Black Lives Matter Logo

Black Lives Matter Logo

Black Lives Matter é um movimento mundial apoiado por muitas organizações, grupos de pessoas e indivíduos. Na verdade, este é seu nome e seu slogan, e até mesmo uma demanda política. O processo não é localizado – é de natureza internacional, embora tenha se originado nos Estados Unidos como um desacordo com a absolvição de George Zimmerman, que atirou no adolescente afro-americano Trayvon Martin no início de 2012. A oposição começou no verão de 2013 e foi apoiada pela hashtag #BlackLivesMatter, que se tornou o lema contra a violência e o racismo. Em particular, visa apoiar os negros.

Significado e história

Black Lives Matter Logo Historia

Expressões de insatisfação com a ação policial e impunidade inicialmente se espalharam para os protestos locais. Mas a cada novo caso de morte violenta de representantes da raça negra, ela adquiria um caráter cada vez mais extenso e ia além de uma rua – cobria cidades. Por exemplo, outra parte das razões do protesto foi acrescentada após as mortes de Michael Brown, de Ferguson, Missouri, e Eric Garner, de Nova York, que também morreram tragicamente em decorrência de má conduta policial.

Então, o processo se espalhou e se tornou um protesto contra todas as mortes de afro-americanos que perderam suas vidas nas mãos da polícia, independentemente de onde e quando isso aconteceu. A ação se tornou tão influente e relevante que, em 2015, ativistas do movimento de protesto participaram das eleições presidenciais de 2016.

Vários representantes da ação (Opal Tometi, Patrisse Cullors, Alicia Garza) desenvolveram uma hashtag, que se tornou um emblema global, e a lançou para as massas. Eles expandiram o projeto local para o nível nacional, criando mais de 30 capítulos locais em 2014-2016. Foram essas pessoas que fizeram do Black Lives Matter um protesto descentralizado, uma rede de ativistas sem hierarquia formal.

Uma nova onda de indignação e reconhecimento generalizado do logotipo veio em 2020, quando outro caso de violência foi registrado – o assassinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin de Minneapolis. Então, de acordo com várias estimativas, de 15 milhões a 26 milhões de pessoas participaram de protestos contra o bullying de negros. O movimento hoje faz muitas reivindicações e representa um grande número de opiniões, mas todas elas dizem respeito principalmente à reforma do direito penal e à justiça para a justiça racial. O que os une é um logotipo de protesto impressionante derivado de uma hashtag. Atualmente existe em várias versões.

Black Lives Matter Simbolo

O logotipo original consiste em um quadrado amarelo brilhante no qual a proclamação “Black Lives Matter” está escrita em três linhas. As linhas são alinhadas à esquerda para facilitar a leitura das palavras, uma vez que, de acordo com as regras gramaticais, o texto em inglês é lido da esquerda para a direita. A inscrição superior é feita em letras pretas, a do meio – em branco sobre um retângulo preto (foi usado para realçar o contraste). A fonte é uniforme, cortada, estrita, com símbolos estendidos para cima. Ao mesmo tempo, o espaço entre letras é mínimo, o que não afeta a legibilidade da chamada. Pelo contrário, graças à cor amarela neon, as palavras chamam imediatamente a atenção.

Existe outra versão do logotipo do texto. É feito em preto e branco para enfatizar a unidade dos negros e brancos. É baseado em um retângulo com bordas suaves e cantos claros. No centro (nenhum alinhamento à esquerda é usado aqui) está o conhecido lema de demanda criado e divulgado por Opal Tometi, Patrisse Cullors e Alicia Garza. Também ocupa três linhas: na parte superior há uma palavra branca “Preto”, no meio – preto “Vidas” em um retângulo estreito claro, na parte inferior – branco “Matéria”. A fonte, neste caso, é considerada de forma diferente: squat, wide, sans serif. Mas as cartas também são próximas, demonstrando a solidariedade dos manifestantes.

A terceira versão do logotipo é uma imagem espelhada do texto do primeiro logotipo. Nele, a palavra “Black” é pintada de branco e colocada sobre um fundo preto, como a inscrição “Matter” na parte inferior. O lugar central é ocupado pela palavra “Vidas”. É totalmente preto e com uma faixa branca. O texto está em uma moldura branca e fina.

Além da expressão verbal de protesto, o movimento mundial usa uma placa desenhada. Esta é uma mão esquerda levantada, que está cerrada em um punho fechado. Simboliza muito: unidade, ameaça, aviso, sinal para ação. A imagem está em preto com fundo branco. Abaixo, o slogan “Black Lives Matter” está escrito em letras minúsculas. Leva uma linha. O punho é desenhado em um estilo geométrico, como evidenciado pelas linhas retas, cantos claros, retângulos e trapézios dos quais é montado.

Fonte e cores do logotipo

Black Lives Matter Emblema

A equipe criativa do estúdio de publicidade DDB San Francisco transformou “Black Lives Matter” na fonte oficial. Era baseado em uma fonte grotesca chamada Anton – em negrito, até, com ângulos retos. Foi escolhido porque é semelhante ao Impact e é gratuito.

A paleta de cores do movimento é monocromática. No primeiro caso, consiste em amarelo e preto, em todos os outros – em branco e preto, como reflexo da unidade entre representantes de diferentes raças.