MasterCard é uma empresa internacional de serviços financeiros fundada em 1966. Ele lida com pagamentos entre bancos comerciais e bancos emissores ou cooperativas de crédito de compradores. A princípio, o sistema foi denominado Interbank (de 1966 a 1969), depois Master Charge (de 1969 a 1979), e só então recebeu o nome atual. Seu fundador é a Interbank Card Association (agora Mastercard Incorporated), uma aliança de várias associações bancárias regionais.
Significado e história
O que é Mastercard?
Este é o nome da empresa anteriormente conhecida como Master Charge: The Interbank Card. Fornece serviços de processamento de pagamentos e, mais recentemente, suporta criptomoedas. O escritório da corporação financeira está localizado na vila de Harrison, Nova York. Foi fundado em 1966, quando um grupo de bancos californianos criou uma associação para oferecer uma alternativa aos cartões BankAmericard.
O logotipo original da corporação apareceu no início de sua carreira e nunca mudou drasticamente: ele sempre permaneceu como está agora. As mudanças foram sobre ajustes e melhorias mínimas devido à exigência de tempo. Por exemplo, para visualização adaptativa em mídia eletrônica ou ao alterar o design de um cartão de banco.
1966 – 1979
A história do emblema está intimamente ligada à evolução do banco. Ele reflete todos os conceitos icônicos aos quais ele adere. Para mostrar as áreas de intersecção de interesses dos dois lados do mesmo processo, a administração utilizou um diagrama de Venn.
Foi assim que surgiu o primeiro signo, que se estiliza como uma prova visual da ideia da necessidade de cooperação, uma vez que é mutuamente benéfica. Dois círculos iguais são tomados como base – vermelho e laranja. Eles são sobrepostos por uma quarta parte e demonstram a possibilidade de sobreposição de interesses diferentes.
Acima dos círculos que se cruzavam, estava o nome da empresa em letras minúsculas. Abaixo estava a frase “O Cartão Interbank” em letras maiúsculas. E no canto inferior direito havia um “i” minúsculo – o ícone do Interbank em um círculo preto.
1979 – 1990
Em dezembro de 1979, a empresa passou a se chamar MasterCard. Como resultado, um novo nome para a instituição financeira apareceu no logotipo. A imagem anterior não foi descartada porque refletia perfeitamente a progressividade, a energia e a dinâmica das operações bancárias.
1990 – 1996
Em abril de 1990, o emblema foi ligeiramente alterado. Em vez de laranja, apareceu amarelo, e a borda dos círculos que se cruzaram foi sombreada com listras horizontais. Esse projeto se afastou do diagrama de Venn e se concentrou ainda mais no relacionamento próximo das partes. O título no meio estava escrito em itálico com uma ligeira inclinação.
1996 – 2016
Os desenvolvedores se concentraram no círculo amarelo, intensificando sua cor. Eles também reduziram o número de listras que se cruzam no meio. Isso tornou o logotipo minimalista e austero. Mais uma revisão tocou a palavra “MasterCard”: ficou com sombras pretas estreitas à direita e tornou-se mais volumoso.
Em meados do período anterior, também apareceu uma versão corporativa do emblema, que foi usada paralelamente por dez anos inteiros. Ele consistia no mesmo logotipo, mas também tinha um terceiro círculo – ligeiramente maior que os dois primeiros. Graças à sua transparência, não cobriu o que está abaixo, criando um efeito 3D. Abaixo da placa gráfica estava a frase “MasterCard Worldwide”, colocada em dois níveis: a palavra na linha superior estava impressa em negrito preto, na parte inferior – em fino.
2016 – 2020
A partir de julho de 2016, a financeira mudou a grafia do nome: passou a ser a versão com “c” minúsculo, e não com maiúsculo: “Mastercard” é considerado relevante. As mudanças no logotipo da época foram dramáticas, o que aconteceu pela primeira vez em 20 anos. O texto dos círculos desapareceu e eles próprios adquiriram a sua forma original – na forma de um diagrama de Venn, como antes de 1990.
O nome da empresa está fora do símbolo gráfico e está localizado na parte inferior. Está escrito em letras minúsculas. A cor amarela é realçada e mais próxima do laranja. Isso é claramente visível no centro da interseção dos dois elementos. Esta opção é relevante para todas as submarcas da corporação. Apenas a inscrição “mastercard” desaparecerá do logotipo em julho de 2020.
2019 – presente
No início de 2019, a logomarca dos cartões físicos e carteiras eletrônicas, assim como etiquetas, adesivos e materiais de marketing, também foi alterada. Em 7 de janeiro, a palavra “Mastercard” foi removida dele. Em todos os outros detalhes, corresponde à versão 2016.
Fonte e cores do logotipo
A versão atual existe desde 1966 – desde a formação da associação financeira – e nunca mudou. Quaisquer intervenções envolveram apenas pequenas correções, portanto, todo esse tempo, há dois círculos coloridos no logotipo, que se sobrepõem parcialmente.
O emblema usa a fonte da família FF Mark. Estas são as fontes sans-serif minimalistas e limpas Std Premium e Helios Antique Semi Bold. A cor do logotipo, assim como seu formato, também é padrão: é uma combinação de vermelho e amarelo (anteriormente, laranja). As letras eram sempre brancas.
O que o logotipo da Mastercard representa?
De acordo com uma versão, os dois círculos no logotipo da Mastercard representam a relação entre os interesses comerciais dos países orientais e ocidentais. Nesse contexto, o elemento dourado simboliza o sol nascente do Ocidente, onde se abrem grandes oportunidades, e o círculo vermelho é uma referência à bandeira do Japão. Ou seja, o emblema mostra como o sistema de pagamento une as duas partes do mundo. É semelhante em forma ao diagrama de Venn.
Qual é a fonte do logotipo da Mastercard?
A partir de 1979, o logotipo da Mastercard usava o ITC Avant Garde Gothic. Em 1990, foi substituído por itálico com glifos modificados. E em 2016, uma nova marca de palavras foi introduzida, escrita na fonte geométrica FF Mark sans-serif. As letras repetiam a forma dos dois círculos do símbolo gráfico. Finalmente, em 2019, o nome da marca foi removido.
O que significa o logotipo da Mastercard?
O logotipo Mastercard significa dualidade que encontra um terreno comum. Os dois círculos podem ser leste e oeste, ou um cliente e um cartão de crédito, enquanto a área comum de formas geométricas simboliza a interação. A imagem é construída de acordo com o princípio do diagrama de Venn.