No final dos anos 80 do século passado, George Shin, o empresário da Carolina do Norte, juntamente com um grupo de pessoas afins, decidiu devolver o basquete profissional a Charlotte (nos anos 70, havia a equipe da ABA chamada Carolina Cougars). O fato do patrimônio histórico, aliado às altas taxas de crescimento da cidade, permitiu a Shin receber a aprovação de David Stern (Comissário da Associação Nacional de Basquete de 1984 a 2014) para abrir o 24º clube da NBA.
O nome do novo clube foi escolhido por votação entre a população apaixonada e, como resultado, a variante prioritária Charlotte Spirit deu lugar ao nome Hornets. No entanto, no final dos anos 90, a equipe popular no passado estava em profunda crise: a arena não cobria a necessidade de vagas para VIPs e Shin foi acusado de estupro, o que afeta negativamente a atitude para com a equipe em geral. .
Tendo superado todas as dificuldades, o Hornets conseguiu mudar a autorização de residência e se mudar para a Louisiana. No entanto, o Estado Turpentine conseguiu sua equipe muito em breve: o acordo sobre a realocação da equipe anterior previa a possibilidade de criação de um novo clube. Isso foi feito em 2003.
Lembrando a experiência do passado glorioso, a Comissão Regional de Esportes de Charlotte voltou a se referir à imaginação e fantasia dos fãs. Eles sugeriram nomes como os originais Charlotte Shinn Kickers, os únicos Charlotte Carolinas e os nostálgicos Charlotte Cougars. Na lista final foram Dragons, Fly (Carolina do Norte também é conhecida como o Estado do Primeiro Vôo – graças aos irmãos Wright) e, de fato, os Bobcats. A última variante foi identificada como um novo nome. A promessa foi cumprida e, em 2004, o Charlotte Lynx apareceu na liga.
Esse nome foi escolhido não por acidente: a Carolina do Norte, juntamente com o Colorado, lidera em termos do número de linces vermelhos que habitam aqui (cerca de 12 subespécies). Este animal acumula todas as qualidades inerentes ao jogador de basquete perfeito: atletismo, velocidade, destemor de um predador mais forte e excelentes habilidades de caça. As línguas malignas também dizem que a escolha a favor dos Bobcats está diretamente relacionada a Bob Johnson, o dono da equipe.
Segundo o antigo provérbio, nunca há uma nova moda, mas é antiga. Em maio de 2014, dez anos após a aparição da equipe, o Charlotte Bobcats foi surpreendentemente renomeado para Charlotte Hornets.
Após o acordo entre os clubes, toda a história inicial (antes de se mudar para Nova Orleans em 2002) será atribuída à equipe de Charlotte, se a equipe em movimento decidir se livrar do “Hornets” no nome.
Significado e História
O que é Charlotte Hornets?
Este é o nome de uma das trinta franquias da National Basketball Association. Ela joga na Divisão Sudeste e representa a cidade mais populosa da Carolina do Norte. A história do time remonta a 1985, quando George Shinn reuniu um grupo de empresários que liderariam o novo clube de basquete da NBA em Charlotte.
A franquia de expansão, que apareceu em 1988, recebeu o logotipo original imediatamente após a aprovação do nome. Ele foi oferecido durante a competição. A escolha dessa opção se deve não apenas à natureza agressiva do inseto, mas também às declarações históricas de algumas personalidades famosas. Por exemplo, o general Cornwallis já chamou a cidade de Charlotte de “um ninho de vespas rebeldes”. Os moradores provaram a si mesmos durante a Guerra Revolucionária, quando os britânicos eram defensores ferozes e oponentes formidáveis. Portanto, George Shinn, o proprietário do clube, escolheu esse nome. Ao longo dos anos, a equipe teve seis logotipos.
1988 – 1989
Toda a história e glória foram para o time de Charlotte, de acordo com o acordo com o clube que se mudou para Nova Orleans e se livrou do “Hornets” no título. A versão de abertura continha a imagem de uma vespa – um dos representantes do enxame, feroz e impiedoso em relação aos rivais. O inseto está em vôo. As asas escuras estão abertas e uma bola de basquete está presa nas patas dianteiras. O hornet está na frente de um grande “H” branco Atrás deles é um grande “turquesa” C. A palavra “Charlotte” está escrita na parte inferior. Tem uma forma arqueada e é feita em letras maiúsculas.
