O Canadian Imperial Bank of Commerce tem uma reputação de inovação. Em 1964, criou o único Banco Flutuante do país: seu barco navegava ao longo de St. Lawrence River e atracado para fornecer serviços financeiros. Em 1969, a CIBC foi a primeira no Canadá a usar caixas eletrônicos e, em 1970, tornou-se proprietária do Flying Bank: seu jato voava entre sete cidades do noroeste. Ele também foi pioneiro no e-banking seguro para clientes (1996) e instalou o único caixa eletrônico para esquiadores no topo de Whistler Blackcomb (2017).
Significado e história
O que é o CIBC?
CIBC é a abreviatura de Canadian Imperial Bank of Commerce, que está localizado em Toronto, Ontário. Existe desde 1961 como resultado da fusão de duas instituições fundadas no século 19 – o Canadian Bank of Commerce e o Imperial Bank of Canada. Agora, esta instituição bancária opera internacionalmente e atende a mais de 11 milhões de clientes.
Apesar da abordagem criativa aos negócios, o Canadian Imperial Bank of Commerce há muito tempo não consegue otimizar seu estilo visual. Talvez isso tenha sido afetado por sua origem: o CIBC foi criado com base no Banco Canadense de Comércio e no Banco Imperial do Canadá, que surgiu na segunda metade do século 19 e se fundiu em 1961. O dono do IBC pediu a fusão : ele queria evitar uma aquisição estrangeira.
No início, a marca carecia de uma identidade organizada. Cada filial parecia diferente: em algum lugar o nome completo da empresa estava escrito, em algum lugar – apenas uma abreviatura, e em alguns lugares as inscrições “Banco de Comércio” e “Banco Imperial” eram apresentadas. Também não havia consistência nos logotipos e no primeiro emblema da CIBC na década de 1990. estava desatualizado e precisava ser reiniciado. Um sistema de identificação regulamentado apareceu apenas em 2001, com o lançamento de um novo emblema.
1961 – 1966
No início dos anos 1960. a instituição financeira usava um logotipo que consistia em três formas geométricas. Dois quadrantes – um roxo e outro laranja – continham as letras “C” e “I”. Acima havia um triângulo cinza que lembrava o telhado de uma casa pintada. O quadrado e o retângulo pareciam páginas de um caderno quadrado. Eles estavam cobertos por círculos e linhas, como se os designers tivessem se esquecido de apagar as plantas depois de escrever as cartas.
1966 – 1994
Em 1966, o emblema vermelho e marrom foi criado e usado pelos 28 anos seguintes. Consistia em duas divisas – sinais em forma de V invertido. Na verdade, eles eram colchetes angulares, apontados para fora. Eles representavam a vasta rede de agências do Canadian Imperial Bank of Commerce, literalmente de costa a costa. Havia duas pernas entre as divisas, simbolizando estabilidade.
1966 – 1986
Os designers complementaram o ícone abstrato com o nome do banco, que estava escrito na parte inferior em duas linhas. Eles escolheram uma fonte incomum com serifas muito curtas e covinhas nas extremidades das letras. Era o único logotipo preto e branco da CIBC.
1986 – 1994
Em 1986, o símbolo da divisa foi repintado em ouro e colocado dentro de um quadrado cor de vinho. Os desenvolvedores tiveram que encurtar a inscrição “CANADIAN IMPERIAL BANK OF COMMERCE” para uma abreviatura para que ela também se encaixasse em um quadrilátero. A tipografia atualizada incluía uma fonte com serifa nítida. A moldura quadrada dourada completava o emblema.
1994 – 2001
O próximo redesenho ocorreu no contexto da aquisição de 55% das ações do Conselho de Investimentos da TAL. A instituição financeira abandonou pela primeira vez seu símbolo abstrato e o substituiu por outro sinal geométrico – divisas tridimensionais que formavam um diamante. O elemento 3D estava dentro de um pequeno retângulo vermelho escuro, que, por sua vez, ocupava o canto superior direito ao lado da inscrição “CIBC”.
O mais notável foi o primeiro “C”. Era maior do que IBC, apesar do fato de que a abreviatura consistia apenas em letras maiúsculas. Uma linha curva branca dividia o lado semicircular “C” em dois.
2001 – 2003
No início do segundo milênio, o Canadian Imperial Bank of Commerce precisava de um novo sistema de identidade para competir com o Canada Trust, que se fundiu com o TD em 2000 e se renova globalmente. Os proprietários da CIBC queriam encontrar algo atemporal que não estivesse desatualizado mesmo depois de algumas décadas. Este sinal universal era dois arcos (um amarelo e outro branco) – um símbolo de crescimento, progresso e movimento para a frente. Linhas curvas sublinhavam as letras CIBC e com elas estavam dentro de um quadrilátero vermelho escuro.
2003 – 2021
Dois anos após a estreia, o logotipo foi atualizado. Os designers tornaram as cores mais brilhantes e alteraram visivelmente o tom de vermelho. Além disso, eles aumentaram a abreviatura e a moveram para a direita. Para fazer isso, eles tiveram que expandir um pouco o quadrilátero, para que voltasse a ser um quadrado.
Os proprietários do banco procuraram a Ove Brand, agência de design, para saber quais associações estão gerando uma resposta positiva dos consumidores. No final das contas, os clientes responderam positivamente a tudo relacionado ao progresso e ao desenvolvimento. Portanto, a peça central do logotipo da CIBC são dois arcos que transmitem a ideia de crescimento.
O logotipo do Canadian Imperial Bank of Commerce apresenta um tipo de letra serif personalizado vagamente semelhante ao Orbi Bold do ParaType. A cor de base é um tom escuro de vermelho (# B10316). Ele substitui o CIBC Claret (# 9D2235), que estava em uso antes do redesenho. O nome da instituição financeira está escrito em letras amarelas (tom – ouro # FFD500). Esta cor costumava ser mais escura (# FFC724).
2021 – presente
A nova logomarca do banco é a materialização de um portal aberto ao mundo dos desejos de seus clientes. Como a administração da CIBC enfatiza, é também o elo entre o presente e o passado da instituição bancária. O emblema é baseado em uma divisa tirada da insígnia original de 1966. Consiste em dois ponteiros conectados junto com o lado aberto (largo). A tipografia também mudou, tornando-se mais centrada no cliente.
Fonte e cores do logotipo
Após o redesenho, a inscrição no logotipo CIBC recebeu uma fonte radicalmente oposta – simples, aberta, compreensível. Para fazer isso, os desenvolvedores usaram uma fonte cortada com letras maiúsculas planas. A paleta de cores foi transformada de vermelho-branco-amarelo simplesmente em dois tons de vermelho.
Por que a CIBC está mudando seu logotipo?
O banco CIBC mudou seu logotipo para torná-lo mais moderno e amigável ao cliente. Para fazer isso, ele usou o chevron de seu emblema em 1966, conectando dois sinais com um lado largo, e escolheu uma fonte simplificada - par e sem serifa.
Qual é o novo logotipo do CIBC?
Após o redesenho, um losango apareceu no logotipo do CIBC, que significa portal do cliente - uma porta de entrada para o mundo de grandes oportunidades oferecidas pelo banco. É assim que a direção interpreta o novo emblema. O sinal está localizado à direita da inscrição grotesca com letras maiúsculas.
Qual é a cor do CIBC?
Anteriormente, a paleta de cores oficial do logotipo do CIBC incluía vermelho, amarelo e branco. Eles se conheceram em diferentes combinações. Agora, a cor principal do emblema é apenas vermelha. Apresenta-se em tons escuros e claros, que, pelo contraste, formam as faces externa e interna do losango.