A Fruit of the Loom é a maior fabricante americana de roupas casuais, esportivas, infantis e jeans. Ele também produz roupas íntimas, bolas de basquete e softball. Além disso, é também uma das marcas mais antigas da indústria têxtil dos Estados Unidos, em atividade desde 1851. Ele apareceu em Warwick (Rhode Island), onde foi fundado pelos irmãos Knight – Robert e Benjamin. Agora está sediada em Bowling Green, estado de Kentucky. Desde 2002, esta empresa de vestuário é uma subsidiária da Berkshire Hathaway.
Significado e história
O que é Fruit of the Loom?
É fabricante de roupa desportiva para homem, senhora e criança. Sua sede está localizada nos Estados Unidos e suas fábricas no Marrocos.
A carreira profissional da empresa começou quando os irmãos Knight compraram a Pontiac Mill de Warwick e abriram uma empresa chamada B.B. e R. Knight Corporation. Em 1856, eles rebatizaram seu nome de Fruit of the Loom e lançaram seu primeiro produto, a musselina.
As mercadorias eram vendidas na loja Rufus Skeel em Providence (ele era amigo de Robert Knight). Skeel tinha uma filha que desenhava etiquetas para tecidos laminados. Como ela gostava de frutas e amoras, ela os retratava. Como resultado, a demanda pelos produtos aumentou. Especialmente procurados foram os tecidos com o logotipo da maçã.
Os irmãos Knight decidiram que esses emblemas seriam o símbolo perfeito para a marca. Eles ligaram o conceito de fruta aos motivos bíblicos e à sua marca. Portanto, descobriu-se que essa expressão se refere a roupas e à frase “fruto do ventre”, que na verdade significa filhos. A frase exata é encontrada no Salmo 127: 3 da Bíblia.
Em 1971 (após o Congresso aprovar a primeira legislação de marcas), o proprietário da empresa patenteou imediatamente o logotipo, recebendo o número 418. É sob este logotipo que a marca Fruta do Loom está registrada. Ao longo da história, ele teve sete emblemas.
1893 – 1927
O primeiro logotipo tem uma moldura retangular composta por várias linhas de diferentes cores e larguras. Na verdade, esta é uma pintura em miniatura, a julgar pela qualidade e estilo da imagem. Há uma faixa larga sob a moldura, que tem a forma de um arco. O nome da marca está escrito nele. A natureza morta contém um conjunto de frutas e bagas que são o mais próximo possível da vida real. No centro está uma grande maçã vermelha com um destaque claro na lateral.
À esquerda você pode ver um cacho de uvas brancas (geralmente de natureza esverdeada), acima e à direita – um cacho de uvas pretas (geralmente azul escuro ou roxo escuro). Na frente da maçã estão as bagas de groselha branca. A imagem também contém folhas de três cores: verde (uva), amarelo (maçã) e vermelho (groselha).
1927 – 1936
Os designers ajustaram a marca de identidade visual da marca e fizeram com que parecesse um emblema. Para isso, eles redesenharam a imagem em um estilo diferente (menos realista), removeram a fita adesiva e colocaram as frutas em uma moldura oval. Eles moveram as bagas de groselha para a esquerda, algumas das folhas mudaram de cor. Ao mesmo tempo, as nuvens desapareceram do logotipo – apenas um fundo azul claro permaneceu. A inscrição no topo foi preservada, mas tem a forma de um arco. As palavras “Fruta” e “Tear” estão em letras grandes e “da” em letras minúsculas.
1936 – 1951
Nesse período, a direção da empresa aprovou o logotipo em forma de impressão litográfica, que lembra um selo de cera em textura, cor e formato. Em um círculo de três gumes, há frutas e bagas tiradas da foto. Na parte superior, em semicírculo, uma fita larga com a marca.
1951 – 1962
Em 1951, os desenvolvedores devolveram a cor ao logotipo e adicionaram um gradiente em alguns lugares. As uvas voltaram a ficar verdes e azuis escuras, as groselhas – brancas, a maçã – vermelhas com um destaque amarelo na lateral. E para fazer o nome se destacar claramente, os designers fizeram as letras pretas. Eles pintaram o selo em bege arenoso.
1962 – 1978
Desde este período, o emblema mudou radicalmente sua aparência. Os autores usaram um oval no qual o nome da empresa foi colocado. Então eles enfatizaram as prioridades, destacando a marca como a principal. E os designers moveram a imagem com frutas e bagas (conceito da marca) para cima, para o centro da linha que forma um oval. Ao fazer isso, eles reduziram o brilho de sua gama de cores. As primeiras letras nas palavras “Fruta” e “Tear” tornaram-se maiúsculas, o resto – minúsculas, mas sublinhadas com uma linha preta. Além disso, a inscrição é complementada com a frase “Garantia Incondicional”.
1978 – 2003
Em 1978, os frutos e folhas voltaram à cor normal. Agora eles são cativantes e distintos. Os desenvolvedores estreitaram o oval, esticaram-no, contornaram-no ao longo da borda com uma linha preta e o tornaram volumétrico devido à sombra na parte inferior. Eles removeram o sublinhado no título, substituindo as letras minúsculas por maiúsculas.
2003 – presente
A versão moderna do logotipo consiste em duas partes: a primeira é o texto, a segunda é o ícone. Os designers removeram o resto dos elementos. Frutas e bagas agora são menos vibrantes do que o emblema anterior, mas ainda coloridas. A única diferença entre eles está nas cores. Os artistas procuraram preservar os seus matizes naturais, por isso tornaram os cachos brancos e roxos, as groselhas amarelas, a maçã vermelha com pedúnculo amarelo e as folhas verdes (aliás, agora estão todas substituídas por uvas).
Os designers também trabalharam com o estilo do nome: na versão atual ele é escrito em letras alongadas finas e grotescas, com exceção da parte do meio. Está em letras pequenas e organizado em duas linhas.
A imagem das frutas no logotipo real está longe de ser realismo – ela é feita em um design desenhado à mão. A semelhança com a indústria têxtil é destacada por traços horizontais. Pequenas listras são claramente visíveis nas uvas e no lado esquerdo da maçã. Assemelham-se a um tecido formado por muitos fios finos entrelaçados.
Fonte e cores do logotipo
Anteriormente, todas as letras do emblema eram serifadas, mas como resultado da última atualização, o layout mudou: a fonte de corte geométrico foi escolhida para o logotipo. Chama-se Futura Serie BQ-Book e foi desenvolvido pelo designer alemão Paul Renner, que teve como base o estilo Bauhaus 1919-1933.
As cores de assinatura durante a modificação do emblema variaram de brilhantes a moderadas. Entre eles estão a maioria dos tons naturais: vermelho, rosa, amarelo, areia, roxo, azul, verde, branco, azul.
O logotipo do Fruit of the Loom já teve uma cornucópia?
Não há uma resposta única para esta pergunta. A própria empresa afirma que seu logotipo costumava ter uma cornucópia. Mas muitas pessoas estão prontas para argumentar contra isso, porque ninguém nunca o viu. Isso é uma manifestação do efeito Mandela ou um engano para atrair compradores.
Qual é o logotipo original do Fruit of the Loom?
O logotipo original da empresa, criado em 1893, parecia uma natureza morta colorida. Dentro de um retângulo com uma moldura e a inscrição 'FRUTA DO LOOM' havia várias bagas e frutas: uma maçã, cachos de uvas, groselhas.
A Fruit of the Loom tem a marca?
Sim, Fruit of the Loom é uma marca registrada.
Há quanto tempo Fruit of the Loom?
Esta empresa foi fundada em 1851, portanto, em breve completará duzentos anos.