XO é uma gravadora canadense criada por um grupo musical de três membros. Em particular, inclui o performer The Weeknd, seu empresário Amir “Cash” Esmailian e o diretor criativo La Mar Taylor. O CEO do estúdio é Wassim “Sal” Slaiby. Opera desde 2012 como subsidiária da corporação internacional Universal Music Group e é distribuída pela Republic Records. Suas bandas atuais são Black Atlass, Nav, Belly, The Weeknd. A agência também tem seis projetos que integraram a lista dos melhores da Billboard 200 (e as duas últimas vezes foram no primeiro semestre de 2020).
Significado e história
Essa estrutura está maximamente ligada à música, pois surgiu por iniciativa do compositor e intérprete canadense The Weeknd. Sua primeira prioridade era lançar três mixtapes. O evento remonta a 2011, quando os lançamentos de Echoes of Silence, Thursday e House of Balloons fizeram com que quem estivesse ao seu redor prestasse atenção no cantor e ampliasse seu perfil. Eles também ajudaram a promover o XO por meio de apresentações ao vivo e links da Internet. Projetos publicitários com diversos pontos de venda também contribuíram para a popularização.
Mas o estúdio experimentou uma verdadeira transição para o mundo da gravação em 2012, quando assinou um acordo com a Republic Records. Como resultado, ela se tornou sua empresa-mãe, bem como produtora e distribuidora de qualquer música. Em 2015, a XO fechou contrato com a Belly e Derek Wise, e um ano depois com a Nav. Em 2018, apareceu o Black Atlass. Depois que a marca se tornou uma subsidiária, ela apresentou sete projetos de vários artistas. O estúdio também fechou contrato com a 88Glam, que saiu após o lançamento da mixtape de mesmo nome.
Todo esse tempo, a logomarca do estúdio musical tem acompanhado cada novo trabalho. É tão minimalista que realmente embeleza, permitindo que os cantores se destaquem. Um símbolo individual é apresentado em duas formas – principalmente e negativo. Além disso, “negativo”, neste caso, não significa “ruim” ou “negativo”. Este é apenas um negativo – como no filme fotográfico, onde lugares escuros são vistos como claros, e claros – ao contrário, escuros.
Existem apenas duas letras “X” e “O” no logotipo da gravadora. Ambas são letras maiúsculas, escritas como giz em um quadro negro e executadas de maneira casual. Em geral, o nome em sua aparência lembra uma fórmula química – neste caso, uma alegoria para a fórmula da música. Isso é evidenciado por um coração em miniatura localizado no topo entre dois símbolos. Tem dupla função. O primeiro substitui o apóstrofo ao escrever conceitos ou nomes abreviados. O segundo – denota valência, como nas fórmulas clássicas.
Existem duas versões do logotipo: com fundo branco e preto. Assim, as inscrições nelas são como em negativo de foto, ou seja, letras claras no escuro e, inversamente, escuro no claro. Essa técnica é chamada de inversão.
Fonte e cores do logotipo
É composto por três elementos: duas letras e um coração. Os sinais são executados de forma abrangente e descuidada, como se escritos às pressas com uma lousa no quadro negro ou em papel poroso, como evidenciam as bordas desiguais. Eles são vagos e de aparência áspera. Nesse caso, o “X” parece uma cruz, que às vezes é substituído por uma marca de seleção para indicar algo. E o “O” parece um zero porque é estreito, enquanto a letra padrão tem uma forma redonda. O coração do meio é muito pequeno e denota disposição, carinho, amor.
Se considerarmos duas letras maiúsculas como texto, então pode-se notar que elas são escritas em uma fonte individual, que não possui análogos. A paleta de cores é simples: é monocromática e consiste em uma combinação de preto e branco.