O BNP Paribas é uma das instituições financeiras mais influentes e confiáveis do mundo. Possui filiais e bancos regionais fora de seu país de origem, a França, e está representada em 72 países sob várias marcas subsidiárias. Algumas das ações do conglomerado são detidas por funcionários e pequenos investidores, enquanto a maior parte é detida por investidores institucionais.
Significado e história
O grupo BNP Paribas surgiu em 2000, mas é difícil chamá-lo de jovem, pois incluía dois bancos com 150 anos de história. Ambos surgiram como resultado da fusão de outras estruturas que se propunham objetivos diferentes. A fusão final do BNP e da Paribas permitiu-lhes reforçar a sua presença no mercado internacional. Além disso, os líderes mantiveram os nomes de duas instituições financeiras ao mesmo tempo, o que indica respeito por suas tradições.
Mas a identidade corporativa original não pôde ser salva: o novo grupo precisava de algo revolucionário que pudesse distingui-lo de seus concorrentes. Portanto, o famoso emblema do BNP com a letra “B” circundada por pontos verdes é coisa do passado. O projeto moderno recebeu o mesmo logotipo moderno que ele mesmo. Apesar de um pouco de experimentação com o design, o conceito original não mudou.
2000 – 2007
Em 2000, surgiu um conglomerado financeiro, que hoje lidera os “Quatro Grandes” dos bancos franceses. Ao mesmo tempo, os clientes puderam ver a sua primeira marca nominativa com a inscrição a preto “BNP PARIBAS”. As letras estavam mais baixas do que agora, o que as fazia parecer um pouco achatadas. O tipo simples e negrito sem serifa parecia sólido e se encaixava perfeitamente em um conglomerado financeiro.
À esquerda, os artistas representaram cinco estrelas verdes. Eles subiram, contornando a palavra “BNP”, e se transformaram em pássaros voando. Posteriormente, esse elemento se tornou o principal símbolo distintivo do grupo.
2007 – 2009
O redesenho trouxe algumas pequenas mudanças em termos de composição. Os designers do logotipo ajustaram as proporções das letras, de modo que as letras não parecessem mais alongadas de forma não natural. O vôo livre das estrelas limitava-se a um quadrado verde e elas próprias ficavam brancas. Por conta disso, o sinal gráfico deslocou-se para a esquerda e foi percebido separadamente do texto.
2009 – presente
Em 2009, os designers redesenharam a imagem para torná-la tridimensional. O volume vem de um gradiente linear claro na parte superior das caixas quadradas e escuras nas bordas. O efeito 3D foi a única mudança no design do logotipo do BNP Paribas, pois as letras permaneceram intactas.
As estrelas se movem para cima em uma trajetória dinâmica e se tornam pássaros abstratos. As formas geométricas de cinco pontas alinhadas em círculo simbolizam a bandeira da União Europeia. Além disso, as estrelas servem como marcos porque sua posição no céu oferece aos viajantes o caminho certo. E os pássaros em que se transformam, indicam a vontade dos colaboradores do BNP Paribas em acompanhar os clientes em qualquer empreendimento.
Fonte e cores do logotipo
A fonte usada para o nome do conglomerado financeiro pertence à categoria grotesca. Esta é a Genua Sans Bold, criada em 2017 por Sergej Lebedev. É caracterizada por curvas suaves, espessura de linha irregular e lacunas na junção de alguns traços.
A cor verde do quadrado implica uma atitude responsável para com o meio ambiente, simboliza esperança e atrai dinheiro. Devido ao gradiente, é apresentado em vários tons de uma vez: Bangladesh Green (# 007348), Spanish Viridian (# 008755), Medium Sea Green (# 39A87B), Green Sheen (# 6ABB97) e Eton Blue (# 8BC8AA). A inscrição, por sua vez, é totalmente preta.