Significado e história
A empresa comercial foi fundada em 1957 e imediatamente a primeira loja foi aberta na cidade de Annecy. Em 1963, o primeiro hipermercado da Europa, chamado Carrefour, foi inaugurado nos subúrbios de Paris Sainte-Genevieve-des-Bois.
Hoje o Carrefour possui quase 16 mil lojas, super e hipermercados na França, Espanha, Rússia e Cazaquistão, também há redes na Argentina, Brasil, Ásia e Norte da África. Emprega mais de 400 mil pessoas.
Após a fusão com a rede de lojas Promodès em 2000, o Carrefour se tornou o maior varejista da Europa. Em 2009, ela deixou o mercado russo, vendendo seus ativos para o X5 Retail Group.
Ao longo de sua história, o logotipo mudou várias vezes e hoje atingiu a perfeição total.
1960 – 1963
O primeiro emblema era uma representação esquemática de um cruzamento com uma cruz branca feita de listras largas contra um fundo de losango preto. Na linha horizontal, o nome da empresa carrefour está escrito em letras minúsculas pretas.
1963 – 1966
No início de 1963, a imagem do logotipo mudou drasticamente: tornou-se redondo e vermelho.O nome da empresa, como antes, está escrito em uma larga faixa branca horizontal. A faixa vertical foi substituída por duas grandes setas brancas
1966 – 1972
Mais uma vez, uma atualização completa do logotipo associado ao lançamento da nova campanha “Positive is Back”. Desta vez, foi realizada com as cores da bandeira nacional da França – branco, vermelho e azul. Sobre um fundo branco, o nome da empresa está escrito em letras azuis e, acima dele, novamente, duas setas – vermelha e azul, apontando em direções diferentes. A letra “C”, simbolizando a própria empresa, parecia estar colada na parte azul. As duas setas significam não apenas uma encruzilhada, mas também os valores da empresa – uma relação preço-desempenho atraente para as pessoas.
1972 – 1982
O logotipo permaneceu o mesmo na imagem e no design, mas as proporções foram alteradas – o nome da marca foi reduzido e o emblema foi ampliado, informando que qualidade e preços acessíveis são o mais importante para a empresa.
1982 – 2010
A empresa continuou a aumentar as proporções de sua marca para melhor identificação da marca. O esquema de cores permanece o mesmo. Mas a inscrição, que foi anexada ao emblema, recebeu uma nova fonte. As serifas nas letras agora são arredondadas. Toda a inscrição está em negrito.
2010 – presente
Novamente, uma pequena melhoria foi feita no logotipo – agora o nome e o ícone estão equilibrados em proporções. Como foi dito no release da apresentação, a rede aumentou significativamente a gama de preços e agora os produtos são apresentados tanto na classe econômica quanto na elite.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo atual ecoa o emblema de 1966. Isso foi feito de propósito, porque após vários anos de experimentação com a identidade, a marca decidiu retornar ao simbolismo anterior que marcou o início da atual série de logotipos. A única coisa que Wolff Olins (seu desenvolvedor) fez foi remover as bordas nas extremidades dos elementos salientes e reduzir a intensidade da cor do sinal para azul claro.
A parte do texto também sofreu alterações: caracteres finos agora são usados em vez de caracteres em negrito. Mas seu estilo foi preservado: as letras ainda são retrô com pontos ampliados nas pontas. Na verdade, esta é uma das interpretações das serifas. A fonte principal é próxima à comercial American Typewriter. Das fontes gratuitas, é a que mais se assemelha à fonte Erica Type Bold.
A paleta corporativa não mudou desde 1966. Consiste em vermelho (triângulo apontando para a esquerda) e azul (elementos ondulados com uma seta apontando para a direita). O resto é branco no meio, formando um espaço negativo com as formas originais – duas vírgulas curtas acima e abaixo.