A Clemson University está envolvida em atividades de pesquisa e permite que os alunos estudem em qualquer uma das sete áreas, incluindo ciências aplicadas, médicas, sociais e humanas. Originou-se em 1889 e era originalmente chamado de Clemson Agricultural College of South Carolina. Muitos prédios do campus foram construídos por presidiários, com alguns trabalhadores com apenas 13 anos na época. A universidade foi batizada de Clemson em 1964, quando o governo reconheceu sua autoridade e amplas capacidades. Em 1896, o primeiro time de futebol apareceu na instituição de ensino. Ela lançou as bases para o futuro braço esportivo do Clemson Tigers.
Entre os graduados da Clemson University estão muitos empresários, atletas, políticos, cientistas e trabalhadores de televisão de sucesso. Eles celebram o nome de alma mater, levando-o para o próximo nível. Em 2021, esta instituição de ensino ocupava a 74ª posição no ranking das melhores universidades nacionais do país.
Todos os alunos da Clemson estão muito familiarizados com seus símbolos corporativos: selo redondo e logotipo. Eles representam toda a universidade (principalmente o público não esportivo), mas são usados com restrições. Por exemplo, a marca nominativa é apenas para fins não comerciais. Consiste em letras maiúsculas estilizadas “CLEMSON” com uma impressão de pata de tigre em vez de um “O”. O gráfico se chama Tiger Paw e existe desde 1970. Ele foi criado com base em uma impressão real da pata de um tigre de Bengala.
O que é a Universidade Clemson?
A Clemson University é uma instituição americana de ensino superior localizada em Clemson, Carolina do Sul. Foi inaugurado em 1889 e era originalmente uma faculdade agrícola. Gradualmente, o número de direções cresceu para sete, abrangendo as ciências humanas, sociais, médicas e outras. Agora é uma grande universidade, a proporção de professores e alunos em que é 1:18.
A palavra “UNIVERSIDADE” não está incluída no logotipo principal. Se for usado em versões alternativas, é colocado na parte inferior e escrito em letras menores em intervalos grandes de modo que a segunda linha tenha o mesmo comprimento da primeira. De acordo com as diretrizes de marca, UNIVERSITY pode ser branca, laranja (da marca Clemson Orange) ou roxa (Regalia).
O uso do selo deve ser aprovado pela Presidência da República. É colocado em certificados oficiais e deve ser complementado com a marca registrada ®. Esse elemento de identidade é tradicionalmente redondo. Ele contém um pedestal de três camadas e uma coluna com folhas de palmeira no topo. A faixa ondulada branca lembra as montanhas que são visíveis no horizonte. Ele contrasta com um gradiente roxo-laranja contra um fundo de palmeira estilizada.
O nome do estado americano onde a instituição de ensino está localizada está escrito diretamente sob o pedestal: “SOUTH CAROLINA”. Os designers o dividiram em duas linhas centralizadas e usaram uma fonte sans serif.
A parte central do selo é contornada por uma corrente consistindo de muitos pequenos círculos brancos e colocados em um amplo anel roxo. Ele, por sua vez, contém a inscrição “CLEMSON UNIVERSITY” (na metade superior) e o número “1889” (abaixo). O ano de fundação da universidade está separado do seu nome por duas estrelas de cinco pontas. Isso é seguido por dois anéis finos: branco e laranja. Eles formam o contorno externo do selo.
Logotipo da Clemson Tigers
A Clemson University tem seu próprio departamento de esportes, conhecido como Clemson Tigers. É composto por dezenove equipes do time do colégio que participam da Conferência da Costa Atlântica e competem no nível da Divisão I da NCAA FBS. Eles jogam futebol, basquete, beisebol, golfe, tênis, softball, hóquei em campo, atletismo, remo, natação, mergulho, luta livre, boxe e esgrima. Alguns deles competem em campeonatos nacionais.
O apelido e mascote Tigers foi inventado pelo técnico de futebol Walter Merritt Riggs, que em 1896 conseguiu um emprego no Clemson Agricultural College da Carolina do Sul (um dos antigos nomes da Clemson University). Naquele momento, ele admirou os Tigres de Princeton, o que explica a escolha final do animal.
O departamento de esportes sempre teve logotipos de tigres. Na maioria das vezes, os artistas focavam na cabeça de um predador rosnando e em cores diferentes. Conseguiu visitar o amarelo-preto (em 1928-1934), o laranja-branco (em 1965-1969) e o full-color, intercalado com o preto, o laranja, o branco e o azul (no início dos anos 1970). Houve também um período em que o tigre foi retratado em estilo cartoon, sentado dentro da letra “C” (1951-1964).
Tudo mudou na década de 1970: após a remodelação dos treinadores, a direção chegou à conclusão de que era hora de renovar a imagem. A Henderson Advertising estava envolvida no processo. Seu presidente, Jimmy Henderson, visitou pessoalmente a universidade, conheceu os emblemas do tigre de outras instituições educacionais e recorreu ao Museu de História Nacional de Chicago com um pedido para lhe fornecer uma impressão em gesso de uma pata de tigre de Bengala. Depois disso, ele fotografou a trilha, girando-a cerca de 10 graus.
