O programa de treinamento intervalado Zumba Fitness é mais como dançar flamenco, salsa ou jazz do que um conjunto regular de exercícios. Sua essência é passar para músicas dinâmicas e se divertir. A combinação de ritmos lentos e rápidos aumenta a resistência cardio, tonifica, fortalece os músculos. E as calorias são queimadas ainda mais do que com aeróbica convencional. Ao mesmo tempo, o nível inicial de aptidão física não importa: existem vários tipos de treinamento adequados para pessoas diferentes. Eles são adaptados a uma certa idade e necessidades individuais. Por exemplo, há aulas para bebês até 3 anos (Zumbini), para adolescentes até 11 anos (Zumbatomic) e para idosos (Zumba Gold-Toning).
Significado e história
Alberto Perez surgiu com um programa de condicionamento físico incomum. Aconteceu por acaso: indo para as aulas de aeróbica, o instrutor esqueceu sua música para as aulas em casa. Teve de improvisar com merengue e salsa, porque só tinha à mão cassetes com ritmos latino-americanos incendiários. Assim, na década de 1990. Alberto lançou as bases para a Zumba. E em 2001, ele contou com a ajuda de dois sócios, também chamados Alberto, para vender DVDs de fitness. Aos poucos, a empresa começou a abrir turmas para ministrar aulas em grupo. Agora são mais de 200 mil deles, e a rede cobre cerca de 180 países.
Eventos beneficentes, festas dançantes e shows ajudaram a Zumba a deixar de ser um programa convencional de condicionamento físico e ir além da aeróbica usual. Treinos com elementos de coreografia, treinamento de força e exercícios cardiovasculares envolvem quase todas as partes do corpo. Movimentos intensos à música ajudam a melhorar a coordenação, perder peso e fortalecer os músculos.
Zumba tornou-se uma marca global na indústria da dança. Como qualquer outra marca, tem seus próprios símbolos distintivos. O logotipo principal contém uma imagem de uma figura humana estilizada dentro de um círculo amarelo com uma borda escura na forma de um grande anel preto ou sombras cinza borradas. Existem duas versões do design: com design monocromático e com degradê. O nome da empresa está escrito à direita, para o qual os desenvolvedores usaram sua própria fonte criada à mão.
Segundo os donos da marca, a palavra “Zumba” não tem relação etimologicamente. Segundo a versão oficial, trata-se de um neologismo, mas a linguística prova o contrário: o mesmo termo é encontrado no espanhol latino-americano e no castelhano. By the way, antes do programa de fitness foi chamado Rumbacize.
Fonte e cores do logotipo
A base do logotipo da Zumba é um ícone gestual na forma de uma pessoa dançando. A estatueta faz um movimento de mão popular para transmitir uma sensação de energia interior. O emblema tem dinâmica, e o ritmo visual é expresso por apenas três elementos: um ponto oval que substitui a cabeça e duas linhas onduladas simbolizando o corpo e as mãos.
Os designers criaram a marca da Zumba Fitness do zero. Eles representavam letras irregulares e saltitantes, variando em tamanho e forma. Todas as linhas são assimétricas e contrastantes. Cores primárias do logotipo: preto, cinza, vários tons de amarelo, inclusive verde-amarelo. O primeiro é usado para o texto e a figura humana, o segundo é para as sombras, o resto é para o círculo de gradiente.