Gymshark Logo

 

Gymshark Logo

Gymshark, anteriormente uma pequena loja online, agora é um gigante de roupas esportivas. Ele começou sem nenhum investimento inicial. Havia apenas um grande desejo de alguns adolescentes de criar e vender produtos de fitness. E ainda assim, a startup conseguiu alcançar o status de Unicórnio em 2020, quando seu valor ultrapassou US$ 1 bilhão. A empresa britânica agora atende milhões de clientes em mais de 150 países. Tem como foco principal o e-commerce, com vendas em 13 sites e anúncios centrados no Instagram. Mas, para recompensar os clientes pagantes, às vezes são realizados eventos offline onde as lojas temporárias operam.

Significado e história

Gymshark Logo Historia

A marca britânica de fitness foi fundada em 2012. Seu criador, Ben Francis, não via sua ocupação como um negócio – ele apenas fazia o que amava. O jovem não conseguiu encontrar roupas esportivas da moda para a academia. Então ele decidiu fazê-lo sozinho, usando uma impressora de estêncil e uma máquina de costura na garagem de seus pais. Sua avó o ensinou a costurar, para que o aspirante a empresário pudesse produzir 10 coisas por dia. E Ben combinou seu hobby com estudar na universidade durante o dia e entregar pizza à noite. Trabalhar como mensageiro na Pizza Hut deu a ele o dinheiro necessário para manter o negócio funcionando. Então ele percebeu que seu hobby era muito lucrativo e desistiu.

Quando o Gymshark se levantou, Ben Francis não tinha nem 20 anos. Nisso ele foi ajudado por uma enorme experiência de vida: apesar da idade, conseguiu visitar um forro de fogão, experimentar a produção de suplementos alimentares, criar dois aplicativos de fitness para o iPhone e abrir uma loja de números de carros. Mas apenas sua paixão pela moda lhe trouxe fama real.

Talvez o ex-aluno da Aston University tenha sido ajudado por um modelo de marketing incomum. Para popularizar sua marca, ele distribuiu roupas Gymshark para estrelas do fitness no YouTube e Instagram na esperança de que elas usassem e anunciassem. Fisiculturistas e treinadores responderam ao chamado, e acabou sendo ainda mais eficaz do que cartazes de outdoor. Afinal, o guru do esporte tinha milhões de assinantes que, por conta da pandemia do COVID-19, deixaram as academias e começaram a se exercitar em casa.

Ben Francis inicialmente se preocupou com a beleza e a funcionalidade das roupas. Ele estava tão preocupado com a identidade visual, e é por isso que os logotipos do Gymshark sempre foram muito atenciosos.

Velho

Gymshark Antigo Logo

O emblema original parecia um selo – uma espécie de marca de qualidade. No centro havia um círculo representando um tubarão antropomórfico musculoso, que demonstrava sua força tensionando seus músculos. Esta imagem era o epítome da agressividade desportiva. O design foi cercado por um anel com a inscrição “GYMSHARK FITNESS”. As palavras eram opostas e separadas por pontos quadrados. O tipo de estêncil se encaixa perfeitamente no design “brutal”.

NovoGymshark Novo Logo

Ben Francis atualizou o logotipo da empresa antes de deixar o cargo de CEO. Isso aconteceu quando o fabricante de roupas e acessórios de fitness já era popular e precisava de um reboot. Os executivos confiaram essa tarefa responsável ao designer certificado Martin Williams, de West Midlands (Reino Unido), que fundou a agência Pixel Freak Creative. Ele se esforçou para criar uma marca icônica para o Gymshark, aproveitando a experiência da Adidas, Nike e outras marcas populares de esportes.

Martin Williams aderiu aos princípios do minimalismo. Apesar da simplicidade de formas e linhas, tem um poderoso sinal visual: o nome da marca, complementado por uma cabeça de tubarão de nariz afilado. Além disso, o desenho é esquemático e composto por apenas três elementos: uma seta, um minitriângulo e uma faixa ondulada.

O tubarão no logotipo não apenas brinca com o nome da empresa, mas também reflete sua abordagem de marketing “semelhante a um tubarão”. O animal de rapina simboliza a agilidade demonstrada pelo fabricante de roupas esportivas. Ao contrário da mesma Adidas e Nike, ele não vende em grandes lojas, mas vende mercadorias apenas pela Internet. Além disso, o Gymshark não gasta milhões de dólares em publicidade com celebridades – ele consegue se promover com a ajuda de blogueiros populares nas redes sociais.

Além disso, o tubarão é a personificação da raiva, agressão e perigo. Todas essas qualidades podem ser associadas à paixão esportiva, para que o emblema tenha um significado mais profundo do que parece à primeira vista.

Fonte e cores do logotipo

Gymshark Emblema

A tipografia do Gymshark está vendo uma mudança do tipo de letra estêncil peculiar para o negrito sem serifa. Este último é muito semelhante ao Bebas Neue Regular Regular da Dharma Type. Todas as letras estão em negrito e maiúsculas. Os traços são esticados verticalmente. Tanto a inscrição quanto a cabeça do tubarão parecem lacônicas. O designer os fez em preto e branco para não violar os cânones do minimalismo.

Gymshark Simbolo