Fred Zollner foi um industrial e fundador da Zollner Corporation em Fort Wayne, Indiana. Em 1939, ele decidiu enriquecer uma rotina chata do fabricante de pistões e fundou um clube de basquete. O homem nomeou a equipe Fort Wayne Zollner Pistons. Por sete anos, os Pistons jogavam na NBL, onde se tornaram campeões duas vezes. Em 1948, o clube ingressou na BAA, que logo se transformou na NBA. Apesar da popularidade da equipe em sua cidade natal, a liderança, seguindo as tendências da época, pensou em mudar para um lugar maior. Portanto, a equipe mudou-se para Detroit em 1957. Deve-se mencionar que o nome da cidade era muito apropriado para a equipe.
Vale a pena notar que a capital do Estado do Automóvel já tinha seus clubes de basquete, mas os fãs “famintos”, apaixonados por espetáculos, receberam calorosamente os colonos, que mudaram o nome para os Detroit Pistons, mais patrióticos.
Não podemos deixar de mencionar os méritos do proprietário da equipe, que era um grande fã de basquete. Zolner forneceu todo o apoio possível à recém-formada Associação e se tornou um dos iniciadores que introduziram regras de jogo com arremesso de bola e limitação de 6 faltas. Além disso, ele foi o primeiro proprietário que adquiriu um avião pessoal para viagens de equipe entre cidades.
A contribuição significativa de Fred Zollner foi apreciada: em 1999, ele foi apresentado ao Hall of Fame da NBA, e o troféu dos vencedores da Conferência Oeste ainda leva seu nome.
Significado e História
O que é Detroit Pistons?
O Detroit Pistons é um time de basquete que se mudou de Fort Wayne, Indiana para Detroit, Michigan, em 1957. Antes era chamado de Fort Wayne Pistons, e ainda antes (de 1937 a 1948) era conhecido como Fort Wayne Zollner Pistons. O estádio da franquia desde 2017 é o Little Caesars Arena. O clube é afiliado à National Basketball Association e já ganhou três campeonatos da liga.
A carreira esportiva do Detroit Pistons Club é muito longa. Além disso, inclui o movimento, que afetou radicalmente o simbolismo original. Como resultado, desde 1941, a equipe teve muitos logotipos unidos por apenas um elemento – uma bola de basquete. Seis emblemas estão diretamente conectados a ele, e os quatro restantes o incluem como base do componente, acompanhado por outros detalhes.
1941 – 1947
O programa começou com o nome Fort Wayne Pistons e recebeu o símbolo correspondente. Esse era um personagem humanóide composto por pistões de automóveis: dois para cada braço e perna, um estava no lugar da cabeça e o maior servia como corpo. Um jogador improvisado de basquete jogou a bola para cima. Todos os detalhes do logotipo eram brancos e vermelhos.
1948 – 1957
Em 1948, o emblema foi redesenhado, após o que os pistões que compõem o jogador de basquete se tornaram mais realistas – tanto no desenho quanto na cor. O jogador de basquete “metal” cinza dribla. No peito, está um “Z” vermelho – a primeira letra da palavra “Zollner”, que fazia parte do nome de estréia do clube.
1957 – 1971
Depois de mudar a franquia para Detroit, ela passou pelo processo de renomear o Detroit Pistons. O emblema também foi alterado – foi simplificado para a bola, com foco no tema do basquete e no texto. Várias inscrições apareceram no logotipo: a maior no topo – “Pistões DETROIT”, o meio no meio – “CLUBE DE BASQUETEBOL” e as letras pequenas na parte inferior – “NATIONAL BASKETBALL ASSN”.
1971 – 1975
Outra intervenção na estrutura tornou o logotipo visualmente mais simples: o ícone mostra apenas uma bola com duas inscrições. Os terceiros designers (inferiores) foram removidos.
1975 – 1979
A administração decidiu dar emblema expressivo, o que tornou o contorno da bola mais espesso. Também abreviou a frase “NATIONAL BASKETBALL ASSN” para “NBA” e alterou a cor das letras para laranja silenciado.
1979 – 1996
Nesta versão, os desenvolvedores usaram o princípio do disco redondo clássico, colocando um nos outros vários elementos redondos. No centro, está um oval horizontal com as palavras “DETROIT PISTONS”. Em seguida, vem um círculo com uma faixa branca fina e, em seguida, um amplo anel azul. Abrange toda a parte externa do logotipo.
