O simbolismo da marca francesa não corresponde apenas ao seu nome. O logotipo da Le Coq Sportif reflete o orgulho de sua identidade nacional, focando nas melhores características do símbolo corporativo e nas características da direção da marca.
Le Coq Sportif é um fabricante francês de equipamentos esportivos, calçados e roupas. É o fornecedor oficial de uniformes de várias equipes, inclusive estrangeiras. Está no mercado desde 1882 – desde que Emile Camuset abriu uma oficina de malharia.
Significado e história
O logo da empresa foi iniciado por Roland Camuset, que era neto de Emile. Ele escolheu um galo gaulês estilizado como imagem central. Isso não é apenas uma referência ao nome da empresa, mas também um símbolo não oficial da França.
Primeiro, o rótulo do pássaro adornava as coleiras. Em seguida, foi movido para o peito para que os atletas usassem com orgulho a insígnia do Le Coq Sportif. O design mudou várias vezes sob a influência de diferentes circunstâncias, mas isso não afetou o conceito geral.
1948 – 1950
O primeiro emblema parecia uma etiqueta clássica e foi bordado em todos os tipos de roupas. Dentro do retângulo branco havia várias inscrições horizontais: “Bonneterie Sportive Romillonne” (em cima), “Le Coq Sportif” (no meio) e “Romilly sur Seine” (em baixo). A última frase foi o nome da fábrica. À esquerda estava a cabeça de um galo cantante, desenhada pelo próprio Roland Camuset.
1950 – 1960
Em 1950, o fabricante registrou Le Coq Sportif como uma marca comercial. Ao mesmo tempo, ele modernizou o símbolo gráfico corporativo, dando-lhe a forma de um triângulo. A figura geométrica representa o triunvirato da família à frente da empresa: filha, filho e neto Emile Camuset. No interior, um galo é representado em pleno crescimento contra o fundo do sol nascente. Listras brancas e azuis formam vigas. Do lado de fora, ao longo dos lados inclinados do triângulo, está escrito o nome da marca, dividido em duas partes.
1960 – 1965
Para celebrar a parceria com a seleção francesa durante os Jogos da XVII Olimpíada de Roma, a empresa lançou um novo emblema. Atrás do galo está a bandeira olímpica: cinco anéis multicoloridos conectados uns aos outros. Este é o primeiro logo colorido da marca. A paleta inclui preto, vermelho, azul, amarelo, ciano e branco.
1965 – 1966
O novo gráfico é semelhante à versão 1950. Um galo orgulhoso está dentro de um triângulo. No fundo está um escudo retangular com uma base pontiaguda e três linhas verticais em branco e azul.
1966 – 1968
Em 1966, os designers retiraram muitos detalhes, deixando apenas o triângulo, a marca e a silhueta de um pássaro sem pernas e sem cabeça. Eles também viraram o galo para a esquerda e mudaram a posição da inscrição. “Le Coq Sportif” agora está dentro do retângulo azul na parte inferior do logotipo.
1968 – 1973
As roupas da seleção francesa, que participou dos Jogos de Munique da XX Olimpíada de 1972, foram decoradas com o emblema sem o pássaro habitual. Uma figura abstrata foi desenhada em um triângulo com um largo contorno azul. A “marca de verificação” em negrito, tal como concebida pelos autores, simbolizava um galo.
1973 – 1975
Os designers criaram uma nova marca especialmente para a linha de ternos de tênis. Ele retrata a silhueta de um pássaro sem a moldura triangular clássica e a marca. Mas essa versão minimalista durou apenas dois anos.
1975 – 2009
No logotipo de 1975, o galo está no centro do triângulo. Existe uma marca registrada no canto direito. Abaixo da figura geométrica está a frase “Le Coq Sportif”. Todas as letras são minúsculas, fonte tipográfica.
2009 – 2010
Em 2009, os desenvolvedores aumentaram tanto o galo que ele deixou de caber no triângulo. Eles também removeram o “®”, tornaram os contornos mais grossos e mudaram levemente o formato das letras. O espaçamento das letras foi expandido, então os caracteres são fáceis de ler e não se fundem como antes.
2010 – 2012
O logotipo não recebeu mudanças significativas. A única mudança aconteceu com a cor de fundo. Agora escureceu e o próprio pássaro foi feito com um fundo branco.
2012 – 2016
O logotipo moderno é desenhado por Ron Arad. Ele tentou transmitir estilo e dinamismo – os princípios fundamentais que o fabricante de artigos esportivos segue.
O galo olha para a direita, como estava nos logotipos antes de 1968. Abaixo está uma figura semicircular, composta por três partes. Seus fragmentos são pintados em três cores (azul, branco e vermelho), que lembram a bandeira francesa. O tricolor há muito é considerado uma alegoria da liberdade. Ele reflete o patriotismo da Le Coq Sportif e aponta para o berço dos produtos de marca.
2016 – presente
Para alcançar relevância, os desenvolvedores do logotipo pegaram a versão anterior e, sem alterar nada no estilo de desenho, complementaram-na com vários elementos. Então, eles adicionaram cor e lógica à imagem, porque agora o galo canta contra o fundo do sol nascente. É representado na forma de um semicírculo e consiste nas cores da bandeira francesa – azul, branco, vermelho. Os designers também corrigiram a cor do pássaro: retiraram o preto e o substituíram pelo azul escuro. E eles deixaram a esbeltez e o ajuste do galo gaulês iguais para que o símbolo correspondesse idealmente ao nome da marca.
Fonte e cores do logotipo
Esta marca possui uma incrível variedade de logotipos, cada um com uma identidade distinta. Mas também têm características comuns: podem ser rastreados ao longo de toda a evolução da identidade corporativa. Em primeiro lugar, esta é a imagem do principal mascote francês – o galo gaulês. Em segundo lugar, a tradicional combinação de azul, preto e branco, que era periodicamente complementada pelo vermelho. Já o emblema é o mais completo, pois contém todos os atributos do orgulho nacional francês.
O emblema usa uma fonte que é o mais próximo possível de Helvetica Neue Condensed Bold and Black com algumas alterações. As letras estão em minúsculas e são executadas em letras suaves cortadas. O conteúdo de cores do logotipo mudava constantemente: era monocromático ou totalmente colorido. No entanto, vários tons de azul, branco, vermelho e preto são predominantes na paleta. Eles refletem os tons da bandeira nacional francesa.