LeBron James é um astro do basquete americano apelidado de King James. Ele é um jogador de nível profissional e é membro do Los Angeles Lakers, jogando na NBA. Ele foi comparado a Michael Jordan e reconhecido por ter alcançado o nível de atletas lendários da história da National Basketball Association. O fato é que este é o único jogador de basquete que conquistou campeonatos em três franquias e detém o recorde de pontos nos playoffs. Ele também tem duas medalhas olímpicas e muitas outras conquistas marcantes em sua carreira, então ele é uma marca por direito próprio que merece seu próprio logotipo.
Significado e história
Já aos 20 anos, James foi chamado de exceção a todas as regras e um grande jogador. Isso é o que o técnico George Karl, do Denver Nuggets, disse sobre ele. Mas até aquele momento, o jovem passou por um caminho difícil, pois na verdade não tinha pai (tinha muitas convicções e desapareceu após o nascimento do filho), e sua mãe era uma adolescente de 16 anos. Ela correu com seu filho de um apartamento decadente para outro, porque ela não tinha casa própria nem um emprego permanente. Como resultado, Gloria Marie James foi forçada a concordar em deixar LeBron James na família de Frank Walker, o treinador da equipe juvenil. Então ele tinha nove anos.
O menino se interessou por esportes, fez amigos, se interessou pelo basquete e suas primeiras vitórias. Quando ele estava na escola, aqueles ao seu redor já estavam surpresos com seu talento. Então, gradualmente, o jovem conquistou um lugar em equipes promissoras, o que lhe permitiu alcançar o status de rei do basquete. E ele se tornou não apenas um superstar, mas um ícone e uma marca. O logo de estreia de James surgiu em 2003, após o atleta assinar contrato com a Nike para produzir uma linha de calçados e roupas com seu nome.
O primeiro sinal pessoal adornou os tênis Air Zoom Generation. Tinha uma estrutura de várias partes e consistia nas iniciais de um jogador de basquete, um ícone em miniatura e seu número em uma camiseta durante o jogo no time do Cleveland Cavaliers. Apesar do fato de os sapatos terem sido comprados, o logotipo não foi percebido – o símbolo era incrivelmente complexo e não totalmente claro. Isso levou a um repensar da identidade, e a Nike decidiu tornar o logotipo atemporal para que ele permaneça sempre atualizado. Além disso, o atleta se mudou para outro grupo e começou a se apresentar no Miami Heat. Eu precisava começar tudo de novo.
Como resultado, em 2010, LeBron James recorreu ao estúdio de publicidade da Nike Brand Design, Darrin Crescenzi. Juntamente com outros especialistas da agência, ele desenvolveu um novo emblema para o jogador de basquete. É o atleta dela que ainda o usa, já que o ícone está associado à sua personalidade, e não a qual time ele joga.
2003 – 2010
Não é um emblema – é um código. O “rebus” contém quase todos os elementos icônicos associados a um jogador de basquete, mas eles precisam ser desvendados. Por exemplo, um deuce se transforma suavemente em um triplo, cujo meio de repente acaba sendo a primeira letra do nome LeBron James – “L”. Além disso, em um monograma complexo, onde as linhas parecem livres e harmoniosas, de fato, nada é lido em conjunto. Separadamente – sim, todos os detalhes são claramente visíveis, mas no design eles não funcionam, porque se suprimem sem destacar o link central. E o centro deve ser um. Quando há muitos deles, o logotipo se torna um absurdo. E apenas no canto inferior esquerdo espreitava uma pequena coroa.
2010 – presente
O emblema atual é muito mais simples que o anterior, pois possui uma base. O detalhe principal é a mesma coroa em miniatura, que antes era empurrada para um canto distante e imperceptível. Então, agora os designers o colocaram no lugar mais honroso – em primeiro plano. Mas apesar de sua simplicidade, o logotipo contém todos os elementos necessários para representar uma megaestrela. A coroa é mantida porque indica o alto status do atleta e seu jogo insuperável: LeBron James é verdadeiramente o rei reconhecido do basquete.
O sinal absoluto de poder e reconhecimento está no “stand” na forma de dois retângulos com uma parte cortada. Na verdade, estas não são formas geométricas. Eles se correlacionam mais com o alfabeto do que com as ciências exatas. O fato é que foi assim que os designers retrataram as letras incluídas no nome e sobrenome do atleta: à esquerda – “L”, à direita – “J”. Eles notaram sua semelhança e os espelharam, na verdade decorando o logotipo com um ornamento.
Fonte e cores do logotipo
A versão de estreia era uma configuração complexa, composta por muitas partes, entre as quais não havia elemento central. Após o redesenho, a imagem mudou radicalmente a composição, embora tenha mantido completamente o estilo. As reentrâncias das letras e da coroa são idênticas, o que dá harmonia ao logotipo. Além disso, as linhas são visíveis no espaço negativo, a estrutura lembra uma quadra de basquete forrada. A popularidade do emblema cresceu com a carreira de LeBron James e se tornou parte integrante de sua identidade visual.
Não há texto como tal no logotipo. Existem apenas letras simples, feitas de acordo não com requisitos tipográficos, mas com requisitos geométricos. São proporcionais, grandes, rígidos e parecem figuras.
De acordo com o conceito da Nike, não há esquema de cores específico para o logotipo. Depende do plano de fundo em que a marca pessoal está localizada e de como ela aparece. Mas no cenário clássico, o preto e o branco predominam.