O tempo de fundação deste banco torna-o fora da concorrência em comparação com quaisquer outras instituições financeiras. O fato é que o período de seu aparecimento é realmente considerado o 1690º ano. O Barclays deriva da atividade bancária de ourives, que surgiu em Londres no final do século XVII. James Barclay, cujo nome é estrutura financeira, tornou-se seu parceiro de negócios muito mais tarde – em 1736. Agora é um banco internacional desenvolvido. Oferece serviços de banco de investimento, em particular, gestão de investimentos e fortunas, depósitos corporativos e contas pessoais.
Significado e história
O que é o Barclays?
O Barclays é uma empresa financeira de serviço completo. Possui duas divisões principais: Britânica e Internacional.
Tudo começou com o fato de que, em 1896, vários bancos ingleses decidiram se fundir e formar uma instituição financeira de ações conjuntas Barclays and Co. O grupo incluía Gurney Bank, Backhouse e Bank Goslings Bank. Nos anos seguintes, a nova estrutura se expandiu e passou a ser um banco de abrangência nacional com identidade, alvará e serviços próprios. Além disso, foi a primeira instituição a utilizar ATM (em 1967).
Até então, o Quaker John Freame e Thomas Gould abriram um negócio de banqueiros-joalheiros em Londres, na Lombard Street. Posteriormente, juntou-se a eles James Barclay, genro de John Freame, que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do banco. Sob ele, mudou-se para um edifício marcado como Black Spread Eagle, que para sempre se tornou a base do emblema corporativo. Isso aconteceu em 1728. E em 1736, a instituição financeira recebeu seu nome atual.
Para se tornar uma estrutura poderosa, o novo player no mercado fez uma série de importantes aquisições corporativas. Em 1918 adquiriu London, Provincial and South Western Bank’s, em 1919 – British Linen Bank, em 1975 – Mercantile Credit, em 2000 – Woolwich e em 2008 – departamento norte-americano Lehman Brothers. Gradualmente, o sinal da águia negra começou a se espalhar por toda parte, marcando cada marco importante com um redesenho. No total, são cinco logotipos.
1960 – 1970
Apresentado na década de 60, o emblema é composto pelo nome do banco, executado em letras largas e alongadas em caixa alta. A inscrição está localizada em duas linhas: a primeira contém a palavra “Barclays”, a segunda – “Banco” com um ícone em miniatura. O símbolo parece uma águia com asas abertas e cabeça virada para a esquerda. Possui três coroas imperiais. Mas por causa do espaço vazio na segunda linha, o logotipo é percebido como pesado e inacabado.
1968 – 1970
Esta versão foi usada por algum tempo em paralelo com o logotipo anterior. Consiste nos mesmos elementos, mas reorganizados de uma maneira diferente. Os desenvolvedores colocaram o pássaro heráldico no centro, acima do nome da instituição financeira, e mudaram a fonte. Eles escolheram capas finas com serifas para a inscrição.
1970 – 1999
Em 1970, os designers adicionaram cor ao logotipo, aprovando um dos tons de azul claro. No retângulo horizontal água, há um nome incompleto da instituição financeira – apenas sua primeira parte. A palavra “Barclays” está escrita em letras brancas com serifa. A fonte está em negrito, maiúsculas. No lado esquerdo existe um quadrado azul com uma águia heráldica, que representa três coroas.
1999 – 2002
Os designers experimentaram tanto a forma quanto a cor. Eles colocaram um fragmento de uma águia em um círculo, decorado com destaques e transições gradientes de ultramar para cobalto. O nome do banco foi colocado abaixo e escrito em itálico fluido com traços alongados. Esta combinação equilibrava perfeitamente o emblema.
2002 – presente
A versão atual do logotipo é considerada a de maior sucesso, por ser mais oficial do que todas as outras. Os desenvolvedores conseguiram esse efeito devido ao fato de removerem as patas do pássaro do desenho e expandiram bastante a cauda. Eles também removeram as coroas e adicionaram duas saliências arredondadas às asas. A palavra “Barclays” é escrita no mesmo estilo de antes, com “L” e “A” conectados na parte inferior.
Fonte e cores do logotipo
Todas as modificações do logotipo são pequenas alterações na versão de estreia com o pássaro heráldico e o nome da empresa. Como resultado, os designers criaram um logotipo simples, sem fundo ou pequenos detalhes. Essa escolha está associada à melhor percepção visual dos símbolos bancários em qualquer mídia.
A fonte usada no logotipo é muito próxima ao glifo serifado Baker Signet Regular. Este é o desenvolvimento do designer Arthur Baker. Foi publicado pela primeira vez pela Bitstream.
A paleta de assinatura do banco tem vários tons de azul. O mais claro é água-marinha, o mais intenso é o cobalto escuro. Em algumas versões, existem transições gradientes entre eles.