Significado e história
O logotipo de estreia da empresa apareceu em 1973 e, dois anos depois, apareceu no primeiro outdoor de publicidade. Era Joma, marrom claro, impresso à mão. Para se destacar, os designers usaram uma fonte estilizada com serifas decorativas e uma leve inclinação para a esquerda.
A palavra representada no logótipo é uma versão abreviada do nome Joselito Manuel. Esse era o nome do filho mais velho de Fructuoso Lopez. Além disso, o nome da empresa Joma não é pronunciado à maneira espanhola, com o som H no início, mas em inglês – com J.
O formato atual do logotipo da marca esportiva é simples. Ele contém apenas a parte do texto. As letras são grandes, largas, atarracadas. Eles estão em negrito, letras minúsculas e centralizados. Ao mesmo tempo, cada símbolo possui características distintas. Por exemplo, a letra “J” é mais longa do que o resto dos caracteres, os espaços internos “m” são exatamente como um picolé em um palito, “a” tem uma longa cauda enrolada. Basicamente, os designers deixaram tudo como está, removendo o ícone gráfico do mascote pássaro. A cor única do emblema também é preservada – ultramar.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo moderno é semelhante ao primeiro, embora a fonte tenha sido ligeiramente modificada. “J” maiúsculo não difere em tamanho de “o” minúsculo, “m”, “a”. O fato de estar escrito em maiúsculas é indicado apenas pela ausência de um ponto superior. Todas as letras estão em negrito, com serifas retangulares pronunciadas. Apenas “J” e “a” têm caudas grandes e arredondadas.
A palavra “Joma” tem uma tonalidade azul intensa. O pássaro representado no lado esquerdo do emblema é pintado na mesma cor. Este é o antigo símbolo da empresa – uma águia caçadora que está prestes a agarrar sua presa. Encaixa-se no conceito de marca de artigos esportivos, pois evoca associações com perigo, força, velocidade e superioridade.