1989 – 2002
Na temporada de 1989, o logotipo da equipe atualizado foi introduzido. Um inseto alado antropomórfico em luvas e tênis brancos brinca com uma bola de basquete. Pequenos traços ao redor de cada objeto indicam movimento. No rosto da vespa, há um sorriso condescendente e no peito está a letra “H”, sobre a qual a palavra “charlotte” está escrita. O inseto é cercado pelo nome completo do clube e expressa sua prontidão para atacar. Isso é evidenciado por suas antenas elevadas, olhar penetrante, asas abertas e uma picada aguda.
2005 – 2007
Até 2005, o clube não jogava, pois foi evacuado devido ao devastador furacão Katrina. Após a realocação forçada e a renomeação da equipe para Charlotte Bobcats, a gerência aprovou um novo logotipo. Este é um lince rosnando com a cabeça virada para a direita. O autor da imagem é o designer Chris Weiller. Ele introduziu um predador de floresta ruiva com um sorriso agressivo e dentes afiados. Acima, há uma inscrição oblíqua “Bobcats” e ainda mais – a marca “Charlotte”.
2008 – 2012
Em 2008, uma pequena reformulação do logotipo ocorreu. Ele tocou a paleta de cores. Como resultado, as cores ficaram suaves: em vez de vermelho ardente, a laranja apareceu e o azul escuro agora é um pouco mais claro.
2013 – 2014
As experiências com cores continuaram em 2013, quando os desenvolvedores removeram o laranja do logotipo e o substituíram pelo cinza. Por outro lado, a parte do texto ficou laranja: diz a palavra “Charlotte”, que os designers adicionaram ao contexto geral, colocando-a em molduras. A segunda parte do nome está em branco.
2015 – presente
No final de 2014, a equipe retornou ao seu nome original “Hornets”, então eles mudaram para sua imagem de estréia usando o formidável hornet. Sua versão atual está localizada no perfil e é mostrada na frente da frase “Charlotte Hornets”. O inseto tem asas brancas abertas em voo, um olhar penetrante e uma picada aguda. Ele apertou a palavra “Charlotte” com a parte superior das pernas. Uma bola de basquete substitui a parte inferior do corpo.
Fonte e cores do logotipo
Devido a movimentos frequentes, o clube mudou seu logotipo várias vezes, seguindo o próximo nome. Em particular, eles foram baseados em duas imagens – uma vespa e um lince. O último é um inseto agressivo com uma picada poderosa.
Em estações diferentes, o tipo de letra do logotipo tinha um tipo diferente de ortografia. O emblema do Charlotte Hornets usa letras serif alongadas desde o início. No logotipo do Charlotte Bobcats, os símbolos, pelo contrário, são cortados, grotescos.
A paleta oficial da equipe é turquesa, marinha e branca. Algumas versões também contêm vermelho, laranja e cinza.
Os Hornets mudaram seu logotipo?
Sim, a equipe do Charlotte Hornets conseguiu um novo logotipo, mas isso aconteceu há cerca de 10 anos. Desde então, nenhuma alteração foi feita nele, porque o design acabou sendo um grande sucesso: uma vespa com uma picada afiada parece perigosa e majestosa.
Quando Charlotte Hornets mudou o logotipo?
Este clube esportivo mudou seu logotipo pela última vez em 2014 devido a uma mudança de marca, já que era anteriormente chamado de Charlotte Bobcats. Na verdade, a equipe, formada em 2004, recebeu a identidade e a história do Charlotte Hornets original, que existiu de 1988 a 2002 até que se mudaram para New Orleans.
Michael Jordan é dono do Charlotte Hornets?
Sim, Michael Jordan é um dos proprietários dessa franquia esportiva. Ele possui a maioria das ações da Charlotte Hornets. Ele comprou a propriedade em 2010.
Quem desenhou o logotipo do Charlotte Hornets?
Em preparação para o rebranding da franquia de esportes, o grupo Nike Brand Jordan recorreu ao designer Darrin Crescenzi para projetar um novo logotipo para o Charlotte Hornets. Ele contou com a ajuda de especialistas da Rare Design e com eles criou muitos emblemas, incluindo uma versão que reflete a estética de Jordan e o espírito de equipe dos Hornets.