Garanti Bank foi fundado em 21 de junho de 1946 em Ancara. Em 2010, parte de suas ações foi comprada pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, o segundo maior banco da Espanha. Após 7 anos, o BBVA aumentou sua participação para 49,85%, após o que deu um novo nome à marca: Garanti BBVA. A organização turca agora atende a uma variedade de grupos de clientes nos setores de banco de varejo, comercial e corporativo.
Significado e história
A empresa Garanti desenvolve atividades econômico-financeiras há mais de 70 anos. Possui oito filiais no exterior (em Malta, Luxemburgo e Chipre) e cerca de mil filiais na Turquia. Eles compartilham uma identidade visual comum que continuou a evoluir desde 1946. Todos os logotipos são baseados no símbolo do trevo de quatro folhas, complementado pelo nome do banco. Sabe-se que em 2000 os desenvolvedores atualizaram a cor do trevo e transferiram a inscrição para a caixa baixa para tornar o nome da marca mais amigável. No futuro, o desenho mudou várias vezes devido ao fato de Garanti passar a fazer parte do grupo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria.
1990 – 2001
Originalmente, o emblema do banco tinha um longo retângulo verde que servia de fundo para os elementos principais. No lado esquerdo está um trevo de quatro folhas. Segundo a crença popular, traz sorte para quem a encontra, e esse conceito está muito em consonância com uma instituição bancária. Os segmentos brancos em uma haste fina são austeros e lembram quatro corações conectados. À direita está a palavra “Garanti”, escrita em letras maiúsculas alongadas. A exceção é “i”: embora esta letra seja do mesmo tamanho que as outras, é minúscula, não maiúscula.
2001 – 2009
Antes de o BBVA adquirir parte das ações da Garanti, o banco turco usava o emblema do trevo verde de quatro folhas. Pelas proporções, parecia que o desenho estava representado em um plano deslocado, ou seja, a metade maior está mais próxima e a pequena mais longe. O efeito tridimensional foi reforçado por um gradiente radial que se espalhou do centro claro para as bordas escuras. À direita estava o nome negro de Garanti Bank. Foi escrito em uma única peça, com as primeiras letras em ambas as palavras em maiúsculas.
2009 – 2018
Em 2010, Garanti adquiriu um novo acionista – Banco Bilbao Vizcaya Argentaria. O banco turco manteve o nome original porque a participação do BBVA na época era de pouco mais de 20%. Além disso, a empresa espanhola naquela época não tinha uma única marca: todas as suas filiais estrangeiras tinham nomes diferentes e usavam símbolos diferentes.
A única coisa que indicava que Garanti era parcialmente propriedade da holding financeira BBVA era o logotipo com as palavras “Garanti Bank NV BBVA Group”. As duas últimas palavras foram localizadas na segunda linha e são destacadas em azul claro. O nome do banco permaneceu em preto. À esquerda, como antes, estava um trevo verde de quatro folhas.
2019 – presente
Em 2017, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria passou a ser o acionista majoritário da Garanti, adquirindo um total de 49,85% das ações. E dois anos depois, ele realizou uma rebranding em grande escala, que deveria unir suas divisões em um todo. Como resultado, as subsidiárias da empresa espanhola no exterior passaram a ser conhecidas como BBVA. Apenas um banco turco conseguiu preservar a sua individualidade: continuou as suas atividades como exceção sob o nome de Garanti BBVA.
Após a conclusão dos processos judiciais, a logomarca foi alterada. Ele apareceu em junho, mas começou oficialmente em uso no final de 2019. Como parte da transformação, os designers complementaram o trevo de quatro folhas verde e as letras pretas “Garanti” com a abreviatura azul “BBVA” – na verdade, um nova marca nominativa para o grupo espanhol.
Fonte e cores do logotipo
O banco turco, ao contrário de outras divisões do BBVA, foi capaz de usar seu próprio símbolo no emblema. O sinal tradicional do trevo de quatro folhas é considerado um prenúncio de boa sorte. Esta é uma jogada de marketing que os executivos de uma instituição financeira queriam criar associações positivas e ganhar a confiança do cliente.
Após a transferência de Garanti para o grupo holding BBVA, a fonte principal do logotipo não mudou, exceto que o espaçamento entre as letras aumentou. Portanto, a primeira metade do nome, como antes, é escrita em geometria sem serifa, que é semelhante a uma fonte sem serifa modificada da família Seconda. Extremidades afiladas e contraste moderado tornam o texto legível.
A sigla foi desenvolvida por especialistas da própria agência de criação BBVA e representantes da consultoria Landor. Os designers tomaram a fonte da marca Benton Sans BBVA como base, mas mudaram completamente o estilo “V” e “A”. Como resultado, essas letras aparecem como dois ângulos de 180 graus apontando em direções opostas: “V” para cima e “A”, respectivamente, para baixo.
O trevo é do mesmo verde que os logotipos anteriores. A cor da palavra “Garanti” também não mudou: é, como antes, preta. A segunda parte do nome do banco está em Yale Blue (# 14549C).