Refletir os valores centrais da estrutura financeira tornou-se uma importante visualização do banco espanhol. Qualidade, confiança, compromisso social e a missão de promover o bem-estar financeiro dos moradores e o desenvolvimento da região são simbolizados pelo logotipo do CaixaBank.
CaixaBank é um dos maiores bancos espanhóis com escritório em Barcelona. A história da instituição não é muito longa, mas a política de atendimento tem contribuído para o rápido crescimento da popularidade dos serviços bancários entre a população.
Significado e história
O CaixaBank foi criado em 2011 na sequência da reorganização do Pension Bank de Barcelona Caja de Ahorros e Pensiones de Barcelona (La Caixa). Para fins representativos e institucionais, foi escolhido o nome CaixaBank, lançado em 1º de julho. Os banqueiros chamaram sua missão de contribuir para o bem-estar financeiro dos habitantes da Catalunha, o desenvolvimento da região, o progresso de toda a sociedade. Os valores fundamentais são qualidade, confiança e compromisso social.
Para 2020, os activos ascendem a mais de 500 mil milhões de euros, foi criado um banco móvel que funciona através da aplicação ImaginBank, o banco tem mais de 6 mil balcões, 9,5 mil ATMs, 32 mil funcionários, o número de clientes aproxima-se dos 15 milhões.
Durante a existência da instituição, a logomarca mudou diversas vezes. A história anterior do banco chamado La Caixa até a década de 70 do século passado não tinha um logotipo específico, ela usava o nome e o selo com a palavra “Caixa”.
Em 1979, a diretoria de La Caixa decidiu criar um logotipo de pleno direito, para o qual atraiu a agência de design Landor & Associates, e eles – o famoso artista catalão Joan Miró, que na época vivia nas Ilhas Bolear.
Foi proposto tomar uma estrela de oito pontas como base para evitar insinuações religiosas e políticas, e o esquema de cores deveria incluir vermelho e amarelo, simbolizando as bandeiras da Espanha e das Ilhas Bolear.
Miro experimentou por muito tempo e em 1980 propôs sua própria versão, escolhendo uma estrela de cinco pontas, mas dando-lhe a imagem viva de uma estrela do mar. Ele fez um logotipo em tapeçaria, que os donos do banco gostaram tanto que foi imediatamente pendurado na parede da matriz, e todos os cartões de visita foram imediatamente reimpressos com o acréscimo do emblema.
A base do logotipo é um retângulo laranja profundo que simboliza as terras catalãs, que têm essa cor. À esquerda – uma estrela azul brilhante em uma moldura branca e fina, ao lado dela há dois círculos-bolhas. O nome CaixaBank está em letras pretas com orla branca, é enfatizado por uma faixa em todo o comprimento, que simboliza estabilidade e confiabilidade.
Em 2018, foi criada mais uma versão da logomarca, que é usada nos crachás dos funcionários e em aplicativos mobile.
É um retângulo quase branco (com um leve tom azulado). A estrela com círculos está localizada no topo, eles são sublinhados por uma faixa preta fina, e abaixo dela está o nome do CaixaBank, para aplicações – a inscrição é assim: “la Caixa“
1976 – 1982
Quando a instituição bancária foi renomeada e recebeu o nome de la Caixa, ela adotou um novo logotipo. É o mais prático e informativo possível, pois contém apenas o texto com o nome da instituição financeira. Na preposição, todas as letras são minúsculas, na palavra principal existe uma maiúscula. Os contornos são arredondados. A inscrição é feita em negrito e colocada entre aspas em ambos os lados.
1982 – 2011
O próximo emblema é repleto de chique e originalidade. Para atrair a atenção dos clientes e aumentar sua popularidade, o banco mudou sua identidade. Ele escolheu o tema da recreação, enfatizando que cada cliente pode desfrutar com segurança do charme do mar enquanto o banco está aberto. Os designers transmitiram a serenidade da estrela azul com cinco raios. E também em dois pontos multicoloridos próximos a ele – um grande vermelho e um pequeno arenoso, como se fossem pedras aquecidas pelo sol tropical. Negrito agora é usado em vez de negrito. A forma das aspas também mudou – elas se tornaram alongadas.
2011 – presente
Como resultado do rebranding, o nome do banco mudou, então era lógico mudar o logotipo. Embora a inscrição permanecesse com um sublinhado, as citações desapareceram. A palavra “CaixaBank” consiste em duas hastes e é escrita em conjunto. À esquerda dela, uma estrela do mar de cinco pontas de forma irregular e duas pedras nuas brilhantes ainda são visíveis. Eles falam sobre a proximidade da margem com o mar, porque as terras espanholas são cercadas por uma costa quente.
Fonte e cores do logotipo
No processo de evolução do logotipo, foi como se ocorresse um súbito “fracasso”: em vez de um emblema semioficial estrito, surgiu um sinal amigável e otimista. Uma abordagem inteligente da identidade equilibrou o estilo estrito da organização bancária, aproximou os clientes e inspirou confiança. Os desenvolvedores também modernizaram a parte do texto: gradualmente mudou de ousado para elegante e discreto.
Para o logotipo atualizado, a administração aprovou a fonte Weiss, que está mais leve do que antes. Devido aos símbolos sutis, está em grande harmonia com o ícone. A inscrição é contínua, em minúsculas com duas letras maiúsculas – “C” e “B”.
A cor azul foi escolhida porque se destaca muito bem em qualquer fundo e também denota a simpatia pelo cliente e inspira confiança. Em sua imagem, a estrela também lembra a estatueta de um homem jogando moedas em um cofrinho. Isso sugere que o dinheiro depositado no banco estará seguro.
Nos anos seguintes, o logotipo mudou na cor de fundo – era preto, vermelho, amarelo, mas a estrela e as moedas permanecem inalteradas até hoje.