O Commonwealth Bank, também conhecido como CommBank ou CBA, é a maior instituição financeira do hemisfério sul. Surgiu em 1911 como um projeto do governo e depois de nove anos recebeu o direito de administrar a política monetária na Austrália. Depois disso, a CBA começou a se expandir ativamente e a abrir filiais em centenas de assentamentos. Na época, ele atuava como banco comercial e nacional, o que gerou desentendimentos. O governo resolveu esse problema dividindo a organização em duas partes: Commonwealth Banking Corporation e Reserve Bank of Australia.
Significado e história
O que é o Commonwealth Bank?
O Commonwealth Bank é um grande conglomerado financeiro da Austrália, representante dos “Quatro Grandes” bancos do país.
Existem cinco logotipos na história de uma instituição financeira, com o primeiro baseado no brasão de armas australiano e os dois últimos diferindo apenas na fonte e na paleta. A mudança no design se deve ao fato de a empresa ter atualizado sua identidade corporativa várias vezes – às vezes para fins de marketing, às vezes devido a reestruturação. A última grande reformulação veio na esteira da privatização do Commonwealth Bank. Em 2020, os especialistas corrigiram apenas ligeiramente o logotipo, acrescentando profundidade a ele.
1911 – 1960
O CBA foi criado pelo governo trabalhista, então seu logotipo inicial lembrava o brasão da Austrália. No centro estava um escudo heráldico, dividido em seis partes. Cada segmento continha o emblema de um dos seis estados (da esquerda para a direita): uma cruz, um Cruzeiro do Sul com uma coroa, uma cruz maltesa de oito pontas, um picanço, um cisne e um leão. A Estrela da Comunidade foi retratada acima do escudo. Seus seis raios representavam os estados, e o sétimo representava todo o território do país.
O escudo era sustentado por cangurus e emas, animais australianos tradicionais. O fundo era decorado com dois ramos de acácia em flor e uma fita com a inscrição “DA AUSTRÁLIA”. A primeira metade do nome (“COMMONWEALTH BANK”) estava no topo e formava um arco. Esse logotipo existiu até 1960. Por 49 anos, ele mudou apenas uma vez: os designers o corrigiram ligeiramente em 1926.
1950 – 1961
Na década de 1950. O CommBank agora tem um emblema CBA azul redondo. Nunca se tornou o emblema principal, mas foi usado informalmente em algumas fachadas e artigos de papelaria. O símbolo principal ainda era um brasão com um escudo.
1961 – 1991
Em 1960, a organização financeira foi dividida em duas estruturas. Foi assim que nasceu um grupo de bancos de poupança e mercantis denominado Commonwealth Banking Corporation. Ela recebeu um novo logotipo representando o continente australiano. O mapa de contorno branco estava em um círculo preto, do qual três anéis divergiam para a direita. Eles personificavam três divisões da corporação: CDB, CTB e CSB.
Todos os elementos foram colocados em um grande círculo dourado escuro. Sua cor simbolizava luxo e riqueza. O nome da Commonwealth Banking Corporation formou um anel em torno do logotipo. As duas primeiras palavras foram separadas por uma estrela de sete lados, que tinha o mesmo significado que no brasão de armas da Austrália.
1991 – 2020
Em 1991, começou a privatização do CommBank. Pouco antes, ele incorporou o State Bank of Victoria, o que levou à criação de um grupo unido. Os novos proprietários decidiram mudar fundamentalmente o estilo do CBA, especialmente porque em 1987 ficou claro que os clientes o consideravam antiquado. Foi assim que apareceu o logotipo Diamond – o resultado do longo trabalho de Ken Cato. O designer fez a parte amarela escura se assemelhar à constelação do Cruzeiro do Sul e um pequeno canto preto deu à figura a forma de um diamante.
Na parte inferior havia uma inscrição compacta. Não houve lacuna entre a Commonwealth e o Banco. Apenas a fonte os separava: a primeira palavra era mais ousada que a segunda. Ao mesmo tempo, “mm” parecia uma letra, porque eles tinham uma linha horizontal comum. Tudo isso simbolizava a comunidade à qual a comunidade estava associada.
2020 – presente
Em 2020, a CBA atualizou seu logotipo pela quinta vez. Uma grande reformulação da marca foi planejada vários anos antes do evento, mas os executivos estavam esperando o momento certo. Eles decidiram que 2020 era o melhor momento para mudanças, então eles recorreram à M&C Saatchi and Re para obter ajuda. Eles precisavam manter o diamante, mas torná-lo mais otimista. Os designers resolveram esse problema removendo o canto preto e usando uma paleta amarela brilhante. O gradiente adicionou dinâmica à imagem estática. O nome do banco passou a ser escrito separadamente e em uma única fonte.
Fonte e cores do logotipo
O icônico diamante é tão reconhecível que o Commonwealth Bank costuma usá-lo em anúncios sem nunca mencionar seu nome. De acordo com os designers, esta figura geométrica representa a constelação do Cruzeiro do Sul – uma estrela para cada um dos cinco cantos do polígono amarelo.
E os donos da instituição financeira têm certeza: o emblema em forma de diamante simboliza apenas o Commonwealth Bank e não tem nada a ver com o Southern Cross. Em sua opinião, a forma do diamante foi escolhida apenas porque não estava associada a outros bancos.
O logotipo anterior usava duas variações da fonte Helvetica: simples e negrito. Em 2020, os designers unificaram a tipografia, optando por apenas uma fonte personalizada. A julgar pelo formato das letras, foi criado com base na família Helvetica.
O antigo diamante laranja-negro passou a ter vários tons de amarelo, pois a cor viva é o principal símbolo do otimismo. O gradiente suave faz com que a imagem pareça tridimensional e dinâmica, em linha com o novo conceito CBA.
O que significa o logotipo do Commonwealth Bank?
O logotipo do Commonwealth Bank representa o Southern Cross. Cada canto saliente da forma amarela representa uma das estrelas.
Por que o Commbank mudou o logotipo?
O banco atualizou o logotipo em 2020 porque decidiu mudar sua estratégia. A transformação da identidade visual foi para sublinhar seu desejo de rebranding e renovação. O canto preto do diamante ficou amarelo para fazer a imagem parecer otimista.
Quando o Commonwealth Bank mudou seu logotipo?
A última mudança de logo aconteceu em 2020, quando o Commonwealth Bank atualizou sua identidade como parte de um rebranding global, confiando esses processos a dois estúdios - Re Agency e M&C Saatchi.
Quanto custou o logotipo do Commonwealth Bank?
O Commonwealth Bank gastou muito dinheiro com o novo logotipo, pois considerou esse elemento de identidade estrategicamente importante para trabalhar com clientes.