Ninguém na NBA viajou pelos estados e cidades tão parecido com esse time, um dos mais antigos da liga. Hawks foram fundados em 1946 na liga da NBL e foram chamados de Buffalo Bisons. Durante a primeira temporada, antes do Ano Novo, a equipe voou de Buffalo, desembarcou em Illinois e recebeu o nome de Black Hawks.
Mais precisamente, o clube foi chamado de falcões negros das três cidades. Tri-Cities significa uma região de três cidades. São cerca de três pequenos assentamentos na fronteira de Illinois e Iowa. Eles foram nomeados Black Hawks pela mesma razão que o homônimo da NHL – em homenagem ao líder indiano, que trouxe sua tribo para a guerra em meados do século XIX.
Tri-Cities se tornou um dos poucos clubes que sobreviveram à sua liga. A NBL, onde equipes como Indianapolis Kautskys jogavam, fundiu-se com a Basketball Association of America em 1949, criando a NBA. Os falcões negros, no entanto, não ficaram em Illinois e, em 1951, se mudaram para o norte.
Estando em Wisconsin, o estado agrícola, os executivos perceberam que o nome do líder redobrável estava fora de lugar e reduziram o nome do clube a Milwaukee Hawks. No entanto, o segundo experimento também falhou e, em quatro anos, os Hawks se mudaram para St. Louis, onde permaneceram o nome e começaram a jogar com um uniforme vermelho-branco-azul. O desenho do uniforme era diferente: às vezes, a equipe se apresentava com a imagem de falcões ou St. Louis no peito. Além disso, houve momentos em que eles não usaram as imagens mencionadas acima.
Em St. Louis, o clube passou 13 temporadas e até se tornou o campeão da NBA, mas eles decidiram mudar a autorização de residência novamente. Era para ser o último movimento. Assim, em 1968, Hawks se estabeleceu em Atlanta, onde o time vem jogando até hoje. O time não tem títulos de campeão, mas se orgulha de uma rica história de cores e emblemas de clubes.
Significado e História
O que é Atlanta Hawks?
Esta é uma equipe que surgiu em 1946 e mudou muitos nomes antes de se tornar o Atlanta Hawks. Ela participa da National Basketball Association da North American League como parte da Divisão Sudeste. Em 2021, o local de seus jogos em casa era a State Farm Arena, e a maior parte das ações da equipe pertencia ao bilionário americano Antony P. Ressler.
Esta é uma equipe de longa data que conta suas carreiras desde meados do século passado. Seu logotipo existe pela mesma época, passando por toda a história da franquia na forma de um formidável falcão. A ave de rapina é representada em quase todos os emblemas corporativos, exceto um. Existem onze deles no total. Nos primeiros trinta e oito dias desde o início, a franquia recebeu o nome de Buffalo Bisons. Então ela se mudou para Moline, Illinois, e recebeu um nome diferente. Em 1973, o logotipo mostrava a cabeça do falcão parecida com o personagem do brinquedo de computador PacMan que voltou em 2014.
1946 – 1951
A história oficial do clube começou com o nome Tri-City Blackhawks. Foi essa frase que formou a base do logotipo de estréia na forma de uma bola de basquete. Existem três listras finas em um fundo azul: uma no centro e duas nas bordas, formando uma oval inscrita em um círculo. Também menciona várias cidades: Moline / Rock Island, Illinois, e Davenport, Iowa. Eles são separados pelo nome do comando, colocados horizontalmente em duas linhas.
1951 – 1955
Quando o clube adotou o nome Milwaukee Hawks, o logotipo foi redesenhado. Seu único elemento era um falcão carregando uma bola em suas garras. Um pássaro batendo as asas o joga em uma cesta de basquete. Na parte inferior, há uma inscrição de arco invertido MILWAUKEE HAWKS. Todos os detalhes estão no contorno vermelho. Algumas áreas são completamente coloridas.
1955 – 1957
Em 1955, a franquia mudou novamente, como resultado de se tornar conhecida como St. Louis Hawks. Durante esse período, os designers mudaram o layout dos elementos e propuseram uma versão com um predador voador preto e uma bola desproporcionalmente grande em suas garras.
1957 – 1968
No início deste período, um novo emblema foi aprovado – breve e muito simples. Não há elementos desnecessários – apenas um falcão com uma bola embaixo da axila. Ele está vestindo um uniforme esportivo e joelheiras. Todos os elementos são brancos com bordas vermelhas.
1968 – 1969
Esse logotipo é igual ao anterior: um falcão segurando uma bola de basquete. Tem um bico aguçado e aguçado, uma aparência séria e penetrante e um logotipo Hawks. Os designers removeram o texto sob o pássaro e mudaram o contorno vermelho para preto.
1969 – 1970
As experiências após a equipe se mudar para um novo local e a transição para o status de Atlanta Hawk continuaram com a atualização do logotipo. Representa um falcão correndo com uma bola para a direita. A posição das patas transmite o movimento: uma está de pé, a outra é elevada. Os braços de asas “funcionam” de maneira semelhante: o esquerdo é recuado e o direito está driblando a bola. A camiseta branca com letras vermelhas e joelheiras permanece a mesma.
