O Citibank é a divisão de consumo do Citigroup, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. A organização Citigroup surgiu em 1998, quando a seguradora Travelers Group e a holding bancária Citicorp decidiram se fundir. Mas a história do próprio Citibank é muito mais profunda – em 1812. Foi então que seu antecessor City Bank of New York começou a funcionar.
Significado e história
O banco passou por muitas fusões e consolidações antes de obter o nome e o logotipo atuais. Seu símbolo gráfico mudou com frequência: percorreu um longo caminho de evolução de uma estrela de quatro pontas para um arco vermelho imitando um guarda-chuva. O moderno sistema de branding foi criado por especialistas da agência nova-iorquina Pentagram. Os designers não apenas desenvolveram o logotipo do Citibank, mas também pensaram nos mínimos detalhes como deveriam ser as fachadas e os interiores das agências.
1955 – 1962
Em 1955, o First National Bank of New York e o The National City Bank of New York fundiram-se para formar o First National City Bank of New York. A nova instituição financeira recebeu uma logomarca contendo seu nome. Ele foi dividido em três linhas e escrito em duas fontes diferentes: para o artigo “The” e para as palavras “of New York” foi usado um tipo de letra manuscrita imitando caligrafia, e para a frase “FIRST NATIONAL CITY BANK” uma fonte de alto contraste foi escolhida a fonte com serifas longas e finas.
O emblema à esquerda mostrava duas pessoas: um marinheiro e um caçador. Eles se sentaram ao lado de uma pedra redonda, que foi complementada por um padrão de lâminas de moinho de vento e barris. Nele estava um pássaro de caça. Ao fundo, um veleiro navegava e avistava-se uma floresta. Tudo isso foi colocado em um oval, decorado acima e abaixo com frutas, bagas, legumes e espigas de milho. Na moldura anular estava a inscrição “THE NATIONAL CITY BANK OF NEW YORK”, e sob as pessoas sentadas – “EST. 1812”
1962 – 1965
O nome completo da empresa financeira ocupava a primeira linha, e abaixo dele estava o slogan “O Líder em Bancos Mundiais”. À direita, os designers colocaram um novo emblema na forma de uma grade oval de graus, composta por paralelos e meridianos. Era dividido por uma estrela de quatro pontas em preto e branco, que lembrava agulhas de bússola. Este símbolo dizia que o banco é uma organização internacional e trabalha em todas as direções. A inscrição “FIRST NATIONAL CITY BANK NEW YORK” sem a preposição “of” foi duplicada em um anel de moldura e separada por duas pequenas estrelas de cinco pontas. O oval foi perfurado com uma flecha, cujas extremidades davam para cima e para baixo.
1965 – 1976
Os designers removeram alguns elementos e alteraram a estrutura do logotipo. À esquerda havia um oval com uma grade de graus e uma estrela de quatro pontas. Abaixo estava a palavra “CITICORP”. Esta parte do logotipo foi colocada em uma moldura retangular com cantos arredondados. À direita estava a frase “FIRST NATIONAL CITY BANK”, dividida em duas linhas.
1976 – 2002
Em 1976, a empresa financeira foi nomeada Citibank e um novo logotipo foi criado em 1975 por Anspach Grossman Portugal. Dois funcionários da consultoria de Nova York trabalharam no estilo visual do banco: o designer-chefe Dan Friedman e seu supervisor imediato, o diretor de arte Gene Grossman. Eles simplificaram o emblema existente o máximo possível, tornando a estrela de quatro pontas branca e colocando-a em um oval preto preenchido. O lettering “CITIBANK” foi inspirado na tipografia de Wolfgang Weingart. Os desenvolvedores fizeram todas as letras em negrito e itálico. Ao fazer isso, eles combinaram “N” com “K” – para que tivessem uma linha comum.
2000 – presente
O logotipo atual custou ao Citibank US$ 1,5 milhão. Este é o quanto foi alocado do orçamento total de 10 milhões destinado à renovação da marca pelos designers da Pentagram. Mas aconteceu que Paula Scher, fundadora da agência de Nova York, desenhou o emblema em um guardanapo na primeira reunião com os clientes. Ela não levou mais de dez minutos. Os representantes do Citibank inicialmente se recusaram a pagar 1,5 milhão por esse trabalho, mas tiveram que fazê-lo: o valor do logotipo justificava os custos.
O fato é que o rebranding foi realizado após a fusão do Travelers Group e do Citicorp. Seus executivos queriam que o novo símbolo visual refletisse elementos da identidade de ambas as organizações: o clássico guarda-chuva vermelho Travelers e a primeira metade do nome Citicorp. E tudo tinha que parecer harmonioso, combinado em uma foto. Paula Scher combinou aspectos da identidade das duas empresas: ela representou a palavra “citi” com um arco vermelho no topo. Como resultado, “t” parece uma alça de guarda-chuva. Esse know-how faz parte do logotipo do Citibank, utilizado mundialmente desde 2001.
O guarda-chuva foi herdado pelo banco de um de seus antecessores, o Travelers Group. Agora sua forma curva característica pode ser reconhecida em muitos elementos: por exemplo, em quiosques de ATM ou nos detalhes arquitetônicos das agências. No logotipo, o guarda-chuva é representado por um arco vermelho que substitui os pontos sobre o “i” e forma um arco sobre o “t”. Este é um símbolo da fusão de duas instituições financeiras em uma marca simplificada.
Fonte e cores do logotipo
A primeira metade das letras (“citi”) usa Interstate Regular, um sans serif criado pelo tipógrafo Tobias Frere-Jones e publicado pelo The Font Bureau, Inc. Caracteriza-se por cortes incomuns nas extremidades das letras. Para a segunda parte do nome (“banco”), os designers escolheram exatamente o mesmo tipo de letra, mas menos ousado. A família de fontes Interstate foi desenvolvida durante 1993-1999. Foi baseado na Highway Gothic, projetada para sinais de trânsito na América e na Ásia.
O logotipo do Citibank combina dois elementos multicoloridos: um arco vermelho e uma inscrição em azul escuro. O vermelho é uma homenagem ao emblema do Travelers Group, que apresentava um guarda-chuva nessa cor. O azul faz parte da identidade do Citicorp. Ele foi originalmente incluído no interior das agências e foi herdado pelo Citibank.