Os charutos do Backwoods chegaram ao mercado americano em 1973, quando o presidente dos Estados Unidos proibiu a publicidade de cigarros. Naquela época, o público percebeu os perigos do fumo, então os fabricantes de tabaco tentaram de todas as maneiras possíveis reconquistar a confiança perdida. Uma das empresas, conhecida como Imperial Tobacco Group, decidiu agir de forma mais astuta do que as outras: passou a anunciar não cigarros, mas charutos. Além disso, os profissionais de marketing escolheram o público-alvo de pessoas que levam um estilo de vida ativo e focaram na naturalidade do produto.
Significado e história
Backwoods Smokes são fabricados na ITG Brands em Greensboro, Carolina do Norte, desde 2020. Eles são muito populares entre os fumantes porque o fabricante usa folha de tabaco real e não adiciona papel e cola ao invólucro. Esta é a sua principal vantagem, em oposição às marcas alternativas de baixo custo Dutch Masters, White Owls ou Phillies Blunts.
Por causa da alta qualidade, os charutos do Backwoods são comuns entre os rastafáris que preferem produtos “não processados” e sem produtos químicos. Os adeptos da subcultura consideram esta marca uma das mais naturais e optam por ela, apesar do alto custo. Em sua opinião, esses produtos do tabaco são menos prejudiciais à saúde e destroem os pulmões muito mais lentamente do que rolar com produtos químicos potencialmente perigosos.
Quando os charutos 100% naturais se tornaram populares, a Backwoods Smokes decidiu introduzir novos sabores para a linha. Ele lançou versões com sabor de bourbon, mel, frutas silvestres, rum, uvas e outros aditivos. Independentemente do tipo, todos os produtos do tabaco são acondicionados em sacos especiais lacrados que permitem conservar seu frescor por muito tempo. O design parece rústico e combina totalmente com a marca. Tem uma vibração do Velho Oeste, embora nenhum dos elementos lembre cowboys.
O logotipo da Backwoods se encaixa perfeitamente com este design porque parece um letreiro antigo. Letras vermelhas estilizadas são colocadas em um fundo branco e são curvas em um arco. Aliás, desde 1973 este símbolo nunca mudou, o que indica o compromisso da marca com as tradições históricas.
A marca Backwoods não só se assemelha a um letreiro, mas também está associada à alta qualidade dos produtos de tabaco. E seu design brilhante e atraente torna os charutos instantaneamente reconhecíveis e os diferencia dos concorrentes. Os designers de logotipo usaram apenas o nome da marca, sem elementos gráficos estranhos. No entanto, nenhuma decoração adicional foi necessária, porque a palavra em si é fácil de lembrar. A inscrição parece autossuficiente e enfatiza a exclusividade dos produtos naturais.
Fonte e cores do logotipo
A fonte vintage “rústica” usada pelos designers foi criada especialmente para o Backwoods. É semelhante ao Aka Posse do AkaType, mas o formato das letras é um pouco diferente. O fabricante de charutos adaptou a fonte para caber em seu logotipo, alterando as proporções. “B”, “K” e “S” são alongados para baixo, enquanto os caracteres externos são visivelmente ampliados em comparação com o resto. Todas as letras são maiúsculas, em negrito e decoradas com serifas triangulares ou retangulares curtas.
A tipografia original não é a única coisa que chama a sua atenção. Para atrair a atenção dos compradores, os proprietários das marcas tornaram a inscrição “BACKWOODS” brilhante e colorida. O nome do produto do tabaco é totalmente vermelho e aparece em uma placa branca com um fino contorno preto. Esta combinação de cores cria um contraste vantajoso.