Nos Estados Unidos, existem tantas grandes equipes com uma história gloriosa e tradições de longa data. No entanto, o Boston Red Sox parece ser o mais incrível e enigmático.
O Boston Red Sox é um time de beisebol residente em Boston (Massachusetts). Foi fundada em 1901. Em 2021, a equipe comemorará 120 anos de sua carreira esportiva. Atualmente, o clube compete na divisão Leste da Liga Americana. Inicialmente, a equipe recebeu o nome “Boston Americans”. Após a temporada de 1907, o dono da equipe, John Taylor, decidiu mudar para “Red Sox”.
Desde 1912, o Fenway Park, localizado em Boston, é o estádio do Red Sox. É o estádio mais antigo que hospeda jogadores da Major League Baseball. É capaz de acomodar pelo menos 40.000 fãs. O Fenway Park se tornou extremamente famoso pelo Monstro Verde, com onze metros de altura no campo esquerdo. Um novo centro de treinamento para o Red Sox está atualmente em construção. Os funcionários anunciaram que o nome seria Jet Blue Park e que muitas características arquitetônicas e tecnológicas do novo estádio seriam retiradas do Fenway Park, incluindo o Monstro Verde.
Todo cidadão americano sabe que o Boston Red Sox é um grande perdedor de beisebol e a franquia mais famosa. O nome do clube está associado a bilhões de anedotas, piadas, superstições e lendas. Os infortúnios começaram em 1919. Antes disso, o Red Sox havia sido, sem dúvida, um dos times mais bem-sucedidos, vencendo as World Series em 1903, 1912, 1915, 1916 e 1918. No entanto, em 1919, sérios problemas financeiros obrigaram os proprietários do clube a vender Babe Ruth, sua maior estrela e um dos jogadores de beisebol mais importantes de todos os tempos. Ele foi vendido ao New York Yankees, os rivais mais ferozes de Boston.
A notória venda de Babe Ruth mudou drasticamente a sorte da equipe e levou à superstição conhecida como a Maldição do Bambino (Bambino era um dos apelidos de Ruth). De fato, o New York Yankees obteve muito sucesso depois de adquiri-lo: venceu 26 campeonatos mundiais e 39 galhardetes da Liga Americana, ambos recordes mundiais. Para o Red Sox, foi seguido por um período de 86 anos em que a equipe não poderia vencer nenhuma das World Series. A equipe chegou à World Series em 1946, 1967, 1975 e 1986, mas perdeu para o St. Louis Cardinals (2 vezes), Cincinnati Reds e New York, respectivamente. A constante perda do Boston Red Sox nos jogos decisivos se tornou um assunto acalorado de inúmeras piadas.
Em 2004, a Maldição do Bambino foi quebrada. O clube não era mais um perdedor amável desde que começou a jogar como o campeão invejado. Nesse ano, o Red Sox venceu uma temporada movimentada da AL Series contra o New York Yankees e varreu o St. Louis Cardinals na World Series. Em 2007, o Red Sox se tornou campeão mundial novamente, varrendo o Colorado Rockies em quatro jogos.
Depois de vencer o galhardete da Liga Americana de 2013, o Red Sox conseguiu o direito de jogar na World Series contra o St. Louis Cardinals. Os Bostonians venceram a World Series de quatro a dois.
Em 28 de outubro de 2018, a equipe venceu o Los Angeles Dodgers no quinto jogo e conquistou o nono título da World Series, a série decisiva da Major League Baseball (MLB).
O famoso escritor de terror Stephen King é um fã incrivelmente leal da franquia. Ele geralmente participa dos jogos em casa e fora do time e ocasionalmente menciona o time em seus inúmeros romances. Escrito em 2004, “Faithful” é uma crônica dedicada ao maior retorno do Boston Red Sox de todos os tempos no esporte e seu primeiro campeonato em oitenta e seis anos.
O hino do Red Sox é a música “Sweet Caroline” de Neil Diamond.
