O Citigroup é a maior instituição financeira, um conglomerado internacional, que data de 1812. Surgiu na primavera de 1998 como resultado da fusão de dois bancos – Citicorp e Travellers Group, de onde recebeu seu nome atual. Hoje, a empresa forma os chamados “quatro grandes” bancos americanos e é a principal distribuidora de títulos. Em 2011, foi classificada como instituição financeira de importância sistêmica.
Significado e história
O que é o Citigroup?
O Citigroup é a maior instituição bancária com sede na cidade de Nova York. Tem mais de 200 milhões de clientes em mais de 160 países ao redor do mundo. É agora o terceiro maior banco dos EUA em investimento multinacional e serviços financeiros, representando as Quatro Grandes. Foi formada em 1998 pela fusão do Citicorp e do Travelers Group, mas em 2002 o último desmembrou-se.
Na verdade, essa estrutura bancária tem uma origem ainda mais antiga, que remonta a 1791. Foi então que foi inaugurado o First Bank dos Estados Unidos, que faliu alguns anos depois. Em 1812, sua filial em Nova York tornou-se independente e foi reorganizada no City Bank of New York.
Em 1865, ele recebeu uma licença de banco nacional e uma autorização de trabalho em nome do Tesouro. Ao contrário de muitos outros serviços financeiros, o novo jogador combinou grandes projetos de investimento com depósitos e operações de varejo, então ele foi um vencedor. Gradualmente, ele mudou para aquisições de concorrentes.
Mais tarde, no século 20, o banco tornou-se um poderoso instrumento financeiro de nível internacional. Recebeu o seu nome, reflectido no emblema, dos “progenitores” – CITIcorp e GRUPO Travellers. No geral, existem cerca de sete logotipos em sua carreira.
1976 – 1980
Citicorp tinha um logotipo monocromático com elementos simples. Ele mostrava o nome completo do banco e um ícone redondo com uma estrela branca de quatro pontas, localizado no canto inferior direito. As letras eram muito próximas umas das outras e quase se fundiam visualmente. A fonte era simples, pertencente à categoria Sans Serif.
1980 – 1998
Após o redesenho, a grafia da palavra “Citicorp” mudou: ficou inclinada. A fonte recebeu elegância e refinamento, e o sinal preto com uma estrela foi reorganizado em uma linha com o nome – no final da palavra.
1993 – 1998
O logotipo do banco Travellers era colorido e original porque apresentava um guarda-chuva vermelho. Ele personificou a proteção dos clientes contra qualquer problema. O guarda-chuva estava no final do título, escrito em fonte serifada.
1998 – 1999
Durante este período, a fusão fatídica do Citicorp com a Travellers Inc. O resultado foi uma organização financeira e bancária chamada Citigroup com um logotipo combinado. O fundo era gradiente azul, o nome era branco, o guarda-chuva era vermelho. Além disso, ele ainda estava no final da inscrição, cobrindo a última letra “P”.
1999 – 2007
Os desenvolvedores mudaram a fonte do logotipo, tornando-o mais fino e leve. Embora as letras não tenham serifas, cortes oblíquos as substituem em alguns lugares – por exemplo, “t” e “p”. As letras são azuis e o guarda-chuva é vermelho brilhante como antes.
2007 – 2011
Um pouco antes, a estilista Paula Scher, da agência Pentagram, propôs sua visão do logotipo corporativo, que foi aprovada pela diretoria do banco. Era “Citi” com um parêntese invertido acima. Em essência, o arco denotava um guarda-chuva, que foi simplificado para um traço curvo para cima. Paula criou seu logotipo em dez minutos em um guardanapo, pelo qual recebeu um milhão e meio de dólares. No período indicado, o texto estava cinza e a barra vermelha.
2011 – presente
Os desenvolvedores devolveram as inscrições à sua cor azul original, sem tocar em nenhum outro detalhe. A marca do Citigroup agora parece exatamente a mesma de 1999, quando foi lançado.
Fonte e cores do logotipo
A identidade do banco sofreu uma séria modificação com base na combinação não apenas de duas instituições financeiras, mas também de seus logotipos. O resultado é uma identificação visual clara: um texto impresso das primeiras quatro letras do nome “Citi” com um arco conectando os dois “i” se fechando o “t”. Ou seja, os autores mantiveram os elementos das duas estruturas anteriores e adicionaram recursos modernos.
Após a formação do novo banco, os designers escolheram a fonte comercial Interstate Regular, desenhada por Tobias Frere-Jones, para seu logotipo. É um sans serif bem lido com um espaço intersimbólico médio e pernas “t” e “p” angulares. Sua contrapartida gratuita é a fonte Blue Highway-Regular.
A paleta do logotipo consiste em cores atraentes: Vermelho máximo (# DB230B) e azul Ateneo (# 003A72). Visualmente, eles estão perfeitamente combinados e destacam-se notavelmente um contra o outro.
O que significa o logotipo do Citi?
O logotipo do Citi significa proteção abrangente contra riscos financeiros para os clientes. Um guarda-chuva vermelho é usado como elemento simbólico. Nos primeiros emblemas, tinha contornos reconhecíveis, e agora é estilizado como um arco invertido, que vira da esquerda i para a direita. Nesse caso, a letra t serve como alça de guarda-chuva. A redução do logotipo ocorreu em 2007: os designers retiraram metade do nome, deixando Citi.
Qual é a fonte do logotipo do Citigroup?
O logotipo do Citigroup usa a fonte Interstate com um 't' modificado que é mais adequado para uma alça de guarda-chuva, pois possui uma extremidade arredondada na parte inferior. Esta forma está em perfeita harmonia com o topo convexo, pois realmente parece um grande guarda-chuva.