Ludwig Bamberger e Adelbert Delbrück são considerados os “verdadeiros criadores” do Deutsche Bank, embora a equipe fundadora fosse composta por nove empresários. Eles queriam que a nova instituição financiasse o comércio exterior entre a Alemanha e outros países. Mas a ideia acabou se revelando inviável, então o banco passou a buscar outras áreas de atuação. Hoje, possui três unidades de negócios que prestam serviços comerciais, analisam estratégias de negociação, oferecem soluções de gestão de risco, vendem títulos e atendem clientes privados.
Significado e história
O que é o Deutsche Bank?
O Deutsche Bank é um banco de investimento e empresa financeira alemã com sede em Frankfurt. Surgiu em 1869 e desde então se tornou uma estrutura internacional com presença permanente em 58 países do mundo, incluindo regiões como Ásia, América e Europa. Inclui quatro departamentos básicos que supervisionam as direções básicas de suas atividades.
Os logotipos do Deutsche Bank refletem indiretamente a história da Alemanha, porque eventos globais influenciaram sua formação. O símbolo moderno conhecido como “Slash in a Square” é considerado um dos mais famosos do setor financeiro. Seu aparecimento foi precedido por outros signos – principalmente na forma de uma águia ou na forma de um monograma.
1870 – 1918
Em 1870, o Deutsche Bank foi fundado por vários banqueiros e políticos. Seu emblema parecia o brasão do Deutsches Reich, o estado alemão que existiu de 1871-1918. Mostrava uma águia imperial com as asas abertas e a cabeça virada para a esquerda. Uma versão continha detalhes em branco e a segunda era totalmente preta, com exceção do leve brasão no peito do pássaro.
1919 – 1928
O Disconto-Gesellschaft faz parte do moderno Deutsche Bank, fundado em 1851. Eles se fundiram em 1929 e, até então, uma das maiores instituições financeiras da Alemanha usava o logotipo com o monograma “DG” dentro do anel.
1929 – 1930
Quando o Deutsche Bank e o Disconto-Gesellschaft se tornaram um, o desenho da águia mudou. Os artistas tornaram o pássaro branco, mudaram sua forma e retiraram o brasão. Ao mesmo tempo, a empresa recebeu o nome duplo de Deutsche Bank und DiscontoGesellschaft.
1930 – 1946
Em meados da década de 1930. o banco atualizou o logotipo novamente. A águia foi substituída pelo monograma “DB” em forma oval. Essa variação era semelhante à antiga marca Disconto-Gesellschaft.
1947 – 1952
Após a Segunda Guerra Mundial, a instituição financeira estava à beira da ruína. Por isso, e também por razões políticas, foi dividido em dez partes. Cada estrutura autônoma recebeu seu próprio símbolo, criado no estilo do logotipo do Deutsche Bank. Foi assim que apareceu toda uma série de monogramas do mesmo tipo em formas ovais. As cartas foram retiradas de nomes de organizações regionais. Por exemplo, BCB, NWB, NB, HB ou DB.
1952 – 1957
Em 1952, dez pequenos serviços se fundiram em três grandes empresas: Rheinisch-Westfälische Bank AG, Süddeutsche Bank AG e Norddeutsche Bank AG. Eles continuaram a usar os mesmos logotipos, mas o design mudou. Primeiro, os ovais sumiram. Em segundo lugar, as abreviaturas passaram a ser escritas em linha, sem letras entrelaçadas. Em terceiro lugar, um ornamento semicircular na forma de aros nervurados de moedas apareceu na parte superior e inferior.
1957 – 1973
Em 1957, as três instituições sucessoras se fundiram para reviver o clássico Deutsche Bank. Junto com ele retornou seu antigo símbolo de 1930: o monograma “DB” em um oval branco com um contorno preto.
1974 – 2009
Os executivos decidiram atualizar a identidade visual do banco para destacar sua presença internacional. Para tanto, organizaram um concurso para o melhor logo em 1972, prometendo a todos os participantes 3.000 DM cada. Oito artistas gráficos participaram da competição, incluindo Coordt von Mannstein, Armin Hofmann e Anton Stankowski. Em 6 de fevereiro de 1973, um júri de especialistas liderado pelo designer Jupp Ernst anunciou o vencedor. Era Anton Stankowski com sua linha diagonal quadrada. O triunfante recebeu 100 mil marcos por sua obra.
Primeiro, o nome da marca foi apresentado aos funcionários em sua própria revista Deutsche Bank, e só então a empresa a anunciou publicamente na coletiva de imprensa anual. Assim, em abril de 1974, o mundo viu pela primeira vez o símbolo icônico ao qual o setor financeiro alemão agora está associado.
Mas nem todos gostaram do design simples. A mídia escreveu que Stankowski era “um artista que ganhou 100.000 marcos com cinco tacadas”. Embora isso não correspondesse à verdade, pois seu estúdio submeteu nove projetos ao concurso ao mesmo tempo. Entre eles havia diferentes variantes com as letras “DB”.
2010 – presente
Após uma pequena reformulação, o rótulo “DEUTSCHE BANK” desapareceu e o quadrado e a barra ficaram azuis. A nova logomarca dá continuidade ao antigo, conceitualmente, por se tratar de uma das marcas registradas mais conhecidas no campo das finanças.
Fonte e cores do logotipo
Stankowski pintou quadros no passado e muitas vezes fez experiências com linhas oblíquas. Era seu motivo favorito e eventualmente se tornou a base do logotipo atual do Deutsche Bank. O designer admitiu que não deu um significado específico à abstração geométrica, e cada um pode interpretá-la à sua maneira. Ao mesmo tempo, ele comparou a faixa diagonal com a dinâmica de crescimento e chamou o quadrado de símbolo de segurança. Desenvolvimento e estabilidade – isso é exatamente o que os clientes esperam de um banco.
Em 2010, a empresa decidiu focar no ícone para que possa ser usado em qualquer contexto, sem estar atrelada à linguagem. Um pouco antes, contra a vontade de Anton Stankowski, havia um sinal de palavra ao lado das figuras geométricas. Era a inscrição “DEUTSCHE BANK” na fonte Univers, que ficou famosa após as Olimpíadas de Munique. No momento, o logotipo tem apenas uma linha inclinada e uma borda quadrada. Eles são coloridos em azul (tom # 0018A8).
O que significa o logotipo do Deutsche Bank?
O Deutsche Bank tem um logotipo muito minimalista que significa estabilidade cada vez maior. É representado em uma barra à direita (isto é crescimento financeiro) e em um quadrado ao seu redor (representa estabilidade, proteção e segurança). O logotipo foi desenhado pelo artista gráfico Anton Stankowski. O designer submeteu seu trabalho ao concurso junto com sete concorrentes e venceu.
Qual foi o primeiro logotipo do Deutsche Bank?
O primeiro logotipo do Deutsche Bank foi o emblema alemão do Deutsches Reich, um estado que existiu de 1871 a 1918. O emblema estava em duas versões: em preto e branco e em preto sólido. Continha a imagem de uma águia imperial com as asas bem abertas e a cabeça virada para a esquerda. No peito de ambos os pássaros foram retratados escudos em miniatura com sinais simbólicos.