Significado e história
A rede de TV transmite em vários canais: terrestre, cabo e satélite. Tem dois ramos independentes – informação e juventude, que se separaram depois de ganhar popularidade. Além disso, ela segue o princípio refletido no slogan, que se traduz como “Com o segundo, você vê melhor”. Seu conteúdo se deve ao fato de a empresa ser a segunda maior estrutura de radiodifusão.
Ao longo de quase 60 anos de existência, o canal mudou várias vezes a sua logomarca, adequando-a aos novos padrões técnicos. Existem quatro logotipos no total, baseados na forma abreviada da frase “Zweites Deutsches Fernsehen” (esta é uma decodificação completa da abreviatura ZDF).
1963 – 1987
O logotipo de estreia foi lançado em 1º de abril de 1963. Inicialmente, a empresa optou pela opção na forma de dois retângulos verticais e duas elipses. O primeiro simboliza as torres, o último – o sinal que emana delas. Ambos são dois, porque assim a instituição bateu o seu nome – “segunda televisão”. Ou seja, quando existem duas cópias de todos os elementos, é garantido que é visto melhor e a estação funciona duas vezes mais confiável. Listras pretas de largura média estão localizadas exatamente no meio, e acima delas há formas ovais, que estão meio sobrepostas umas às outras. Eles vieram da preversão que existiu de 1961 a 1963.
1987 – 1992
A partir de 1987, a administração decidiu introduzir um logotipo radicalmente novo, a fim de se afastar das imagens padrão e introduzir a individualidade. Por isso, a preferência foi dada à forma abreviada do nome – “ZDF”. Letras grandes em um fundo claro são feitas com borda dupla – linhas finas em preto e branco.
1992 – 2001
A essência do logotipo foi preservada, mas o design foi completamente alterado. Agora, as letras não têm traço e são escritas em tipo fino sem serifa. À esquerda da abreviatura está o sinal de transmissão: dois anéis concêntricos com um ligeiro deslocamento que circundam uma bola azul escura. Os elementos gráficos são agrupados de forma que a imagem não se pareça apenas com um olho, mas também com a lua crescente, o sol e o globo. O conceito deste símbolo é simples: a transmissão é realizada 24 horas por dia com uma ampla cobertura do território.
2001 – presente
Originalidade é o que diferencia este logotipo de todos os outros. O nome é tocado de forma única nele. Primeiro, a letra “Z” é substituída pelo número “2”, que é quase idêntico em formato. Em segundo lugar, o manual refletia claramente a transcrição completa da abreviatura da frase “Zweites Deutsches Fernsehen”. Ou seja, a partícula “zwei” significa “segunda televisão”. Para enfatizar essa ideia, os designers colocaram o dois separadamente – em um círculo laranja, destacando-o em um branco contrastante.
Fonte e cores do logotipo
A evolução da identidade visual de uma emissora passou do padrão ao original. Portanto, no início de sua carreira, foi utilizada uma imagem banal de torres e sinais que emanam delas, e no final – um sinal pessoal que reflete vários significados ao mesmo tempo. Os desenvolvedores do novo logotipo são duas agências: German Das Werk de Frankfurt e American Razorfish de Nova York. Eles o criaram em estreita colaboração.
Cada emblema tem sua própria fonte, então você não encontrará duas idênticas. No começo era ousado com contorno, depois filo, agora é largo, alongado, com curvas. A versão moderna também enfatiza a semelhança entre “2” e “Z”. A paleta de cores é composta por laranja (é mais próxima da cenoura) e cinza (dois tipos – metálico e prata claro). Também é usado branco.