O Commerzbank é um banco operacional alemão que se classificou entre os 5 primeiros em termos de ativos no país: primeiro, ficou em quarto lugar (em 2018) e, em seguida, em segundo (em 2019). Agora, essa organização financeira está listada na estrutura do Grupo de Caixa. A época de sua fundação é fevereiro de 1870. A Central se encontra em Frankfurt am Main (Alemanha).
Significado e história
No final do século 19, banqueiros privados e comerciais e comerciantes hanseáticos abriram o Commerz-und Disconto-Bank em Hamburgo. Sua principal tarefa era facilitar o comércio, provê-lo de recursos, atrair fluxos de caixa para a cidade e buscar novas oportunidades com uma perspectiva internacional. A figura-chave no processo foi Theodor Wille, um importante comerciante, armador e empresário.
No início, o banco de Hamburgo operou apenas dentro da estrutura de sua liquidação. Mas em 1897, após comprar o J. Dreyfus & Co, um banco de Frankfurt, ele expandiu seu alcance geográfico. Tinha filiais em Frankfurt am Main e Berlim, e a sede mudou-se para a capital da Alemanha. Este evento ocorreu em 1905 após a aquisição do Berliner Bank. No final de 1922, o Commerz & Disconto Bank se tornou a maior estrutura da indústria e possuía 46 instituições regionais.
Durante todo esse tempo, a instituição financeira mudou seus emblemas para atender a novos padrões. A mudança de identidade mais significativa ocorreu em 1920, quando o antigo banco de Hamburgo se fundiu com o Mitteldeutsche Privat-Bank em Magdeburg. Em seguida, foi renomeado como Commerz-und Privat-Bank Aktiengesellschaft. E seus primeiros logotipos consistiam nas abreviações CDB (abreviatura de Commerz-und Disconto-Bank) e CPB (de Commerz-und Privat-Bank). Em seguida, houve variantes baseadas no novo nome – Commerzbank.
Antes de 1920
O emblema de estreia veio dos selos de cera usados para selar a correspondência. Tinha o monograma “CDB”. Representava o então nome da instituição financeira – Commerz-und Disconto-Bank. A abreviatura estava localizada no centro e encerrada em um círculo, que consistia em muitas listras finas e largas nas bordas. Um deles continha o nome do banco e indicava sua localização – Hamburgo.
1920 – 1957
Após a mudança do nome para Commerz-und Privat-Bank, o emblema foi redesenhado. Os desenvolvedores substituíram a antiga abreviatura por uma nova – “CPB”, com base no nome recentemente aprovado e no status legal diferente (Aktiengesellschaft). Os autores mantiveram o formato do logotipo, mas o número de linhas de contorno foi reduzido. Além disso, a tela parecia muito mais organizada.
1958 – 1971
Como resultado da mudança de nome para Commerzbank Aktiengesellschaft, a empresa mudou novamente sua marca de identificação visual. Assim, a partir de 1958, o “C” alado foi aprovado como parte da imagem corporativa. Ela enfatizou as origens hanseáticas da estrutura financeira e o apoio comercial prioritário. Acima da grande letra estavam as asas do deus do comércio – Mercúrio. Na parte inferior estava a palavra curta “Banco”. Ele denotou o status legal de uma instituição financeira.
1972 – 2008
Em 1972, após o estabelecimento do Grupo Europartner, o banco alemão introduziu um logotipo atualizado. Tornou-se radicalmente diferente, porque em vez da letra lacônica “C”, apareceu um símbolo mais complexo de várias partes. Era um emblema dinâmico chamado Quatre Vents, indicando a direção do vento. O logotipo consistia em quatro cantos abertos, unidos por uma parte estreita para dentro. Assemelhavam-se à letra “V” e estavam dispostos em leque, formando um semicírculo, como uma rosa dos ventos com um ponto em negrito no meio.
2009 – presente
O banco apresentou seu ícone atual em outubro de 2009. Trata-se de uma fita dobrada em três pontos, que forma um triângulo isósceles. É adquirido do Dresdner Bank. De acordo com o conceito, cada faixa simboliza o contato próximo entre funcionários do banco, clientes e parceiros. Além disso, o logotipo expressa o dinamismo, a estabilidade e a continuidade desses laços comerciais.
Fonte e cores do logotipo
O crachá pessoal do Commerzbank mudou junto com sua carreira. Cada nova etapa de sua atividade se refletia na identidade. Tudo começou com os lacres da empresa – etiquetas de cera que o banco coloca nas cartas para manter o sigilo do conteúdo. Foram eles que se tornaram os protótipos dos emblemas. Em seguida, a gestão implementou os símbolos reais da identidade visual usando as cores corporativas – cinza (no início) e amarelo (agora).
O nome do banco está escrito em letras cortadas, em letras maiúsculas, com um arranjo fechado de letras. A paleta de cores consiste em amarelo ensolarado # ffbc13 (logotipo real), preto (no meio da atividade financeira) e marrom bordô # ad422d (no início do trabalho).