Bitcoin é um sistema de pagamento ponto a ponto, bem como sua unidade de pagamento virtual. Eles apareceram em 2009 no Japão, sendo criados do zero por Satoshi Nakamoto.
Significado e história
O que é bitcoin?
Bitcoin é uma criptomoeda ponto a ponto, bem como um sistema de pagamento descentralizado que usa essa unidade monetária. Foi introduzido em 2008 por um indivíduo desconhecido (ou grupo de indivíduos) sob o nome de Satoshi Nakamoto, e foi lançado em circulação em 2009. Bitcoins são obtidos por mineração ou por meio de uma troca peer-to-peer sem a participação de intermediários.
Comparado a outras criptomoedas, o bitcoin é o mais procurado e difundido. Hoje ele está incluído nos padrões Unicode com seu próprio número exclusivo e está incluído no logotipo original, que é combinado em duas partes: texto (nome do sistema) e gráfico (símbolo BTC).
Mas antes de se tornarem a base de um emblema autêntico, eles passaram por várias modificações separadamente. Por exemplo, no início, a designação da unidade de conta lembrava o baht tailandês – a letra maiúscula “B”, cruzada verticalmente com uma linha. No entanto, com o tempo, quando a comunidade percebeu que se tratava de uma criptomoeda estável e confiável, seu sinal começou a se parecer com um “B” com duas linhas verticais – como um dólar. Também em uso estavam apenas as letras “BC” – abreviação de “bitcoin”.
Fonte e cores do logotipo
Quando o projeto começou a ganhar popularidade e se tornou um sucesso, a necessidade de seus próprios símbolos tornou-se mais aguda. Além disso, era necessário retratar algo que não é semelhante a nenhum dos sistemas virtuais concorrentes. Foi então que Satoshi Nakamoto apresentou a primeira versão do logo ao mundo. Em fevereiro de 2010, ele publicou o desenvolvimento no BitcoinTalk e sugeriu que 1 bitcoin corresponde a 100 milhões de satoshi. Em seguida, os visitantes do fórum expressaram suas suposições sobre isso.
Como resultado, os participantes da discussão chegaram a uma opinião coletiva: a marca deve atender a determinados critérios que não permitirão que fraudadores a copiem e duplicem. No início, a estrutura básica do emblema BTC consistia em três elementos: um retângulo, um pequeno círculo e uma linha curva. Mais tarde, Nakamoto corrigiu o símbolo oficial adicionando dois traços verticais – traços na parte superior e inferior. A versão atual foi criada pela Bitboy.
O sinal numérico para o bloco “B” é o número oito (8). Um par de linhas na parte superior e inferior da letra maiúscula deve ser associado ao dólar. Mas se você olhar com atenção, você notará que o traço no crachá está incompleto e difere do do dólar. Isso faz com que o gráfico pareça que “B” está sobreposto a “$” e se sobrepõe a ele. Essa técnica tem uma interpretação especial: é hora de descartar a moeda antiga e substituí-la por uma nova – bitcoins.
A inscrição “bitcoin” na parte do texto é oblíqua, executada em letras minúsculas. O fonte é elegante, sem serifa. Os símbolos “i” têm a mesma altura que “t”, que tem metade do traço horizontal cortado. Os topos “b” e “t” são cortados em ângulo para a esquerda e as pontas pontiagudas estão à direita. As tentativas iniciais de incorporar a marca distintiva BTC no sistema Unicode falharam. Mas no final de 2015, o bitcoin foi oficialmente registrado e recebeu seu símbolo.
Uma paleta de criptomoedas consiste em uma combinação de várias cores. A inscrição pode ser na cor branca ou cinza, a designação da unidade de conta virtual – somente em branco, a moeda – em laranja, o fundo – em preto ou branco. A gama amarelo-laranja é percebida com naturalidade, pois está associada ao brilho do ouro.
Quem é o dono do logotipo do Bitcoin?
O logotipo Bitcoin pertence apenas ao sistema de pagamento com o mesmo nome. Seu proprietário real é Satoshi Nakamoto, o criador da criptomoeda. Mas como ele desenhou o emblema para todos, ele não tem um dono real. Também é “descentralizado” e é usado para o site e para a moeda.
Qual é o símbolo do Bitcoin?
Nos primeiros anos de existência do bitcoin, seu símbolo era a abreviatura BC, criada a partir de duas bases: bit (uma unidade de medida da quantidade de informação digital) e coin (nota, moeda). Em seguida, um único símbolo B apareceu com dois traços curtos na parte superior e inferior, como uma linha vertical de dólar - $. Na bolsa, essa criptomoeda é negociada sob o código BTC. Há também uma variante XBT.
Quem projetou o logotipo do Bitcoin?
Os desenvolvedores do logotipo do Bitcoin são duas pessoas. Satoshi Nakamoto (o criador desta criptomoeda) apresentou a primeira opção, inventada por ele em 2008. Mais tarde, foi aprimorado por um entusiasta do Bitboy e trazido para o padrão que é usado hoje.
Por que o logotipo do Bitcoin é laranja?
O design do logotipo moderno do Bitcoin foi criado por um membro de um fórum de entusiastas de criptomoedas, que foi procurado por Satoshi Nakamoto, o criador dessa moeda digital. Um estranho sob o apelido de Bitboy se inspirou no logotipo da MasterCard e usou um círculo laranja por analogia com ele. Essa paleta é considerada marketing. De acordo com o código hexadecimal é #F6911D, de acordo com o sistema Pantone é 1495 C.