Merrill Lynch se tornou o maior banco de investimento e orgulhosamente carregou-o até 2008, quando foi adquirido pelo conglomerado igualmente gigante Bank of America. Deve-se admitir que a própria organização extinta uma vez comprou outras empresas. A sua estrutura incluía pelo menos uma sociedade de investimento, uma corretora de valores, uma seguradora, bem como uma instituição que se dedicava à gestão de ativos. A crise financeira mudou tudo: os proprietários foram obrigados a vender o banco para salvá-lo, quando o prejuízo atingiu US $ 21 bilhões no trimestre.
Significado e história
O que é Merrill Lynch?
Merrill Lynch é a divisão de gerenciamento de ativos do Bank of America. Seu nome oficial é Merrill Lynch, Pierce, Fenner & Smith Incorporated.
Agora a Merrill Lynch continua existindo, mas com um novo nome e de uma forma completamente diferente. Em 2019, 11 anos após a fusão, as divisões foram fundidas com as partes correspondentes do Bank of America: os negócios de trading e banco de investimento foram transferidos para o BofA Securities. Permaneceu apenas a marca Merrill, prestando serviços de gestão de ativos.
Tudo isso se refletiu na identificação visual da financeira. Após a fusão, os designers enfatizaram sua afiliação ao BofA, combinando a frase “MERRILL LYNCH” no logotipo com um símbolo de bandeira de duas cores e o nome Bank of America. Em 2019, a marca corporativa mudou novamente: o icônico emblema do touro voltou, semelhante ao usado antes de 2008.
1914 – 2018
O logotipo trazia o nome da organização, derivado dos nomes dos fundadores: Charles E. Merrill e Edmund C. Lynch. Sua história conjunta começou em 1914, quando dirigiram sua própria empresa de investimentos. O negócio cresceu e se desenvolveu rapidamente. No início dos anos 1970. surgiu um problema inesperado: o nome da marca não correspondia à alta reputação da instituição financeira. Parecia uma bela, mas não muito memorável combinação de letras “MLF”. Portanto, a gerência decidiu desenvolver um conceito completamente diferente, criando uma série visual cativante.
No início, os donos do banco iam usar a imagem de gansos voando para o sul, mas rapidamente abandonaram essa ideia devido à falta de conexão financeira. E então lembraram que um dos símbolos de Wall Street (o centro histórico do Distrito Financeiro) é um touro. Este animal simboliza o aumento dos preços devido aos seus chifres afiados e ascendentes. Além disso, os touros têm sido associados à Merrill Lynch desde que ela foi apelidada de Rebanho Trovejante de Wall Street.
A ideia foi escolhida e desenvolvida por Roger Butler, chefe da agência de marketing Ogilvy, com sede em Nova York. No âmbito da nova campanha do “touro”, foram criados vídeos promocionais com animais a correr, um slogan patriótico e um logótipo. O touro que aparece em todos os materiais que o acompanham, cartões de visita e papéis timbrados foi apelidado de Relâmpago por causa da linha em zigue-zague na barriga. Estava sempre à esquerda do nome Merrill Lynch, escrito em letras serifadas em negrito. Para o design do texto, os designers usaram a fonte Aken Bold.
2019 – presente
Em 2008, o Bank of America foi forçado a comprar a deficitária empresa Merrill Lynch e ter sua marca alterada no final do ano seguinte. Em fevereiro de 2019, ocorreu mais um evento global: da estrutura financeira, que era um banco altamente desenvolvido antes da crise, ficou a divisão de gestão de ativos do Merrill. Para chamar a atenção para as mudanças, a holding multinacional BofA lançou uma grande campanha publicitária. E não muito antes disso, uma nova logomarca apareceu: seu nome (à esquerda), complementado pela antiga imagem do touro (à direita) e a inscrição “A BANK OF AMERICA COMPANY” (abaixo).
Fonte e cores do logotipo
Anteriormente, o touro no emblema da Merrill Lynch simbolizava não apenas riqueza pessoal, mas toda uma comunidade. Foi um reflexo do crescimento financeiro global, estabilidade, força e autoconfiança. O efeito foi ampliado por velhos comerciais apresentando um enorme longhorn do Texas.
A imagem moderna de um touro não difere da anterior. O animal, como antes, é desenhado em um estilo de desenho animado minimalista, de modo que apenas a silhueta é visível. Mas agora essa imagem perdeu seu significado e é usada simplesmente como um sinal de culto da Merrill Lynch.
A marca centenária já teve um logotipo em que seu nome estava escrito em Aken Bold. Em seguida, a fonte serifada substituiu a serifada. Aparentemente, os designers pegaram um dos grotescos padrão e fizeram alterações individuais nas letras. Portanto, agora a parte do meio “M” parece um ângulo agudo para baixo, e a linha horizontal superior em “E” é cortada diagonalmente.
O azul persa médio (# 0061AA) confere às letras e aos elementos gráficos o charme distinto que caracteriza a identidade corporativa do Bank of America.
Qual é o logotipo da Merrill Lynch?
O logotipo adotado em 2019 contém a palavra MERRILL (linha superior) e a frase UMA EMPRESA DE BANCO DA AMÉRICA (parte inferior). Todos os rótulos estão em negrito, fonte angular. À esquerda de MERRILL está um touro com a pata dianteira levantada.
Merrill Lynch está fora do mercado?
A Merrill Lynch ainda está trabalhando - foi resgatada da falência pelo Bank of America ao comprá-la em 2008 e transformá-la em uma divisão.
O que Merrill Lynch faz?
Merrill Lynch fornece serviços de gerenciamento de ativos.
Merrill Lynch é um banco?
Não pode ser chamado de banco completo. Merrill Lynch faz parte do Bank of America e tem funções limitadas.