1970 – 1972
O emblema desse período recebeu um design radicalmente diferente. É composto por duas partes: gráfico e texto. O primeiro é um ícone redondo, dentro do qual está uma imagem esquemática de um falcão de bico fino. Ele está localizado em um círculo verde com um contorno azul que se mistura à imagem de uma ave de rapina. À direita, o nome estilizado do clube em letras maiúsculas arredondadas.
1972 – 1995
Em 1972, um novo complexo esportivo foi inaugurado em Atlanta. Além disso, um time de hóquei Flames foi fundado na época. Nesse sentido, Hawks pintou o uniforme nas cores vermelho, branco e amarelo, as cores de seus irmãos de hóquei. A versão do novo logotipo, proposta pelos desenvolvedores em 1972, tem o design mais impressionante. Ele se parece com Pacman – um personagem de um famoso jogo de computador. Mas, de fato, um falcão é desenhado no símbolo redondo: seus contornos são representados por uma linha vermelha sólida conectando o contorno do anel com o contorno da cabeça do pássaro direcionado para a direita.
1995 – 2007
Em 1995, o emblema passou por mudanças significativas: um falcão realista é retratado em voo com asas generalizadas. Está no perfil, então parece reto. O visual é formidável, intimidante para impressionar os adversários. Em garras enganchadas, o pássaro segura uma bola de basquete. O bico e as patas são amarelos; a plumagem é vermelha escura, a cauda e as pontas das asas são pretas, a bola é marrom clara. A inscrição “ATLANTA HAWKS” é colocada acima do falcão.
2007 – 2015
Em 2007, os executivos deram o próximo passo na mudança da imagem do clube. Após o redesenho, os desenvolvedores deixaram o mesmo logotipo, exceto pelo tipo de letra e esquema de cores. Eles removeram o amarelo da paleta, mudaram de preto para azul e pintaram a bola de cinza.
2015 – Presente
Em 2015, introduziu o novo emblema do Atlanta Hawks e também anunciou a mudança do nome oficial da organização para Atlanta Hawks Basketball Club. Mas, de acordo com as regras da NBA, é proibido reutilizar uma cópia antiga do emblema. O emblema de 1972-1995 foi tomado como base para a versão moderna. É impresso, com um “Pacman” reprojetado no centro. Graças às linhas largas, o contorno do falcão está agora claramente visível. Atrás, há um círculo amplo e sólido com as palavras ATLANTA HAWKS (acima) e BASKETBALL CLUB (abaixo). Todos os elementos são tirados em um anel duplo.
Fonte e cores do logotipo
Cada versão do logotipo corporativo faz eco ao nome dos Hawks, e é por isso que eles apresentam um falcão – do antropomórfico ao realista. Tem uma aparência ameaçadora, um bico afiado, patas com garras e uma bola de basquete. A última modificação do emblema é apresentada na forma de um rondel clássico.
O texto é de importância secundária, portanto o tipo de letra é simples e discreto. O logotipo atual usa grotesco picado, porque não há serifas clássicas nele. Mas há mini-protrusões semelhantes a ganchos nas laterais das letras – um lembrete do bico afiado de uma ave de rapina. A paleta de assinatura inclui vermelho, preto e branco. Azul e cinza também foram usados por um tempo.
Por que Atlanta Hawks mudou seu logotipo?
Nos primeiros anos, a equipe mudou o logotipo devido à renomeação e realocação. Quando se tornou o Atlanta Hawks em 1968, a experimentação de design não terminou. Em 2015, o clube de basquete reviveu o icônico emblema da cabeça de falcão do Pac-Man porque a versão anterior com um pássaro voando era muito grande e complicada. Por outro lado, os logotipos de hoje são simples e redondos.
Atlanta Hawks mudou seu logotipo?
Sim, o logotipo do Atlanta Hawks foi redesenhado em 2020. Os designers mantiveram o conceito e a estrutura gerais. Eles apenas removeram a palavra CLUB, tornaram a fonte mais clara para facilitar a leitura das letras e aumentaram o contraste entre o fundo e os elementos claros escurecendo o vermelho em alguns tons.
Quem desenhou o logotipo do Atlanta Hawks?
O logotipo com a cabeça de pássaro, revelado em 1972 e apelidado de Pac-Man, foi criado pelo jovem designer Bob Wages, que recentemente conseguiu um emprego na McDonald & Little. É esse padrão de falcão que foi integrado ao emblema moderno da franquia de esportes.
Por que MLK está com a camisa dos Hawks?
As letras misteriosas MLK no formulário do Atlanta Hawks significam Martin Luther King Jr. É uma homenagem a um líder comunitário que nasceu na cidade de Atlanta e se tornou o líder do movimento básico dos direitos civis dos negros. Ele defendeu a prática de protesto não violento. Ao mesmo tempo, 22 estrelas em shorts de basquete indicam o número de suas prisões.