A Deutsche Bahn é conhecida pelo povo da Alemanha como a maior empresa de transporte da Europa Central e a segunda maior do mundo. Esta empresa estatal foi constituída em 1994 após a fusão de duas transportadoras ferroviárias pertencentes à República Federal da Alemanha e à República Democrática Alemã. Quando o oeste e o leste se uniram em um único estado, suas ferrovias também se tornaram um. Um banco de dados foi criado para gerenciar essa infraestrutura.
Significado e história
A marca Deutsche Bahn há muito deixou de ser associada apenas à indústria ferroviária. Atua no transporte de cargas e passageiros de todos os tipos e atende cerca de 12 milhões de pessoas todos os dias. Sua divisão DB Regio opera frotas de ônibus, oferece serviços de compartilhamento de carros e aluguel de bicicletas. Assim, a empresa já foi além do operador ferroviário e atingiu um novo patamar de mobilidade.
Todos os veículos da Deutsche Bahn são adornados com o logotipo, que está na lateral para veículos ferroviários, na parte traseira para carros e no porta-malas para bicicletas. O conhecido símbolo chamado “Biscuit” foi herdado da ferrovia da República Federal da Alemanha e alterado várias vezes. A versão atual apareceu há relativamente pouco tempo, mas os designers corporativos da DB, juntamente com especialistas contratados, tentaram preservar os elementos tradicionais da identidade corporativa.
1920 – 1949
O símbolo da Alemanha é a águia, que era usada na época em todos os símbolos oficiais do país. A empresa Deutsche Reichsbahn usou este símbolo em seu logotipo, em uma interpretação ligeiramente diferente, colocando a inscrição da empresa em um círculo.
1949 – 1994
Até 1994, a rede ferroviária no leste da Alemanha era chamada de Deutsche Reichsbahn e usava um emblema simples com letras verdes. No centro havia duas letras grandes “DR” com serifas retangulares. Eles foram colocados em um anel de DEUTSCHE (em cima) e REICHSBAHN (em baixo), separados por dois pontos. Na verdade, este sinal apareceu antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, mas naquela época o principal era uma foca amarela e preta com uma águia.
1949 – 1994
Em 1949, foi formada a empresa estatal Deutsche Bundesbahn, que controlava o transporte ferroviário na República Federal da Alemanha. Seu logotipo, que recebeu o apelido não oficial de “Biscuit”, tornou-se a base para um símbolo semelhante para a Deutsche Bahn. A versão original parecia três retângulos concêntricos com lados arredondados. As formas geométricas localizadas dentro e fora eram pretas. Eles foram separados por uma moldura branca. No meio estava a abreviatura “DB”, que significava Deutsche Bundesbahn.
O famoso “Biscuit” foi desenvolvido pelo entalhador, artista gráfico e pintor alemão Eduard Ege em 1955. Até então, o transporte de passageiros era decorado com uma placa semelhante com as letras “DB”: era aplicada no pára-choque dianteiro e traseiro dos ônibus .
1994 – presente
Em 1994, a Deutsche Bahn foi incorporada. Surgiu como resultado da conexão de duas partes da Alemanha e, consequentemente, de duas redes ferroviárias. A nova organização herdou o logotipo da Deutsche Bundesbahn – embora de uma forma modernizada.
A organização de transporte contatou o estúdio Weidemann para dar ao emblema clássico uma aparência moderna e pagou uma taxa de 200.000 marcos alemães pelo trabalho. O público criticou a decisão: o valor parecia muito grande para as pessoas, principalmente quando a mídia acidentalmente “aumentou” para 1,2 milhão. De qualquer forma, a empresa ganhou mais do que perdeu, porque havia menos manchas coloridas no logotipo. Isso economizou centenas de milhares de marcos alemães por meio de custos mais baixos com tinta de impressão em tela e linha de bordado de etiqueta.
O designer gráfico Kurt Weidemann foi o responsável pelo design visual. Ele tornou a palavra “DB” vermelha e a colocou dentro de um retângulo branco com uma borda vermelha semelhante. Os cantos da forma geométrica permaneceram arredondados e as serifas nas letras desapareceram.
Até meados dos anos 2000. a marca não era coerente: quase todas as subsidiárias da Deutsche Bahn tinham seu próprio logotipo e não havia padrões de design comuns. Erik Spiekermann comprometeu-se a corrigir a situação. Ele redesenhou o ícone e adicionou uma letra ‘BAHN’ preta ao ícone, para o qual ele co-projetou com Christian Schwartz. Spiekermann recebeu um prestigioso prêmio do governo pelo trabalho realizado, englobando a criação de uma cultura corporativa.
Fonte e cores do logotipo
O reconhecimento da marca é garantido pelo sinal gráfico vermelho com a abreviatura “DB”. Este é um antigo elemento de identidade visual: apareceu há muito tempo, na época em que os trens da Deutsche Bundesbahn viajavam nas ferrovias. Várias atualizações deram ao retângulo arredondado uma aparência moderna, mas o formato distinto e o apelido associado “Biscuit” não desapareceram.
Os tipógrafos Erik Spiekermann e Christian Schwartz criaram uma família de fontes para DB chamada DB Type. A fonte usada no logotipo é baseada em Garamond. Além disso, os designers não só transformaram a serifa em um grotesco, mas também a fortaleceram, proporcionaram e adaptaram para todas as necessidades da transportadora. O resultado de seu trabalho conjunto foi premiado com o Gold German Federal Design Award em 2007.
O tom profundo de vermelho (pigmento) (# EC1B2D) é a base da identidade da marca Deutsche Bahn. Essa cor é usada para o emblema da marca, trens de alta velocidade, ônibus, bicicletas, carros, sinalização e até mesmo o site oficial da DB. Para contraste máximo, o vermelho é combinado com o branco e o preto.