O YMCA é uma organização juvenil internacional dedicada ao desenvolvimento espiritual, mental e físico dos jovens. Ela apareceu em Londres (Inglaterra) em 1844 e foi inicialmente chamada de Associação Cristã de Jovens. Seu foco principal era a introdução dos princípios cristãos entre os jovens. Mas com o tempo, o projeto se transformou em um movimento mundial, cuja tarefa é formar jovens, fortes em espírito e corpo. Agora, a sede foi transferida para outro local – na cidade de Genebra (Suíça). E os beneficiários da sociedade hoje estão em 125 países do mundo. O autor da ideia e fundador da associação é Sir George Williams.
Significado e história
Na verdade, os fundadores do YMCA não são apenas uma pessoa, mas um grupo de onze membros. Eles eram chefiados por George Williams, um comerciante de tecidos de Londres. Ele e pessoas próximas a ele estavam preocupados com o estilo de vida pouco saudável dos jovens no ambiente urbano e no desenvolvimento industrial. Eles estavam preocupados com a abundância de tabernas e a falta de condições para o fortalecimento físico.
Como resultado, o conceito específico surgiu durante as reuniões que Williams e seus associados realizaram para a leitura da Bíblia e oração. E como os membros da comunidade também eram empresários, não foi difícil para eles colocarem a ideia em prática. A reunião que lançou os alicerces da Associação Cristã dos Rapazes ocorreu em 6 de junho de 1844. Do treinamento artesanal e do fortalecimento físico, a organização gradualmente mudou para palestras e publicações. No entanto, ela fundou empresas relacionadas à saúde, pois trabalha na área da ciência médica há muitos anos. Ela também lançou as bases para um número considerável de faculdades e universidades nos Estados Unidos.
Este serviço está atualmente envolvido na implementação de projetos e na prestação de serviços relacionados com o desenvolvimento da juventude. Então, ela oferece uma grande lista de atividades: trabalho de caridade, promoção dos cânones cristãos, aulas sobre como dominar uma ampla gama de habilidades, esportes. Ao mesmo tempo, melhoram-se não só as abordagens de ensino à geração mais jovem, mas também os símbolos da organização para que cumpra com precisão as tarefas atribuídas. No total, o YMCA tem sete emblemas mundiais e dois designs de logotipo do Reino Unido.
1881 – presente
O logotipo original, adotado 26 anos após a fundação da associação, contém marcas importantes. Externamente, ele se assemelha a uma roda. Este formulário era utilizado pela maioria das empresas e instituições, por isso é considerado clássico. O selo redondo consiste em cinco segmentos localizados em uma faixa larga. Eles representam o mesmo número de continentes, cujos nomes estão escritos ali mesmo: América, Ásia, Europa, Oceania e África. Entre eles, em um fundo branco, estão monogramas YMCA em miniatura, feitos em diferentes idiomas.
No meio, existem duas letras sobrepostas uma à outra. Estes são “X” (Chi) e “P” (Rho) – variantes do nome Jesus Cristo usado no Cristianismo primitivo. Eles servem de pano de fundo para um livro aberto – a Bíblia com o versículo 21 de João XVII, que ainda é o lema da organização. Esta estrutura significa que Cristo está no centro do movimento, fonte de unidade, esperança e força. “World Alliance Of YMCA” está escrito acima do selo, já que este emblema é usado como parte da identidade pessoal da aliança mundial de mesmo nome.
1891 – 1895
Luther H. Gulick, médico e chefe de educação física, propôs um logotipo simplificado. Consiste em um triângulo isósceles vermelho invertido. Cada lado simboliza um certo aspecto de uma pessoa harmoniosamente desenvolvida, por isso diz “CORPO”, “MENTE” e “ESPÍRITO”. Todas as letras são brancas, retas, cortadas e em maiúsculas.
1895 – 1896
Nesse período, a organização tentou combinar o logotipo anterior com o de estreia. Portanto, o triângulo vermelho está inscrito em um anel branco que consiste em duas linhas finas. No centro da forma geométrica está um fundo preto com um livro aberto. Suas páginas levam o nome “John” e os algarismos árabes “17” e “21”. As bordas largas do triângulo ainda contêm as palavras CORPO, MENTE e ESPÍRITO. Todos os elementos centrais são sobrepostos em grandes letras X e P.
1896 – 1897
Os designers simplificaram o logotipo removendo a cor preta e adicionando contornos mais finos. Além disso, outro anel apareceu nele – um pequeno, conectando os cantos do triângulo e todas as quatro pontas das pernas “X”. Esta faixa circular simboliza o amor entre as pessoas e a amizade sem fim. O triângulo vermelho agora tem uma borda fina.
1897 – presente
Todos os símbolos religiosos e inscrições desapareceram do logotipo. Apenas a moldura em forma de triângulo permanece. Em cima dele, os desenvolvedores colocaram um longo retângulo preto com uma abreviatura para o nome completo da organização.
1967 – presente
O Conselho Nacional aprovou o logotipo proposto pelo designer de Chicago Illinois. Ele o criou seguindo instruções de John Root, chefe do YMCA local. A forma, estrutura e conteúdo do logotipo foram completamente alterados. É um sinal inovador que reflete os princípios modernos da associação, que passou a se chamar simplesmente “Y”. Esta carta foi tomada como base para o logotipo. A sua estrutura está claramente traçada nos contornos das figuras geométricas, apesar do elemento vermelho do lado direito. Este é um triângulo lendário que tem sido usado desde o início da organização. É assim que o desenvolvedor conectou o passado e o presente.
2010 – presente
Outra versão atual contém um pequeno triângulo e uma grande seta apontando para a direita. Basicamente, esse é o estilo “Y”. O artigo definido “o” está localizado antes da carta. É grotesco e está em minúsculas. Perto está o nome do YMCA, escrito em letras finas e cortadas.
Fonte e cores do logotipo
Após a expansão da influência da organização que promove os princípios do Cristianismo, seu logos mudou várias vezes. Além disso, muitos deles existem em paralelo e ainda permanecem relevantes. Eles são unidos por um triângulo, no qual as tarefas fundamentais da YMCA para a educação da geração mais jovem e para o desenvolvimento de uma pessoa perfeita foram previamente escritas.
Dois tipos de fontes são usados principalmente na identidade da Associação Cristã de Jovens – Cachet e Verdana. A primeira é uma fonte sem serifa criada em 1997 por Dave Farey. O segundo é desenvolvido por Matthew Carter.
Anteriormente, a paleta de assinatura era muito esparsa e consistia em vermelho, preto e branco. Agora é diverso e permite várias combinações de cores do triângulo e da flecha. De acordo com as diretrizes corporativas, podem ser nas cores azul, verde (esmeralda), vermelho, amarelo ou roxo. Preto e branco monocromático também é permitido.