Significado e história
O que é Desigual?
Representante do ramo de moda, fabricante de calçados, roupas e acessórios. Está sediada em Barcelona e possui vários centros logísticos no exterior.
Em 1984, quando a marca foi criada, o fundador Thomas Meyer, natural da Suíça, tinha apenas 20 anos. Ele morou em Barcelona e ficou fascinado com as cores vibrantes da natureza e das cidades da Espanha. Isso levou Meyer a criar uma coleção igualmente colorida de roupas para jovens.
Até 2011, as coisas iam bem, mas não muito rápido. E naquele ano, a direção deu um passo inédito e chocante: foi noticiado que os primeiros 100 visitantes da loja Desigual, que virão apenas de cueca, estarão vestidos da cabeça aos pés. O truque era que era feriado de Natal e a temperatura lá fora não subia acima de +4 graus. Mesmo assim, compareceram quase 200 pessoas. Eles estavam todos bem vestidos, e a empresa conseguiu um grande e alto anúncio. Os produtos esgotaram na hora e tive que fazer outra coleção.
No mesmo ano, o famoso estilista Christian Lacroix foi convidado como o designer-chefe de moda, que trouxe um novo fluxo para o design de modelos brilhantes.
Em 2013, a Desigual entrou no mercado americano, onde suas roupas brilhantes e calçados confortáveis foram muito populares. Agora, a marca tem mais de 200 butiques de marca em todo o mundo, enquanto mantém preços acessíveis para jovens.
Brilhante e suculento, como as roupas da marca, o logotipo foi criado em 1984 pelo próprio estilista Thomas Meyer. Ele tomou como base uma folha de papel branca e colocou aleatoriamente pontos brilhantes nela com aquarelas transparentes. O nome da Desigual e ® estão escritos no centro a branco. A letra “s” na palavra é espelhada. Tal emblema, como nada mais, refletiu com sucesso a essência das coleções sob este símbolo.
Em 2019, foi realizada uma grande auditoria às atividades da empresa em relação à diminuição das vendas e receitas. Os especialistas descobriram que a faixa etária média dos compradores cresceu para 35-40, enquanto os jovens estão menos interessados em seus produtos.
Decidiu-se mudar a abordagem para modelos mais modernos entre os jovens, bem como mudar completamente o logotipo com foco na mania de selfies. O emblema agora é uma placa preta ou azul escura com o nome em letras brancas, mas a palavra está escrita ao contrário. Nas fotos, acaba dando certo, ao contrário de outras marcas. A letra “s” permaneceu no arquivo de espelho.
Essa abordagem não convencional atraiu imediatamente a atenção para a marca. A Desigual hoje é um exemplo vivo de como uma empresa com uma história clássica responde a novas realidades em tempo hábil e se renova. Além disso, os modelos preto, branco e preto e branco, muito populares entre os jovens, aparecem pela primeira vez na coleção 2020.
Fonte e cores do logotipo
Devido ao fato de Desigual considerar o familiar chato, eles escolheram uma fonte padrão e a posicionaram de forma inusitada. A primeira “estranheza” é o “s” invertido no texto digitado corretamente. A segunda é a palavra oposta que é lida da direita para a esquerda. Em ambos os casos, a elegante e grotesca fonte Helvetica Neue é usada com elementos individuais.
O esquema de cores do logotipo oficial é monocromático e inclui letras pretas sobre fundo branco ou cinza. Dependendo do desenho, a inscrição pode ser acompanhada por cores de fundo brilhantes.
Por que o logotipo da Desigual está invertido?
Desigual inverteu o logotipo para mostrar sua abordagem não convencional da moda. Ela decidiu entrar na história da marca como uma experimentadora ousada.
A Desigual é uma marca real?
Do ponto de vista de marketing e mercado, a Desigual é uma marca. Embora o site oficial da empresa indique que esta não é uma marca, mas apenas um grupo de pessoas criativas.
De que país é Desigual?
A empresa está sediada em Barcelona (Espanha).
O que aconteceu com Desigual?
A Desigual está indo bem - continua existindo e lançando novas coleções.