Crocs é uma marca de calçados americana que ganhou imensa popularidade em todo o mundo. Fabrica tamancos de espuma especialmente concebidos e é relativamente jovem, existindo desde 2002. Seus fundadores são Lyndon “Duke” Hanson e George Boedecker Jr. Eles pegaram emprestado o design do Crocs da empresa canadense Foam Creations de Quebec. O primeiro lote de sapatos exclusivos apareceu em 2001. Sua apresentação aconteceu como parte do evento Boat Show, realizado em Fort Lauderdale, na Flórida. Em seguida, foram vendidos 200 pares – o mesmo número que foi produzido. Agora a demanda, assim como a capacidade industrial, aumentou significativamente: desde então, mais de 300 milhões de pares de tamancos originais já foram vendidos. A sede da empresa está localizada em Niwot (Colorado).
Significado e história
No início, os crocodilos foram criados como sapatos para velejadores – impermeáveis e de peça única, que não podem ser afogados na água. Mas então os produtos de espuma EVA ganharam muitos fãs, pois provaram ser incrivelmente confortáveis. Tais tamancos eram especialmente valorizados entre os alunos do ensino médio que os usavam como sapatos escolares. Com o tempo, o fabricante se propôs a expandir o alcance do público-alvo, então ele solicitou uma patente para crocodilos moldados por injeção.
Os ortopedistas chegaram à conclusão de que são adaptados individualmente ao pé e oferecem alguns benefícios médicos. Além disso, tamancos desse estilo são recomendados como sapatos de trabalho respiráveis, para os quais a Crocs também adquiriu uma patente. Ela também tem três certificados de design e elementos decorativos. A empresa os recebeu em 2006 e, em 2007, solicitou o registro para dar um nome individual e o logotipo da Crocs. Além disso, ela enviou solicitações para mais de quarenta jurisdições e incluiu na lista não apenas sapatos, mas também produtos relacionados: relógios, joelheiras, óculos, bolsas, malas, além de alguns tipos de suas lojas online. Ao longo do caminho, a empresa também comprou empresas concorrentes e afins, ampliando o escopo de atividades.
No entanto, seus sapatos não são universalmente admirados e permanecem controversos em muitos pontos. O fato é que algumas pessoas ainda se opõem aos crocodilos, ficam indignadas, argumentando, alegando que eles têm uma aparência repugnante. Existem até movimentos de protesto inteiros. Mas os tamancos fundidos não perdem terreno e são produzidos em diversos tipos e cores. Em 2021, já estavam disponíveis em 20 cores, em diversos estilos e combinações. E o mais importante, eles têm orifícios de ventilação especiais que não permitem que os pés suem. Mas o número de logotipos para esta marca é muito mais modesto: são apenas três.
2002 – 2006
O emblema de estreia consistia em um crocodilo verde. Ele estava localizado no lado esquerdo da inscrição, feito em uma fonte divertida em caixa alta. As letras eram pretas com uma fina faixa branca no centro. Ela repetiu seus contornos sinuosos, tornou os símbolos mais visíveis e acrescentou dinâmica a eles. O jacaré estava sorrindo e parecia bem-humorado, apesar das presas afiadas. À direita, sob o nome da empresa, havia um slogan que dizia: “Get a Grip”. A imagem do crocodilo foi usada deliberadamente para enfatizar os sapatos da marca “todo-o-terreno”. Ela, como este anfíbio, está perfeitamente adaptada tanto à terra quanto à água.
2006 – 2019
Após o redesenho, a aparência do crocodilo mudou um pouco. Seus dentes afiados e espinhos desapareceram, seus olhos ficaram arredondados, não alongados, o que aumentou sua boa índole. O animal foi desenhado em um círculo em um fundo preto e dado um duplo golpe. A parte verbal está abaixo. Ela não tinha serifas e era minúscula. As letras pareciam arredondadas e um pouco volumosas, e suas pontas ecoavam a frente do icônico sapato que a marca Crocs representava.
2019 – presente
Na versão atual, o lendário crocodilo é preservado, mas é representado de forma simbólica semelhante a crocodilos. A frente do sapato tem a forma de um longo focinho de jacaré e tem dois pequenos orifícios que parecem narinas. Os olhos do animal são desenhados com pontos ligeiramente maiores de cor contrastante e estão localizados em cristas altas. Em forma, essas saliências formam um buraco no entupimento, por onde a perna é empurrada. O nome da marca é feito no estilo do logotipo anterior. Não foi alterado.
Fonte e cores do logotipo
Todas as transformações da identidade corporativa são a degradação da imagem de um crocodilo de realista para abstrato. Se nos primeiros logotipos a cabeça e o tronco do animal foram retratados, na versão posterior – apenas a cabeça. Detalhes anatômicos agora também não são indicados – o jacaré só pode ser reconhecido por seus contornos. Além disso, com o tempo, o nome da empresa tornou-se um nome familiar e se espalhou para os sapatos que produz. Portanto, os compradores chamam esses tamancos de crocs.
As letras no emblema são baseadas no tipo de letra Gotham Rounded Bold com letras em negrito e largas. Nas pontas, eles não são cortados, mas arredondados, o que lembra a frente dos sapatos de marca. Uma opção alternativa é a fonte AG Book Rounded BQ-Bold, que também se aproxima do estilo corporativo da inscrição.
A cor do emblema é a mesma. Se no início havia verde além do preto, agora se foi. Apenas preto e branco permaneceu.