1996 – 2001
Para modernizar o logotipo, torná-lo mais atual e atraente, o time de basquete o redesenhou. Nesta versão, há uma chamada com tópicos relacionados ao transporte: a imagem de um cavalo (uma dica de potência na qual a potência do motor é medida) e as pernas alongadas das letras “S” (estilizadas como silenciadores de automóveis).
O logotipo também contém uma bola de basquete (no centro), a inscrição “PISTONS” (horizontal) e chamas (na crina do cavalo). O fundo redondo ainda está circulado em um anel de franjas azul e nele está a segunda parte do nome do clube esportivo – “DETROIT”.
2001 – 2005
Em 2001, novas cores apareceram no logotipo. Agora, em vez de preto, amarelo e turquesa, azul escuro, vermelho e ciano se tornaram dominantes. Gray permaneceu o mesmo. A forma dos elementos também foi preservada.
2005 – 2017
O emblema com a cabeça do cavalo não era popular. Tanto os fãs quanto os jornalistas criticaram principalmente essa variante do logotipo do Detroit Pistons. Além disso, era chamado de emblema para corridas de carros ou corridas. Como resultado, na temporada 2005/2006, o gerenciamento da equipe adotou um novo design simplificado. O emblema consiste em uma bola de basquete vermelha, letras brancas com sombras e um círculo com uma borda azul. A paleta corresponde às cores da bandeira dos EUA. O nome da equipe está localizado no centro e é feito na forma de um arco. Além disso, a palavra superior é pequena e a inferior é grande.
2017 – presente
Em 2017, os jogadores de basquete decidiram devolver uma das antigas variantes dos emblemas, a saber, 1979. Em uma interpretação moderna, parece uma bola cercada por um amplo anel azul claro. No oval central está a frase “PISTÕES DE DETROIT”, colocada em duas linhas. Finas listras brancas separam todos os elementos. Em Michigan, acredita-se que este será um novo capítulo na história do clube. Esta é a oitava renovação do emblema da equipe do clube, fundada em 1941.
Fonte e cores do logotipo
Na interpretação atual, o logotipo dos anos 80 parece um pouco diferente do seu protótipo. Tem um meio alongado, de modo que os contornos da oval tocam diretamente as bordas direita e esquerda da bola, e as partes superior e inferior têm a forma de foice. As linhas de orla se tornaram duas vezes mais finas, as cores mudaram para claras. As inscrições também evoluíram. Além disso, existem circuitos cromados, que, segundo os desenvolvedores, são uma homenagem às montadoras de Detroit.
Nas versões anteriores, uma fonte personalizada era criada especificamente para o logotipo do Detroit Pistons. Numa fase inicial, eram etiquetas brancas com um contorno vermelho. As alterações subsequentes diziam respeito não apenas à cor, mas também à forma, estilo e tamanho. Se a fonte cortada foi usada no início, apareceram serifas em miniatura mais tarde, o que é claramente visível em “P” e “D”. Em alguns casos, as letras “S” são destacadas graficamente: elas se parecem com silenciadores ou agora com o número “5”.
Se falamos de cores, a gama da bandeira americana – a combinação de branco com vermelho e azul, sempre prevaleceu no logotipo.
Por que o Detroit Pistons mudou o logotipo?
A equipe do Detroit Pistons atualizou o logotipo em 2017 porque decidiu se mudar para o centro de Little Caesars Arena. Claro, isso soa mais como evolução do que mudança global: a imagem do basquete e o esquema de cores azul-branco-vermelho resistiram ao teste do tempo. Os designers combinaram elementos tradicionais com uma fonte moderna, que começou a ser usada em 2001.
O que significa o logotipo do Detroit Pistons?
O logotipo do Detroit Pistons representa o compromisso da equipe esportiva com o que faz e com sua herança. O basquete tem acompanhado a franquia ao longo de sua história, e a combinação do azul, branco e vermelho é usada na identidade desde 1957.
Os Pistons ainda são uma equipe?
Sim, ainda existe um clube de basquete com esse nome. Ele joga na Conferência Leste (NBA) e mora em Detroit, onde sua arena é a Little Caesars Arena.
Quem é o número 1 no Pistons?
Em 2002, Chauncey Billups foi incluído no Detroit Pistons e foi classificado em # 1 porque outro jogador de basquete já estava jogando em # 4. Depois de deixar a equipe em 2008, Billups voltou à equipe para mais uma temporada - 2013-2014. Em fevereiro de 2016, o Detroit Pistons descontinuou a camisa # 1 Billups. Em 2021, não havia jogadores nº 1 no clube de basquete.