma organização financeira e recebeu o direito de conduzir várias operações bancárias.
O Digital Banking revolucionou porque sempre foi centrado no cliente, tentando tornar tudo seguro, atraente e simples. Um dos elementos desse marketing é um logotipo marcante que combina bem com cartões cor de rosa.
2015 – 2016
Quando a empresa lançou seu primeiro aplicativo, ele não se chamava Monzo, mas Mondo. A mesma palavra se tornou a principal “estrela” do emblema. Ele foi escrito em letras escuras, negrito sans serif e estava à direita de um ícone colorido maiúsculo estilizado “M”. Mas esse conceito não durou muito, pois houve dificuldades com o registro da marca.
2016 – presente
Não houve reclamações sobre a parte gráfica do logotipo, então ele permaneceu inalterado. Mas a inscrição teve que ser alterada, porque o banco digital escolheu um novo nome para si. Além disso, confiou a nomeação aos seus numerosos clientes: interessou-se pela opinião de todas as 100 mil pessoas que naquele momento recorriam a serviços financeiros. Receberam convites pessoais para participarem no concurso, mas com uma condição: a primeira, como antes, devia ficar com a letra “M”. Isso foi necessário para não alterar o emblema em forma de M.
Os executivos da empresa receberam cerca de 12.560 opções, incluindo Monzo. Não querendo repetir os erros do passado, o banco recrutou uma equipe de advogados para escolher um novo nome. Eles verificaram se essa marca poderia ser registrada e se haveria problemas com ela no futuro. Quando todas as questões foram resolvidas, os designers integraram o nome ao logotipo antigo, usando a mesma fonte e aderindo a um esquema de cores familiar. Assim, a palavra “monzo” acabou sendo escrita sob uma grande letra estilizada “M”.
Fonte e cores do logotipo
Ao desenvolver o estilo visual, os líderes da empresa definiram uma tarefa fundamental para a equipe: criar uma imagem que posicionasse o Monzo como um banco simples, compreensível e de alta tecnologia. O primeiro ícone era temporário e preto e branco, mas não correspondia de forma alguma à ideia desejada. Os donos da marca precisavam de dinamismo, expresso em cores vibrantes e formas inusitadas.
Seguindo os requisitos declarados, os designers criaram um emblema na forma de uma letra “M” com várias partes. Ele contém quatro trapézios coloridos dispostos em uma seqüência específica e complementa perfeitamente a inscrição autêntica. Os principais aspectos que tal símbolo expressa são reconhecimento, simpatia, confiança e constância.
A versão mais próxima da fonte apresentada no logotipo Monzo é chamada Kappa Display Extra Bold. Ele contém elementos geométricos e humanísticos. Mas os designers da marca nominativa usaram uma versão ligeiramente diferente – com protrusões em miniatura quase imperceptíveis na parte superior do “m” e do “n”.
O esquema de cores, assim como a fonte, mostra a informalidade da empresa bancária. Ele contém tons suaves de azul escuro (# 132136), ciano (# 327787), verde ciano (# 8ABB9C), amarelo claro (# DFC586) e vermelho amaranto (# E83860). Uma ampla gama de cores concentra a atenção nas letras e no símbolo em forma de M.