O Bank of Baroda é uma instituição bancária fundada em 1908 pelos marajás e pelo reformador estadual Sayajirao Gaekwad III, juntamente com um grupo dos indivíduos mais ricos da Índia. Atualmente, é um dos três maiores credores financeiros do país.
Significado e história
A carreira do BoB (como é chamada na forma abreviada) começou com as contribuições pessoais de representantes nobres da região de Baroda, então a empresa começou como uma estrutura individual. Gradualmente, o organismo bancário começou a expandir a sua área de actividade, passando pelo Quénia e Uganda, onde abriu agências próprias. Ela então estendeu sua influência para a Europa, fundando uma filial em Londres no Reino Unido. Em 1969, o banco foi nacionalizado e passou à jurisdição do Estado, sem perder a popularidade e o merecido sucesso no setor financeiro.
Muitos anos depois, em setembro de 2018, a instituição estava programada para se fundir com mais duas empresas financeiras – o Vijaya Bank e o Dena Bank. Esse procedimento foi concluído oficialmente em abril de 2019. Como o iniciador da fusão foi BoB, que fez uma contribuição monetária significativa para o fundo comum, a nova estrutura recebeu seu nome. É assim que a Índia tem o terceiro maior credor, depois do SBI e do banco ICICI.
Todo esse tempo, o sinal da identificação visual do Banco de Baroda permaneceu o mesmo da aurora de seu surgimento – em 1908. Tendo se tornado conhecida não só no país, mas também no exterior, nunca mudou para que a empresa não perdesse seus clientes e sua reputação de credor confiável. O logotipo foi herdado por uma estrutura financeira recém-formada que surgiu em 2019.
Fonte e cores do logotipo
O simbolismo do banco é uma combinação bem-sucedida de texto e gráficos. À esquerda está um personagem desenhado à mão em forma de um grande “B”. A letra é dupla, o que é realçado pelo contorno do lado direito, que repete a silhueta formada a partir do nome “Banco de Baroda”. Ele contém ambos os Bs de uma vez. Os símbolos são separados por um espaço em branco com a mesma configuração. No canto esquerdo inferior, há um meio disco do sol com os raios subindo. Eles são descritos como cinco listras finas de comprimentos diferentes.
A segunda parte do logotipo é uma inscrição feita em dois idiomas. Na parte superior, é usado o hindi – a língua oficial da Índia. O texto foi escrito em uma escrita caligráfica especial chamada Devanagari com uma linha especial de conexão. Abaixo está a mesma frase, mas na versão em inglês. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas na Índia se comunicam em inglês, já que o país costumava ser a maior colônia da Grã-Bretanha.
Embora o logotipo contenha inscrições em dois idiomas, eles usam o mesmo tipo de fonte. Esta técnica torna o emblema estilisticamente integral. As frases têm uma ligeira inclinação para a direita. As primeiras letras das palavras são maiúsculas, as demais são minúsculas. Sans Serif de espessura média é usada como fonte base.
Todos os elementos são pintados em uma paleta, que consiste em uma combinação de branco e laranja. Além disso, esta última cor tem um tom pastel próximo à cor de um deserto arenoso.