Significado e História
Esse emblema é muito comentado, e a equipe é considerada lendária, apesar de várias temporadas sem sucesso. Embora o atributo representado no logotipo não possa de forma alguma ser chamado de beisebol, ele ainda transmite a excentricidade do clube, que agrada aos fãs com um jogo bonito. Pela primeira vez, uma única meia icônica apareceu em símbolos oficiais em 1908 e uma versão emparelhada foi aprovada em 1924. Desde então, as meias continuam sendo uma característica permanente, sendo substituídas apenas duas vezes. E isso não é muito quando você considera que a franquia tinha nove versões de identidade individual.
1901 – 1907
Originalmente, a equipe era formada por americanos de Boston com um logotipo simples de apenas “B” e “A” em letras inglesas azuis. O primeiro logotipo durou 6 anos.
1908
ou apenas um ano, o recém-nomeado Boston Red Sox apresentou a primeira peça de meias ao logotipo. Era uma única meia vermelha com a marca de palavras de Boston escrita em branco.
1909 – 1911
Estava de volta ao período básico. Após a breve aparição da meia vermelha, o logotipo passou para uma simples “Boston” em vermelho.
1912 – 1923
Nos 11 anos seguintes, o emblema foi mudado de “Boston” para “Red Sox” em um estilo muito familiar. Vermelho ainda era a cor principal.
1924 – 1960
Em 1924, a franquia introduziu o logotipo mais antigo da história do Boston Red Sox. O par proeminente de meias vermelhas penduradas fez dele um dos logotipos mais interessantes de seu tempo.
1961 – 1969
Em 1961, as meias penduradas foram atualizadas e foram colocadas dentro de uma grande bola de beisebol branca. O beisebol em si é aparado com duas costuras em vermelho e azul marinho. Além disso, as meias pareciam mais arrumadas e realistas com dedos brancos e abas de salto.
1970 – 1975
O próximo logotipo apresentou pequenas alterações nas cores e na imagem dos pontos de beisebol e vermelho. As meias vermelhas ainda eram o logotipo principal do Boston Red Sox.
1976 – 2008
Apresentado em 1976, o oitavo logotipo do clube Red Sox durou mais tempo, por 32 anos. Foi uma atualização estendida do logotipo anterior. No meio de um círculo vermelho e branco, havia uma bola de beisebol e um par de meias vermelhas. Caso você tenha esquecido o nome da equipe, o logotipo “Circle Sox” o adicionava do lado de fora. O nome azul da cidade de Boston estava localizado acima, enquanto “Red Sox” escrito em vermelho com um contorno azul foi colocado abaixo. Poderia ter sido um emblema sortudo do Boston Red Sox, pois quebrou a maldita fama!
2009 – presente
A versão moderna foi adotada em 2009 e não mudou desde então. Ele apresenta um par de meias “em pé”. Além disso, todos os outros detalhes foram removidos: não há inscrições, linhas, círculos, bolas de beisebol, monogramas – em geral, nada parecido com o que aconteceu antes. Mas a paleta de cores, pelo contrário, é preservada. As meias vermelhas têm marcas brancas nos calcanhares e dedos dos pés. Linhas de luz também estão presentes no elástico. O fato é que, ao longo dos muitos anos de sua existência, o logotipo do Boston Red Sox se tornou tão icônico que não precisa de acréscimos – é reconhecido de qualquer maneira.
Fonte e cores do logotipo
A imagem usada no logotipo reflete diretamente o nome da equipe. Além disso, apesar da semelhança externa, o elemento principal difere de outras versões. Em 1908, era solteiro, em 1924 – com pequenos golpes, em 1961 e 1970 – com grandes formas geométricas e no fundo de uma bola de beisebol, em 1976 – na forma de uma estampa tradicional, atual – minimalista. Ao mesmo tempo, a posição das meias nunca mudou: elas sempre foram como as vemos agora.
A parte do texto do emblema estava no início e de 1976 a 2008. O resto do tempo, os gráficos prevaleceram. O tipo de letra usado no início consistia em letras cortadas com lados cortados – eles tinham os cantos cortados. Uma versão posterior apresenta uma letra maiúscula complementada com serifas. O Red Sox também teve um pico no meio, o que tornou a inscrição única – no estilo inglês antigo.
A paleta fala por si – as meias são vermelhas. Além disso, as cores oficiais da equipe incluem branco e azul marinho. O primeiro ainda está no logotipo e o segundo aparece periodicamente.