O grupo bancário global BBVA foi formado na Espanha em 1857 e depois expandido para outros países. Ela agora possui milhares de subsidiárias em todo o mundo, incluindo vários escritórios nos Estados Unidos, América do Sul e México. O modelo de negócios da organização é baseado na educação financeira dos clientes e na introdução de novas tecnologias. Ela apóia a cultura, a pesquisa científica e se posiciona como uma consultora internacional em economia digital.
Significado e história
Não faz muito tempo, a empresa realizou um rebranding, modernizando o logotipo e fundindo suas filiais sob o nome “BBVA”. A nova identidade deveria refletir a unidade de todas as partes do grupo. Ela também teve que mostrar a transformação do banco, que estava em constante evolução, mas não mudou sua imagem por 19 anos. No passado, o redesenho ocorria com muito mais frequência e estava associado a uma mudança na estrutura de uma instituição financeira ou à busca de um estilo individual.
1857 – 1981
Em 1857, foi fundado o Banco de Bilbao, que leva o nome de sua cidade natal. É um dos dois predecessores do moderno BBVA. Seu emblema consistia em um monograma “BB” dentro do ringue e era complementado pela marca nominativa “BANCO DE BILBAO”. Todas as letras, exceto “O”, tinham serifas curtas e acentuadas. A fonte fina estava de acordo com a tradição romana, e o esquema de cores em preto e branco estava de acordo com a tipografia do século XIX.
1981 – 1988
Nos anos 1980. O Banco de Bilbao aprovou o logotipo com um retângulo azul como fundo do lettering. O monograma foi movido para a esquerda e permanece dentro do círculo escuro. O nome da instituição financeira era branco e as letras “BB” ficaram azuis.
1988
Em 1988, o Banco de Bilbao decidiu fundir-se com outro banco espanhol – o Banco de Vizcaya. Quando o acordo de fusão foi assinado, o recém-formado Banco Bilbao Vizcaya usava um logotipo retangular com seu nome e a abreviatura “BBV” após o grande ponto. Todas as letras eram em negrito Futura Condensed sans serif. O esquema de cores lembra a paleta do logotipo do Banco de Bilbao, com texto branco sobre fundo azul escuro.
1989 – 2000
O processo de fusão foi concluído em 1989. Paralelamente, ocorreu o registo oficial da marca BBV e a alteração da sua identidade. Desenhado por especialistas da Artime, Nebot & Capell. Eles substituíram o retângulo por um quadrado e o colocaram no topo, e dentro colocaram a abreviatura “BBV” e um arco de quatro estrelas brancas de cinco pontas. Sob o retângulo, havia uma inscrição azul “BANCO BILBAO VIZCAYA”. A fonte era desproporcional: as letras consistiam em linhas de espessura variável.
2000 – 2019
Após a fusão do BBV com o banco público Argentaria, foi constituída uma instituição financeira denominada Banco Bilbao Vizcaya Argentaria. Seu logotipo era muito mais simples do que seu antecessor: continha apenas as letras azuis “BBVA”. Eles usaram a mesma fonte que costumava escrever a abreviatura no quadrado.
2019 – presente
A marca precisava de um reboot, principalmente após a mudança de liderança em 2019. O novo presidente de Carlos Torres contratou a prestigiosa consultoria Landor, e especialistas, junto com sua própria equipe do BBVA (50 designers de diferentes países), começaram a desenvolver um moderno imagem corporativa. Representantes das agências DDB e BBVA Creative participaram do processo. As buscas criativas, uma pesquisa com 5.000 pessoas e a criação de uma identidade corporativa levaram quatro meses.
O reposicionamento do grupo bancário ocorreu a nível estrutural: todas as sucursais, com excepção da turca, receberam a designação comum BBVA e um logotipo. A atualização do design não foi fundamental: a assinatura tradicional do banco mudou a fonte e ficou com um “A” no final. No ano seguinte, a marca nominativa foi integrada a 3.000 aplicativos eletrônicos e 8.000 escritórios.
Os designers deliberadamente não usaram gráficos, porque tinham uma tarefa completamente diferente: retratar o nome da empresa sem elementos decorativos adicionais. Eles decidiram brincar com a forma das letras, usando “V” e “A” para criar uma diagonal.
Dois exatamente os mesmos signos, que são direcionados em direções opostas, simbolizam o equilíbrio. O “A” está ligeiramente levantado acima da corda, então parece estar voando para cima. Existem associações com crescimento e movimento para a frente. Além disso, as duas letras parecem setas, o que é uma referência ao mundo digital. Essa iconografia aproxima o banco da Internet e da tecnologia. Uma flecha olha para cima e a outra para baixo, e isso também não é coincidência. Os altos e baixos são uma reminiscência das altas no mercado de ações.
Fonte e cores do logotipo
A maior mudança em 2019 foi a atualização da fonte. Os designers abandonaram as formas assimétricas, as bordas arredondadas e o estilo individual em favor da tipografia sem elementos desnecessários. Eles tomaram a fonte da marca Benton Sans BBVA como base, mas redesenharam completamente as duas últimas letras. Como resultado, “V” e “A” parecem iguais e têm um ângulo de 180 graus.
A cor do logotipo também mudou, embora nem tanto. Ele permaneceu azul escuro, apenas mudou para Yale Blue (# 14549C).