O logotipo foi desenvolvido por Helen Weaver. O ponto final foi definido pelo designer John George Antonio, que criou o desenho com base no conceito existente. Foi assim que Clemson Tigers obteve sua marca original na forma de uma impressão.
1928 – 1934
Um dos primeiros logotipos do Clemson Tigers viveu até o apelido dos times do colégio. Continha a cabeça laranja-clara de um tigre rosnando, desdobrada na metade do rosto e voltada para a direita. Para simular a cor do animal, os artistas usaram longas linhas pretas. A ilustração parecia irreal porque faltava detalhes. Um nariz embaçado, olhos indistintos e uma boca esquematicamente representada transformavam o emblema esportivo em uma grande mancha laranja.
1951 – 1964
Em 1951, os designers mudaram radicalmente o estilo do logotipo, transformando o formidável predador rosnando em um engraçado personagem de desenho animado. Nesta versão, o tigre sorridente estava sentado dentro de um grande “C” com uma longa cauda pendurada para um lado. Para ficar confortável, o animal antropomórfico dobrou as patas dianteiras sobre o peito e dobrou as patas traseiras na altura dos joelhos. Quanto ao “C”, esta letra representava o nome da Clemson University e foi escrita em negrito, tipo angular com lados truncados.
O laranja adquiriu uma tonalidade escura, quase vermelha. Ele pintou a parte principal do desenho, incluindo o próprio tigre. A paleta foi complementada por uma cor roxa que acentuou os detalhes. Os artistas o usaram para um contorno amplo ao redor do “C” e para várias listras no corpo do animal.
1965 – 1969
Em 1965, os Tigres Clemson reintroduziram o logotipo do tigre rosnando raivoso. Sua cabeça estava voltada para o rosto e consistia de linhas laranja em um fundo branco. Com a ajuda de traços e manchas sólidas, os designers criaram uma ilustração real, onde os olhos, orelhas, sobrancelhas franzidas, nariz enrugado, bigode e boca aberta com os dentes são claramente visíveis. O casaco também foi desenhado, embora não com tantos detalhes: os desenvolvedores se concentraram no mimetismo do predador, querendo transmitir seu humor agressivo.
Sob a cabeça do tigre estava a palavra “CLEMSON”. Ele usa o mesmo tom laranja da parte gráfica do logotipo. E graças à fonte serif retangular, as letras pareciam impressionantes.
1970 – 1976
No início dos anos 1970. times universitários atualizaram o logotipo novamente. A versão redesenhada perdeu o realismo porque os artistas mudaram a rotação da cabeça, reduziram o detalhe e combinaram várias cores. A base da pintura era branca, os contornos eram pretos e os olhos e sombras eram roxos. Para manchas grandes, uma cor laranja foi usada que se espalhou para o topo do nariz, língua, pescoço e metade da orelha.
O nome da universidade também foi modificado. Os designers o tornaram preto e escolheram uma ousada sans serif para as letras. A palavra simples e compreensível “CLEMSON” parecia contrastar com o fundo de um padrão abstrato.
1977 – presente
O logotipo mais famoso do Clemson Tigers é chamado de Tiger Paw. Foi desenvolvido pela Henderson Advertising, contatada por Robert C. Edwards. O chefe da instituição educacional definiu uma tarefa difícil para os especialistas: ele queria que o novo símbolo enfatizasse a imagem de prestígio da universidade e a distinguisse de dezenas de outras faculdades americanas com emblemas “felinos” semelhantes.
Jimmy Henderson foi o primeiro a sugerir o uso da impressão da pata como logotipo. Ele visitou pessoalmente o museu, onde a impressão de que precisava estava guardada, fotografou-a e retratou-a em ângulo. Helen Weaver foi responsável pelo desenvolvimento da ideia original e assumiu a maior parte do trabalho. E John George Antonio incorporou todas as ideias no papel.
Fonte e cores do logotipo
O sinal gráfico Tiger Paw tradicionalmente representa equipes esportivas. Além disso, é usado para fins acadêmicos: os designers o incluíram no logotipo da universidade, substituindo a letra “O” na palavra “CLEMSON” por um ícone. Este símbolo pode ser reconhecido por sua inclinação característica de 10 graus e uma pequena faixa branca na parte inferior que se formou no local da cicatriz.
A marca nominativa e o selo da instituição de ensino apresentam a fonte Goudy Old Style. Distingue-se por linhas contrastantes de largura e serifas pontiagudas alongadas. Todos os logotipos são unidos por uma cor – Clemson Orange (# F56600). É complementado por Regalia roxa (# 522D80), o que torna a marca altamente reconhecível.
Qual é o logotipo da Clemson University?
O logotipo da Clemson University é o seu nome, localizado em duas linhas. As partes superior e inferior diferem em estilo, pois são feitas em fontes diferentes: Clemson - um tipo de letra com serifa, University - um grotesco. Eles também não combinam em cores: a inscrição é laranja na parte superior e roxa na parte inferior. Eles são separados por uma faixa horizontal. O selo mostra uma palmeira cercada pelo nome e ano de fundação da universidade.
O que é o símbolo de Clemson?
O símbolo de Clemson é uma pegada de tigre. Anteriormente, era usado em vez da letra O em um dos logotipos e agora é usado separadamente como um emblema independente.