O objetivo principal do FDA é proteger a saúde pública. Esta organização verifica a segurança dos produtos que os residentes dos EUA usam todos os dias. Estamos falando de produtos alimentícios, medicamentos, cosméticos, eletrônicos, equipamentos médicos, vacinas, produtos de tabaco, produtos biológicos, ração animal e medicamentos. A agência federal protege os consumidores contra adulteração para eliminar possíveis danos à saúde pública.
Significado e história
A FDA foi formada em 1906 sob o nome Bureau of Chemistry. A organização foi renomeada para Food and Drug Administration em 1931 para refletir o amplo escopo de suas atividades. A estrutura da agência inclui muitos departamentos com suas próprias missões. Por exemplo, os funcionários do CDRH monitoram a segurança dos dispositivos que emitem radiação, enquanto os representantes do CFSAN supervisionam a qualidade dos alimentos.
Nos EUA, todos os fabricantes de produtos médicos devem ser registrados no FDA. Essa condição envolve uma verificação anual para saber se o empreendimento possui as condições adequadas para a fabricação dos produtos. Os materiais e dispositivos passam por testes obrigatórios para obter a aprovação.
A estrutura extensa da agência costumava dificultar a unificação de seus materiais de comunicação, de modo que a FDA não tinha uma identidade coerente. Sem uma identidade visual única, a confusão surgiu nos logotipos das diferentes divisões. Como resultado, a conexão semântica entre eles foi perdida: eles não foram percebidos como parte de um sistema.
Foi apenas em 2016 que a organização passou por um rebranding global que lhe permitiu padronizar o design e, com a ajuda de um sinal visual reconhecível, unir todos os centros e escritórios incluídos na estrutura simplificada do FDA.
Velho
O momento exato do aparecimento do logotipo inicial da Food and Drug Administration não foi estabelecido. Sabe-se apenas que foi criado após 1931, pois reflete o nome moderno da organização, adotado pelo Bureau de Química 25 anos após sua fundação. O símbolo gráfico continha a abreviatura “FDA” em negrito. A primeira letra se erguia acima das outras e as cobria de cima com seus longos traços horizontais. Assim, os designers expressaram a principal missão da agência – fornecer proteção.
Sob a sigla estava a frase “CONSUMER PROTECTION”, descrevendo a principal tarefa do FDA. Para isso, foi utilizada uma tipografia fina sem serifa. O texto foi colocado em um retângulo cinza escuro.
Até 2016
No meio das operações, a Food and Drug Administration aderiu ao logotipo monogramado. Continha as letras conectadas “F”, “D” e “A”, que consistiam em linhas triplas. Na base de cada distintivo havia um meio branco fino, cercado em ambos os lados por listras pretas em negrito. “D” e “A” fundiram contornos laterais, enquanto “F” e “D” foram completamente fundidos e formaram uma figura sólida de forma abstrata.
2016 – presente
O logotipo, desenhado em 2016, tem duas partes: um monograma e uma marca nominativa. Além disso, a inscrição está sempre localizada à direita da figura. A abreviatura “FDA” ocupa a metade superior do retângulo vertical azul. Este elemento foi criado usando uma grade modular 6/5 para alcançar a harmonia geométrica e permitir o redimensionamento sem quebrar as proporções.
O texto contém o nome completo da organização: “U. S. ADMINISTRAÇÃO DE ALIMENTOS E DROGAS” em maiúsculas. Todas as palavras, exceto a última, estão escritas em negrito e estão na primeira linha. “ADMINISTRAÇÃO” ocupa a segunda linha e consiste em letras sem serifa finas e de baixo contraste.
Fonte e cores do logotipo
Às vezes, um ícone com uma abreviação pode ser usado separadamente da inscrição. Ela é estilizada como uma célula da mesa Mendeleev, pois foi ela quem se tornou a inspiração para o novo design. De acordo com o conceito moderno, a agência se identifica com um elemento da tabela periódica, pois sua influência se estende a um grande número de produtos que são encontrados em todas as áreas da vida das pessoas. A identidade visual do FDA é baseada nos “blocos” da tabela.
O mesmo logotipo pode ser combinado com os nomes de diferentes departamentos para unificar a estrutura da organização. Isso é o que faltava à Food and Drug Administration até 2016. O sistema gráfico universal salvou a produção de materiais de comunicação, porque eles não precisam mais ser criados do zero.
De acordo com o guia de estilo, a fonte principal da agência é a Din FF, uma sans serif não contrastante com várias opções de fonte. O logotipo da FDA apresenta duas versões de fonte: negrito (para a palavra “US FOOD & DRUG”) e fino (para a palavra “ADMINISTRAÇÃO”). Todas as letras devem estar em maiúsculas.
Quanto ao esquema de cores, é preferida uma combinação de FDA White (#FFF) e FDA Blue (#007CBA). O monograma é pintado em branco, e o retângulo e o nome da organização estão em azul. Em um fundo preto, as cores são invertidas. Se o espaço ao redor for branco, o rótulo e o retângulo podem ser pretos (#2E2925), e o tom de azul da marca é usado para a abreviação.