ANZ é uma estrutura financeira e bancária multinacional. Seu nome completo é Australia and New Zealand Banking Group Limited. É o segundo maior banco da Austrália em termos de ativos, o terceiro em termos de capitalização de mercado e o quarto em termos de cobertura populacional. Esta organização tornou-se um serviço independente no outono de 1951, após a fusão de dois dos maiores participantes do mercado: Union Bank of Australia Limited e Bank of Australasia. Atualmente está sediada em Melbourne, de onde trabalha com clientes da Nova Zelândia e da Austrália.
Significado e história
O que é ANZ?
Este é o nome abreviado do Australia and New Zealand Banking Group, uma grande instituição financeira com sede em Melbourne. A história do ANZ remonta a 1835 com a fundação do Banco da Australásia. Ao mesmo tempo, 1 de outubro de 1970 é considerada a data oficial de fundação da empresa, quando várias estruturas bancárias influentes se fundiram.
A julgar pelas empresas que fundaram o ANZ, suas raízes vêm de longa data. O Bank of Australasia surgiu em 1835 e posteriormente se fundiu com outra instituição especializada – o Cornwall Bank, formado em Launceston (Van Diemens Land) em 1828. E o Union Bank of Australia foi fundado por um grupo de indivíduos chefiados pelo banqueiro George Fife Angas. Em seguida, uma série de fusões significativas foram realizadas, que influenciaram a estrutura do serviço financeiro moderno e seu logotipo.
No início, a empresa atuava na Europa e, no final da década de 70 do século passado, transferiu seu registro do Reino Unido e se instalou na Austrália. Agora é uma ampla organização bancária internacional. Possui muitas subsidiárias que operam em 34 países e atendem a quase 10 milhões de pessoas em todo o mundo. No território da Austrália, o banco possui 570 agências, onde existem 6 milhões de clientes.
Cada etapa significativa do trabalho do ANZ se refletiu na mudança de identidade. Essa instituição financeira mudou quatro vezes seus atributos oficiais. E no total, ele tem cinco logotipos.
1951 – 1970
O emblema de estreia foi criado assim que dois grandes bancos formaram o ANZ. O escudo clássico foi tomado como base – largo na parte superior e estreito na parte inferior. Os desenvolvedores o dividiram em três partes. O segmento superior continha uma abreviatura composta pelo nome completo da organização bancária. Eles eram serifas brancas finas contra uma ampla faixa azul. A parte do meio estava se dividindo e incluía uma linha branca fina com três sinais redondos. O fundo foi desenhado como um tabuleiro de xadrez: consistia em quadrados azuis e brancos, que se alternavam.
1970 – 1988
Em 1970, o banco realizou uma reformulação, optando por um logotipo visualmente complexo, mas muito progressivo. Seu novo conceito foi o minimalismo, para o qual os autores descartaram todos os detalhes desnecessários e se concentraram apenas no nome do serviço. Como resultado, o emblema se transformou em três grandes formas geométricas: o triângulo representava “A”, os retângulos verticais representavam “N” e “Z”. Seu design era único, pois consistia em mini-elementos. A primeira letra consistia em um triângulo e um trapézio, as outras duas consistiam em triângulos e losangos girados no espelho. Eles foram separados por linhas diagonais brancas.
1988 – 2001
Após o redesenho, a inscrição “ANZ” ficou mais legível, pois a direção do banco abandonou a versão com enormes formas geométricas. No emblema atualizado, o centro de todas as letras era linear: consistia em uma alternância de quatro listras brancas e três azuis da mesma largura. Mas os próprios sinais permaneceram maciços e também continham retângulos, quadrados, triângulos, mas de tamanho menor. A paleta também mudou: em vez de verde-mar, foi usado cobalto.
2001 – 2009
Os desenvolvedores revisaram a identidade do banco novamente e ofereceram uma versão ligeiramente corrigida do logotipo antigo. Ele tem uma sombra celestial e letras cursivas. Alguns deles foram arredondados nos cantos para inspirar não apenas um senso de confiabilidade, mas também a lealdade entre os clientes.
2009 – presente
O número de faixas foi reduzido de quatro para um. Embora o itálico tenha desaparecido, o arredondamento dos cantos foi preservado. A cor também permaneceu a mesma. No entanto, houve também uma inovação – um ícone, que os designers colocaram à direita do nome do banco. É um elemento gráfico abstrato. Uma pessoa e uma flor são criptografadas nele ao mesmo tempo. Ou seja, um crescente usuário do banco. Ele contém a dinâmica de crescimento ascendente. À direita e à esquerda estão os meios-discos, acima deles há um círculo aberto com um centro branco. Todos os elementos são coloridos em azul.
Fonte e cores do logotipo
Os símbolos desta instituição bancária mudaram de simples para complexos. Se antes havia apenas um elemento no logotipo, agora existem dois: um nome e um signo pessoal. Mas o esquema de cores passou do emblema para o emblema. Ela sempre foi azul – apenas os tons variavam. O emblema na forma de grandes formas geométricas estilizadas como letras parece especialmente futurista. O trapézio, o losango alongado e dois tipos de triângulos foram originalmente compostos em letras.
Apesar da presença do texto, neste caso não podemos falar de uma fonte padrão, pois a inscrição é feita em uma fonte individual estilizada para se parecer com símbolos geométricos estritos. A fonte Sans Serif foi usada onde há inscrições claras. Além disso, as letras modernas nunca tiveram serifas e a própria abreviatura está em maiúsculas. O esquema de cores contém apenas azul em várias variações – da esmeralda ao celestial.
O que significa o símbolo ANZ?
O símbolo de três partes ANZ significa Ásia-Pacífico, Nova Zelândia e Austrália, as principais regiões de serviço do grupo financeiro. A silhueta de uma pessoa, formada pelo espaço negativo, representa simultaneamente funcionários e clientes, pois sem pessoas não haveria banco em si. E o formato da flor indica que a empresa está em constante crescimento e prosperidade.
Qual é a fonte do logotipo ANZ?
Os designers do logotipo ANZ criaram um conjunto personalizado de glifos. Eles usaram um tipo sem serifa em negrito e não contrastante como base, arredondando todos os cantos e dividindo as letras ao meio com listras horizontais. O A tem o desenho mais inusitado: não tem barra transversal e tem um toque de itálico.
O que significa o logotipo ANZ?
O logotipo deste grupo financeiro tem vários significados. Em primeiro lugar, os três componentes simbolizam as regiões onde opera: Ásia-Pacífico, Nova Zelândia e Austrália. Em segundo lugar, a silhueta de uma pessoa formada por eles indica a importância primordial dos funcionários e clientes da empresa. Em terceiro lugar, a forma da flor representa o crescimento e a prosperidade do ANZ.