A ostentação de sua identificação deu à casa de moda italiana uma individualidade pronunciada. O texto do logótipo da Ermenegildo Zegna tem um design gráfico único que permite reconhecer imediatamente o perfil da marca.
Ermenegildo Zegna é um renomado fabricante de roupas, calçados e perfumes masculinos. Surgiu em 1910 na cidade de Trivero (Piemonte, Itália). Foi fundado o Ermenegildo Zegna, que deu o seu nome. Atualmente, é uma grande casa de moda administrada pela quarta geração da dinastia Zegna.
Significado e história
A empresa nunca mudou seu rótulo corporativo. Foi imediatamente executado em um estilo lacônico e consistia em um nome. As letras são perfeitamente uniformes, com serifas, localizadas próximas umas das outras. Os primeiros caracteres das palavras são escritos em maiúsculas, o resto em minúsculas.
Pernas “l” e “d” coincidem em comprimento e são complementadas por movimentos curtos, que são virados para a esquerda na parte superior e para a direita na parte inferior. As letras maiúsculas (“E” e “Z”) são maiores do que o normal, e a curvatura da haste de “a” é muito mais longa e graciosamente direcionada para cima. Além disso, o “g” possui uma “cauda” em miniatura na cabeça.
Uma das variantes do logotipo é decorada com a frase “Uma paixão duradoura por tecido e inovação desde 1910”. Os designers colocaram-no sob a primeira palavra, delimitando-o com a letra “g”. No início, as cores principais do rótulo eram o preto e o branco. O vermelho começou a ser usado um pouco mais tarde.
Fonte e cores do logotipo
Aparecendo em uma versão em texto, o logotipo quase imediatamente recebeu um ícone gráfico. Assim, a grife efetivamente se identificou, diferenciando-se do meio ambiente, pois a Itália é o berço de grandes tendências. O emblema usa a frase “Ermenegildo Zegna” em grafia retrô. Uma linha curva com um ponto no final e um grande laço “g”, um “r” encaracolado e uma cauda alongada “a” falam claramente disso. Além disso, “l” é uma cópia idêntica de “i” e leg “d”. As serifas superior e inferior são giradas com tanta elegância em direções diferentes que fica imediatamente claro: este é o logotipo de uma marca associada à moda.
A marca gráfica é uma etiqueta redonda com borda preta. Em um fundo branco, entre três listras diagonais, um “Z” é claramente visível – a primeira letra da palavra “Zegna”. Como o espaço negativo é muito importante aqui, o ícone é usado contra um fundo contrastante (geralmente branco) e é complementado por um texto em duas linhas.
A fonte personalizada foi desenvolvida pelo estúdio Alias, que incluía dois designers gráficos conhecidos – Gareth Hague e David James. Como símbolo de identidade visual, propuseram um logotipo com letras em estilo retrô – com pequenos elementos graciosos. As letras são alongadas, arredondadas, exceto o “E” e o “Z” porque são angulares. O esquema de cores do logotipo é monocromático e consiste em uma combinação de preto e branco.